Com vergonha de ser dona de casa? Motivos pra deixar a vergonha de lado, encontrar encorajamento e saber responder à quem pedir explicações.



Com vergonha de ser dona de casa!
Motivos pra deixar a vergonha de lado, encontrar encorajamento e saber responder à quem pedir explicações.

“...administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência.”
1 Timóteo 5:14


“...as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.”
Tito 2:4-5


“Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.”
1 Pedro 3:15


Eu sinto vergonha de ser dona de casa! Pronto, falei! Não é sempre, mas vez por outra rola o sentimento.

Quando você tem que responder a um famigerado cadastro de loja: - senhora, qual a sua profissão? Não tem jeito... passa milhões de alternativas na sua cabeça, mas o jeito é forçar um sorriso amarelo e tentar responder o mais baixo possível para que ninguém mais possa escutar um tímido ‘dona de casa’. E quando você dá de cara com aquela sua colega dos tempos de colégio que te pergunta o que você anda fazendo da vida? Dá aquela vontade imensa de sumir do planeta pelos próximos 50 anos.

Se você é uma pobre ‘em apuros’ como eu, já deve ter se sentido assim também.
Se não, por favor, não me culpe e nem pense mal de mim, é uma fraqueza que ainda carrego. Eu creio pelo conhecimento das Escrituras que não deveria me sentir assim, mas acho que a educação e cultura de uma vida toda, voltada pra fazer de mim uma profissional, inculcando na minha cabeça que uma mulher bem sucedida é uma mulher que tem uma bela carreira profissional, deixou em mim esse sentimento estranho.

As bases bíblicas são muitas para mostrar a sublimidade do ministério da mulher no lar (1 Timóteo 5:14 , Tito 2:4-5), mas a nossa educação e a nossa cultura deixou um ranço difícil de tirar. Mesmo em lares cristãos somos educadas e orientadas para a vida profissional e desestimuladas à honrar e valorizar o trabalho doméstico. Se sabemos pela fé que o melhor é dedicar-se à família, por outro lado resta uma auto cobrança, um sentimento de que não se está fazendo o melhor. E se isso não bastasse, somos vistas como loucas, alienígenas, também pelos outros. Se explicar essa escolha para os de dentro da família e da igreja já tem sido difícil, imagine então tentar explicar para os de fora, que não compartilham de nossa mesma fé. Sem falar na imagem totalmente equivocada que muitos tem sobre o ser dona-de-casa (Leia o artigo - "O que não significa ser dona-de-casa. Mais respeito, por favor!")

Esse sentimento, essa vergonha, muitas vezes me deixou sem palavras quando arguida ou criticada pela minha opção de não me dedicar mais à minha carreira e me dedicar ao meu lar e às minhas filhas pequenas. Não pretendo aqui entrar na questão ‘trabalhar fora’ x ‘dona de casa em tempo integral’ ou sobre quem é melhor. Sou solidária e entendo que para muitas não há outra opção (pretendo escrever outro artigo sobre isso). Meu desejo é ajudar aquelas que, assim como eu, sofrem pressão por terem tomado a decisão de largar tudo pra ficar em casa.

A Bíblia fala que devemos sempre estar prontas para dar resposta a todos que pedirem razão da nossa fé. Por esta razão, como forma de fortalecer minhas convicções e de estar preparada para responder, elaborei algumas boas respostas (mansas, bíblicas e definitivas) pra darmos a quem vier estranhar nossa condição. Repeti-las vai fazer bem até a nós mesmas!

A pergunta sempre é:
Você? Tão linda, tão talentosa, tão inteligente, tão capaz... como tem coragem de ser só dona de casa?

Aqui vão algumas respostas (lembrando: mansas, bíblicas e definitivas. Nada de arrogância ou ignorância, hein?!):

Resposta 1
-...é porque tudo tem seu tempo na vida da mulher – o meu tempo agora é de curtir e cuidar do meu lar e da minha família e eu vou aproveitar!

Eclesiastes 3:1 - Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu.

Resposta 2
- Ter uma carreira é muito legal, mas eu não perderia a infância das minhas filhas por nada nesse mundo!

Deuteronômio 6:6-7 - Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

Resposta 3
- Estou em casa porque eu sou a responsável diante de Deus pelo cuidado e educação dos meus filhos... não tenho como e nem coragem de delegar isso a terceiros.

Resposta 4
- Sou dona-de-casa porque existem coisas que só EU posso fazer em casa, e eu só posso fazê-las se estiver em casa.

1 Timóteo 5:14 - administrem suas casas e não dêem ao inimigo nenhum motivo para maledicência.

Resposta 5
- Estou em casa porque encaro meu lar como um importante ministério dado por Deus a mim que deve ser encarado com zelo.

Resposta 6
- Eu resolvi ficar em casa porque eu creio que preciso dedicar o melhor do meu tempo e das minhas energias para o que é mais importante pra mim – minha família e meu lar.

Tito 2:4-5 - mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, e a serem bondosas e sujeitas a seus próprios maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.

Resposta 7
- Decidi estar em casa porque Deus me criou como auxiliadora do meu marido e agora ele precisa de mim lá.

Gênesis 2:18 - Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".

Resposta 8
- Oportunidades profissionais vão e vem. A infância dos meus filhos só passa uma vez.

Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. 1 Pedro 3:15

Um abraço de quem precisa ter mais convicção de que ficar em casa com minhas filhas é a coisa mais importante que eu posso fazer nesse momento.
Renata Veras

You Might Also Like

12 comentários

  1. Respostas
    1. Amém, Ligia!! Nossa vocação feminina é linda!!!

      Excluir
  2. MARAVILHOSO TEXTO!Este é o propósito principal para a vida das mulheres!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Apesar das incessantes tentativas de nos fazer pensar diferente!

      Excluir
  3. Muito bom é bem isso mesmo ,nem um sucesso profissional vale o fracasso de um lar
    Tudo tem seu tempo temos que cuidar principalmente do nosso lar pra Depois querer cuidar do mundo.
    Att.Jessica Martins
    Líder e evangelista de Mulheres

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo este texto,e ótimas suas colocações
    Nem um sucesso profissional vale o fracasso de um lar
    Um assunto muito e relevante nos dias de hoje
    Parabéns
    Att.Jessica Martins
    Evangelista e líder de Mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica, é verdade! Deus nos ajude a ter sempre a perspectiva correta sobre nosso valor e ministério.
      Deus abençoe sua vida.
      Abraço carinhoso, Renata Veras

      Excluir
  5. Amo esse texto! Leio e releio quantas vezes forem necessárias, tudo isso pra não esquecer o propósito pelo qual Deus me criou MULHER. Muito edificante!��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kassia, fico tão feliz em ler suas palavras... Deus seja louvado!
      Deus nos fortaleza com amor e convicção por nosso ministério maravilhoso e mãe e dona de casa.
      Beijo grande, Renata Veras

      Excluir
  6. Renata eu nao sei se vc entende a lingua espanhola ou o castellano.. Em todo caso, acredito que esse ministerio que eu vou indicar o site sera de graaaaandeee ajuda para voce. Caso fale ingles tambem tem a pagina em ingles.
    www.avivanuestroscorazones.com
    www.reviveourhearts.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dileni! O Revive our Hearts é um ministério maravilhoso! Conheço sim! Gosto muito dos escritos da Nancy. É um ministério que é uma verdadeira benção para nós mulheres! Muuuuito obrigada pela dica mesmo assim! COntinue por aqui, a casa é sua.
      Um abraço carinhoso,
      Renata.

      Excluir
  7. amei suas palavras, as vezes me sinto para baixo por estar em casa cuidando do meu esposo e filho ao invés de estar trabalhando, mas creio que esse é o meu tempo de me dedicar a minha família.
    eu ouvi uma pessoa disser que não somos apenas donas de casa
    e sim Administradoras do Lar

    ResponderExcluir

Popular Posts