Dia da Sogra e noras que são como filhas - Reflexão em Rute 4:15



Dia da Sogra e noras que são como filhas - Reflexão em Rute 4:15

“...sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! "
Rute 4:15


“E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim.”
Lucas 6:33


Deixando de lado todas as piadinhas que são quase inevitáveis nesse dia, gostaria de compartilhar com vocês um texto que sempre me vem à mente quando penso no meu relacionamento com a minha sogra.

A passagem a que me refiro é a que descreve o relacionamento entre Rute e Noemi, já no final do livro em Rute 4:14,15, quando as mulheres declaram que Rute, sua nora, é, para ela, melhor do que sete filhos.

"As mulheres disseram a Noemi: "Louvado seja o Senhor, que hoje não a deixou sem resgatador! Que o seu nome seja celebrado em Israel!
O menino lhe dará nova vida e a sustentará na velhice, pois é filho da sua nora, que a ama e que lhe é melhor do que sete filhos! "


Através desse texto, a despeito do comportamento das nossas sogras com relação à nós, somos desafiadas a cuidar bem do nosso comportamento com relação a elas. Eu creio que isso deve nortear bem as nossas atitudes - cuidar para sermos aquilo que Deus espera de nós a despeito do que os outros são para conosco.

Será que somos como filhas para nossas sogras? Será que elas poderiam dizer que somos melhores para elas do que sete filhos? Será que cuidamos, amamos e preenchemos alguns vazios de seus corações através do nosso relacionamento para com elas?

Posso dizer que sou abençoada pela sogra que tenho, mas também sei que muitas mulheres precisam lidar com sogras de temperamentos difíceis. E partindo do princípio de que é impossível mudar o comportamento de outra pessoa, sugiro que você cuide do seu comportamento, aproveitando a oportunidade desse relacionamento para exercitar aquele amor ensinado nas Escrituras, que é capaz de dar a sua vida pelos seus inimigos.

Eu não sei como é seu relacionamento com sua sogra, mas seja como for, as Escrituras tem algo a nos ensinar: Se for um relacionamento realmente difícil, veja o que diz Lucas 6:27-36

"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.
Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica.
Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva.
Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles.
"Que mérito vocês terão, se amarem aos que os amam? Até os ‘pecadores’ amam aos que os amam.
E que mérito terão, se fizerem o bem àqueles que são bons para com vocês? Até os ‘pecadores’ agem assim.
E que mérito terão, se emprestarem a pessoas de quem esperam devolução? Até os ‘pecadores’ emprestam a ‘pecadores’, esperando receber devolução integral.
Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso".


Que possamos demonstrar o amor de filhas para as mães daqueles a quem o Senhor nos deu como maridos, para aquelas que nos deram nosso grande amor.
Um abraço, Renata Veras.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Blog Archive