Com vergonha de ser dona de casa? Motivos pra deixar a vergonha de lado, encontrar encorajamento e saber responder à quem pedir explicações.



Com vergonha de ser dona de casa!
Motivos pra deixar a vergonha de lado, encontrar encorajamento e saber responder à quem pedir explicações.

“...administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência.”
1 Timóteo 5:14


“...as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.”
Tito 2:4-5


“Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.”
1 Pedro 3:15


Eu sinto vergonha de ser dona de casa! Pronto, falei! Não é sempre, mas vez por outra rola o sentimento.

Quando você tem que responder a um famigerado cadastro de loja: - senhora, qual a sua profissão? Não tem jeito... passa milhões de alternativas na sua cabeça, mas o jeito é forçar um sorriso amarelo e tentar responder o mais baixo possível para que ninguém mais possa escutar um tímido ‘dona de casa’. E quando você dá de cara com aquela sua colega dos tempos de colégio que te pergunta o que você anda fazendo da vida? Dá aquela vontade imensa de sumir do planeta pelos próximos 50 anos.

Se você é uma pobre ‘em apuros’ como eu, já deve ter se sentido assim também.
Se não, por favor, não me culpe e nem pense mal de mim, é uma fraqueza que ainda carrego. Eu creio pelo conhecimento das Escrituras que não deveria me sentir assim, mas acho que a educação e cultura de uma vida toda, voltada pra fazer de mim uma profissional, inculcando na minha cabeça que uma mulher bem sucedida é uma mulher que tem uma bela carreira profissional, deixou em mim esse sentimento estranho.

As bases bíblicas são muitas para mostrar a sublimidade do ministério da mulher no lar (1 Timóteo 5:14 , Tito 2:4-5), mas a nossa educação e a nossa cultura deixou um ranço difícil de tirar. Mesmo em lares cristãos somos educadas e orientadas para a vida profissional e desestimuladas à honrar e valorizar o trabalho doméstico. Se sabemos pela fé que o melhor é dedicar-se à família, por outro lado resta uma auto cobrança, um sentimento de que não se está fazendo o melhor. E se isso não bastasse, somos vistas como loucas, alienígenas, também pelos outros. Se explicar essa escolha para os de dentro da família e da igreja já tem sido difícil, imagine então tentar explicar para os de fora, que não compartilham de nossa mesma fé. Sem falar na imagem totalmente equivocada que muitos tem sobre o ser dona-de-casa (Leia o artigo - "O que não significa ser dona-de-casa. Mais respeito, por favor!")

Esse sentimento, essa vergonha, muitas vezes me deixou sem palavras quando arguida ou criticada pela minha opção de não me dedicar mais à minha carreira e me dedicar ao meu lar e às minhas filhas pequenas. Não pretendo aqui entrar na questão ‘trabalhar fora’ x ‘dona de casa em tempo integral’ ou sobre quem é melhor. Sou solidária e entendo que para muitas não há outra opção (pretendo escrever outro artigo sobre isso). Meu desejo é ajudar aquelas que, assim como eu, sofrem pressão por terem tomado a decisão de largar tudo pra ficar em casa.

A Bíblia fala que devemos sempre estar prontas para dar resposta a todos que pedirem razão da nossa fé. Por esta razão, como forma de fortalecer minhas convicções e de estar preparada para responder, elaborei algumas boas respostas (mansas, bíblicas e definitivas) pra darmos a quem vier estranhar nossa condição. Repeti-las vai fazer bem até a nós mesmas!

A pergunta sempre é:
Você? Tão linda, tão talentosa, tão inteligente, tão capaz... como tem coragem de ser só dona de casa?

Aqui vão algumas respostas (lembrando: mansas, bíblicas e definitivas. Nada de arrogância ou ignorância, hein?!):

Resposta 1
-...é porque tudo tem seu tempo na vida da mulher – o meu tempo agora é de curtir e cuidar do meu lar e da minha família e eu vou aproveitar!

Eclesiastes 3:1 - Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu.

Resposta 2
- Ter uma carreira é muito legal, mas eu não perderia a infância das minhas filhas por nada nesse mundo!

Deuteronômio 6:6-7 - Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

Resposta 3
- Estou em casa porque eu sou a responsável diante de Deus pelo cuidado e educação dos meus filhos... não tenho como e nem coragem de delegar isso a terceiros.

Resposta 4
- Sou dona-de-casa porque existem coisas que só EU posso fazer em casa, e eu só posso fazê-las se estiver em casa.

1 Timóteo 5:14 - administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência.

Resposta 5
- Estou em casa porque encaro meu lar como um importante ministério dado por Deus a mim que deve ser encarado com zelo.

Resposta 6
- Eu resolvi ficar em casa porque eu creio que preciso dedicar o melhor do meu tempo e das minhas energias para o que é mais importante pra mim – minha família e meu lar.

Tito 2:4-5 - mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

Resposta 7
- Decidi estar em casa porque Deus me criou como auxiliadora do meu marido e agora ele precisa de mim lá.

Gênesis 2:18 - Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".

Resposta 8
- Oportunidades profissionais vão e vem. A infância dos meus filhos só passa uma vez.

Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. 1 Pedro 3:15

Um abraço de quem precisa ter mais convicção de que ficar em casa com minhas filhas é a coisa mais importante que eu posso fazer nesse momento.
Renata Veras

You Might Also Like

20 comentários

  1. MARAVILHOSO TEXTO!Este é o propósito principal para a vida das mulheres!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Apesar das incessantes tentativas de nos fazer pensar diferente!

      Excluir
  2. Muito bom é bem isso mesmo ,nem um sucesso profissional vale o fracasso de um lar
    Tudo tem seu tempo temos que cuidar principalmente do nosso lar pra Depois querer cuidar do mundo.
    Att.Jessica Martins
    Líder e evangelista de Mulheres

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo este texto,e ótimas suas colocações
    Nem um sucesso profissional vale o fracasso de um lar
    Um assunto muito e relevante nos dias de hoje
    Parabéns
    Att.Jessica Martins
    Evangelista e líder de Mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, é verdade! Deus nos ajude a ter sempre a perspectiva correta sobre nosso valor e ministério.
      Deus abençoe sua vida.
      Abraço carinhoso, Renata Veras

      Excluir
  4. Amo esse texto! Leio e releio quantas vezes forem necessárias, tudo isso pra não esquecer o propósito pelo qual Deus me criou MULHER. Muito edificante!��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kassia, fico tão feliz em ler suas palavras... Deus seja louvado!
      Deus nos fortaleza com amor e convicção por nosso ministério maravilhoso e mãe e dona de casa.
      Beijo grande, Renata Veras

      Excluir
  5. Renata eu nao sei se vc entende a lingua espanhola ou o castellano.. Em todo caso, acredito que esse ministerio que eu vou indicar o site sera de graaaaandeee ajuda para voce. Caso fale ingles tambem tem a pagina em ingles.
    www.avivanuestroscorazones.com
    www.reviveourhearts.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dileni! O Revive our Hearts é um ministério maravilhoso! Conheço sim! Gosto muito dos escritos da Nancy. É um ministério que é uma verdadeira benção para nós mulheres! Muuuuito obrigada pela dica mesmo assim! COntinue por aqui, a casa é sua.
      Um abraço carinhoso,
      Renata.

      Excluir
  6. amei suas palavras, as vezes me sinto para baixo por estar em casa cuidando do meu esposo e filho ao invés de estar trabalhando, mas creio que esse é o meu tempo de me dedicar a minha família.
    eu ouvi uma pessoa disser que não somos apenas donas de casa
    e sim Administradoras do Lar

    ResponderExcluir
  7. Texto tão lindo que dá vontade de chorar. Eu sei bem o que é isso... As vezes é difícil aceitar o projeto de Deus para nós mulheres. Eu estou passando por um processo de aceitação também, ainda não tenho filhos, mas sei o quanto é difícil as pessoas ao nosso redor aceitarem o fato de sermos donas de casa. Eu sou de Fortaleza também, se pudesse ter uma oportunidade de nos reunir pra conversarmos e testemunharmos do que Deus fez na nossa vida, seria muito bom. Sobretudo, Parabéns! Peço a Deus que te conceda mais graça pra continuar ajudando outras mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdd eu passo por isso é muito ruim, eu sempre trabalhei mas sempre quis ser dona de casa porque amo cuida do lar e da família mais sou muito criticada por todos

      Excluir
  8. Que palavras abençoadas! Preciso muito de sabedoria, de entendimento, de encorajamento. Nós, mulheres cristãs, sabemos da verdade bíblica. O problema, como o seu texto diz,é que mesmo no meio cristão essa verdade está sendo posta de lado. Eu me casarei em 3 dias e ainda estou me cobrando quanto a isso. Quero ter tempo para o lar e esposo, mas a única coisa em que consigo pensar é que todos me reprovarão. Que Deus possa nos orientar! Abraços e bênçãos a você e sua família! Jéssica

    ResponderExcluir
  9. Texto muito interessante! Admito que é um tema bastante delicado para mim. Tenho pavor, pânico em responder que sou "dona de casa". Na verdade, pior que sentir vergonha de ser dona de casa, é a vergonha que sinto de ser casada com um cara como o meu marido; muquirana. Morro de vergonha de sair com o meu marido!!! E isso foi a motivação que tive para sair de casa, estudar e me tornar advogada, além de casada, mãe e administradora da minha casa. Não tenho empregada, mas preparei todos para as tarefas domésticas. Ficar 100% em casa mexe com a minha autoestima e com grande tendência à depressão. Sendo assim, minha sugestão é: se pretende ser dona de casa (cristã ou não), não se case com um homem mesquinho. Abraço lindas e guerreiras!

    ResponderExcluir
  10. Olá... Em 2020 em meio a tudo o que está acontecendo e um turbilhão dentro de mim e vejo esse poste. Obrigada minha irmã, obrigada por esse acredito que desabafo... Deus falou ao meu coração. 8 anos de casada 1 filha de 2 anos, formação emprego tudo encaminhado e aiiii??? O que fazer???Marido pede para não voltar ao mercado de trabalho, a familia cobra que volte e tudo em volta pede para voltar... Mais meu lar??? E minha filha, educaçao? Meu esposo?? Aiii papai cuida que eu veja isso... Deus lhe abençoe e vamos viver o que o pai tem para nós e nossa família. Meu muito obrigada÷

    ResponderExcluir
  11. Eu já tive vergonha de dizer dona de casa ,do lar ,refletia como alguém sem instrução,diante de tantas mulheres profissionais com carreiras, mas um dia vi e enxerguei o quanto muitas mulheres queria ser do lar ,donas de casa e não podia , o quanto muitas mulheres perderam momentos únicos com filhos , vi mulheres me dizendo que eu era previligiada de não precisar trabalhar fora, hoje tenho outra perpesquitiva de ser dona de casa , amo ficar em casa e cuidar do lar , agradeço a Deus por acompanhar e participar de todas as fazes de meus filhos , hoje já jovens, hoje ajudo outras mulheres nesta tarefa difícil, mas recompensadora, hoje digo com satisfação sou dona de casa ,não foi fácil me encontrar nesta identidade, mas Deus me ajudou e trabalhou em mim e hoje sou grata a ele 🙌.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por conseguir por em palavras o que sentimos.
    A pressão da sociedade é enorme!
    Mas sempre me pergunto se pudesse voltar atrás escolheria ficar?
    Sim,faria tudo de novo mas com mais atenção.
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Amém, me sinto assim muitas vezes envergonhada por não ter uma profissão gora de casa, e meu único filho já está crescendo e fico me cobrando ainda mais por isso, seu artigo foi maravilhoso, embora agente saiba da importância do lar e de cuidar da família, a cobrança da sociedade é enorme e até a igreja tem cobrado isso de nós, é o tal do empoderamento

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blog Archive