Mulheres que falam demais - Bons motivos para domar a língua. Parte 2



O domínio da língua é uma das marcas mais claras de uma mulher sábia, íntegra, santa, madura espiritualmente

As nossas palavras e a maneira como usamos a nossa língua é uma clara evidência de como estamos espiritualmente.

Segundo às Escrituras, controlar o que falamos é um bom caminho para controlar todo o resto de nossa vida. O caminho para a perfeição passa primeiro pelo controle de nossas palavras. Se conseguirmos controlá-las, conseguiremos controlar todo o resto.

Alguém que não falha ao abrir a sua boca tem total controle de sua vida.

“Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.” Tiago 3:2

Uma simples palavra pode parecer nada, mas é capaz de construir ou destruir quase tudo, inclusive nossa vida. A língua é um órgão tão pequeno, mas responsável por tanta coisa.

“Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas.” Tiago 3:5

"É capaz de contaminar a pessoa por inteiro e destruir o curso de uma vida. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno." Tiago 3:6

Controlar as palavras é guardar a vida de problemas e complicações. Quem não as controla cai em muitas armadilhas e acaba se arruinando.

“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando.” Provérbios 13:3

No livro de Tiago encontramos também duas ilustrações que nos mostram o poder e a influência da língua sobre toda nossa vida e a consequente necessidade de a colocarmos como foco diário de nossa atenção

Língua como freio:
Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo. Tiago 3:3

O freio no cavalo o distingue de um animal selvagem. Mostra que ele é treinado, domesticado e não selvagem e descontrolado. Aquele que cuida de suas palavras é igualmente distinto de alguém bruto, ignorante, selvagem e descontrolado. Controlar a boca significa controlar sua força, seu rumo, seu propósito.

Língua como leme:
Controlar bem nossas palavras, mesmo a menor delas, nos ajuda a enfrentar as maiores situações, a nos colocar na direção certa, a evitar tormentas, nos faz desviar de obstáculos. “Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto”Tiago 3:4

Uma pessoa que não controla sua língua é como um barco sem leme, à deriva, sem direção nem propósito, vagando ao sabor do vento. Controlar algo tão pequeno como língua pode determinar o curso de nossa vida.

Como dito anteriormente, as nossas palavras e a maneira como usamos a nossa língua é uma clara evidência de como estamos espiritualmente. Ela denuncia se somos controladas pelo Espírito Santo ou se somos descontroladamente guiadas por nossa carnalidade.

Uma mulher sábia sabe da necessidade urgente de cuidar diariamente de suas palavras como aspecto fundamental na busca pela maturidade espiritual e santificação.

Do fruto de sua boca o homem se beneficia, e o trabalho de suas mãos será recompensado. Provérbios 12:14

A conversa do insensato traz a vara para as suas costas, mas os lábios dos sábios os protegem.Provérbios 14:3

Um abraço carinhoso,
Renata Veras

Clique nos links para ir direto aos outros textos da série Palavras:

Você não sabe do que sua boca é capaz!

Mulheres que falam demais - Bons motivos para domar a língua parte 1

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Blog Archive