50 maneiras de provocar seu filho à ira - Reflexão em Efésios 6:1-4



"Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor."
Efésios 6:1-4


Há um versículo que todo pai sabe muito bem e faz questão de desde cedo ensiná-lo a seus filhos – “Filhos, obedeceis a vossos pais no Senhor, pois isto é justo”. Confesso que esse foi um dos primeiros versículos que minha filha mais nova memorizou, ainda com três anos. E quantas vezes em inúmeras situações a fiz recitá-lo como forma de recordá-la da ordem de Deus e lembrá-la de que deveria obedecer-me.

Cobramos muito de nossos filhos o dever de nos obedecerem e isso está correto. Como pais, temos diante de Deus a responsabilidade de instruir nossos filhos no caminho em que devem andar e de ensiná-los a nos obedecer e principalmente a obedecerem a Deus. Esse ensino é importante porque os nossos próprios filhos terão um dia que prestar contas a Deus por sua obediência. Quero, entretanto, chamar nossa atenção para outro mandamento contido nesse mesmo texto e que diz respeito apenas a nós mesmos – o mandamento de não provocar os nossos filhos a ira.

Minha filha sabe bem e sempre é lembrada da sua responsabilidade! Por outro lado, confesso que pouquíssimas vezes recitei para mim mesma o versículo seguinte “Pais não provoqueis vossos filhos à ira” quando se fez necessário recordar tal ordem do Senhor a mim. Pouquíssimas vezes parei para meditar e refletir sobre de que formas eu mesma poderia estar pecando ao desobedecer a ordem explícita de não provocá-la, irá-la, desanimá-la.

Existem pelo menos dois textos que trazem de forma explícita o mandamento para cuidarmos bem da forma como tratamos os nossos filhos, são eles Efésios 6:4 e Colossenses 3:21. Antes de entrarmos na lista das formas práticas como provocamos nossos filhos à ira, vale à pena nos debruçarmos, mesmo que rapidamente, no ensino bíblico contido nesses dois textos.

Efésios 6:4 - “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.“ A palavra grega usada no texto para ‘provocar’ traz consigo o mesmo significado de irritar, atormentar, enfurecer. O texto bíblico nos adverte para o fato de que podemos, com nossas palavras ou ações, provocar nossos filhos de tal maneira a ponto deles se tornarem atormentados, irritadiços e enfurecidos.

Colossenses 3:21 - “Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem.” Paulo chama a atenção para o fato de que como pais devemos cuidar para não irritarmos nossos filhos sob pena de desanimá-los. A palavra usada para ‘desanimar’ tem o sentido de exasperar, provocar ressentimento, mágoa. Isso significa que o tratamento errado dispensado a nossos filhos tem efeitos devastadores. Eles podem se sentir desanimados a viver, a se relacionar, a obedecer e honrar aos pais e até mesmo a obedecer e honrar a Deus. E se não pudesse ficar ainda pior, podem se tornar pessoas ressentidas, magoadas, amarguradas, retraídas, inseguras.

Não observar tal instrução e não cuidar da forma como nos relacionamos com nossos filhos pode trazer prejuízos incalculáveis para nossas vidas e nossas famílias. Primeiramente porque estamos desobedecendo um claro mandamento de Deus. E em segundo lugar porque, com isso, estamos levando nossos filhos a pecar. E quão grande juízo aguarda aqueles que fazem algum dos pequeninos tropeçar.

Seguem 50 maneiras práticas de como podemos provocar nossos filhos à ira, irritando-os e desanimando-os. Leia e procure se autoavaliar como pai ou mãe. Certamente cada um de nós já caiu ou cai constantemente em algum desses erros. É tempo de confessar o pecado, receber o perdão de Cristo e iniciar um processo de abandono de comportamentos pecaminosos e prejudiciais com a poderosa ajuda do Espírito Santo.

Provocamos nosso filho à ira...

1.Quando criticamos frequentemente e excessivamente
2.Quando humilhamos nossos filhos verbalmente
3.Quando usamos palavras ofensivas para repreender
4.Quando fazemos uso de linguagem explosiva e grosseira
5.Quando fazemos uso de linguagem censurável, imoral diante de e com nossos filho
6.Quando usando palavras pejorativas, depreciativas para com eles
7.Quando usando palavras violentas e ameaças verbais
8.Quando agindo com favoritismo
9.Quando preferimos mais um filho que outro
10.Quando comparamos nosso filho pejorativamente com outras pessoas
11.Quando criticamos nosso filho publicamente
12.Quando rimos deles quando dizem coisas inocentes ou imaturas
13.Quando fazemos comentários negativos sobre seu comportamento constantemente
14.Quando fazemos pouco das suas capacidades
15.Quando expomos coisas vergonhosas de nosso filho publicamente
16.Quando quebramos a confiança do seu filho
17.Quando desprezamos nosso filho diante de outros
18.Quando vivemos uma vida incoerente com o que você exige de nosso filho
19.Quando estabelecemos metas elevadas demais para eles alcançarem
20.Quando nunca nos interessamos pelos seus interesses
21.Quando prometemos e não cumprimos
22.Quando superprotegemos nossos filhos
23.Quando nunca confiamos nele
24.Quando damos ordens injustas
25.Quando damos ordens irracionais
26.Quando impomos nossa autoridade sem explicar o motivo
27.Quando abusamos da nossa autoridade como pai
28.Quando impomos nossa superioridade com brutalidade
29.Quando sufocamos nossos filhos com regras demasiadas e desnecessárias
30.Quando cobramos excessivamente Somos superindulgentes
31.Quando agimos com excessiva permissividade
32.Quando estabelecemos punição e castigos desproporcionais
33.Quando disciplinamos de forma severa e cruel
34.Quando disciplinamos de maneira impulsiva
35.Quando deixamos de disciplinar
36.Quando não impomos limites
37.Quando condicionamos o amor que damos a algum comportamento
38.Quando negamos amor e carinho através de gestos e palavras
39.Quando usamos o afeto como ferramenta de chantagem
40.Quando negamos reconhecimento e elogio merecido
41.Quando nunca aprovamos e destacamos as atitudes louváveis de nosso filho
42.Quando nunca recompensamos suas atitudes positivas e suas conquistas
43.Quando tratamos nossos filhos com indiferença
44.Quando não temos tempo para seu filho
45.Quando tratamos nossos filhos como pesos ou empecilhos
46.Quando queixamo-nos do fato de termos filhos
47.Quando fazemos brincadeiras de mau gosto
48.Quando negamos a nossos filhos o que lhe é necessário para a vida
49.Quando negamos a nossos filhos educação adequada
50.Quando negamos a nossos filhos recreação apropriada e necessária

Que o Senhor nos ajude a sermos pais que educam, instruem, encorajam, incentivam e inspiram nossos filhos.

Um abraço de quem precisa da ajuda do alto para ser a mãe que Deus espera que eu seja,
Renata Veras

You Might Also Like

30 comentários

  1. Muito bom! Que o Senhor nos ajude!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom que Jesus nos ajude a ter sabedoria pra ensinar nos caminhos do Sr Deus pos hoje os adolescentes sao maravilhosos so falta eles nos ouvir mas

    ResponderExcluir
  3. Muito bom que Jesus nos ajude a ter sabedoria pra ensinar nos caminhos do Sr Deus pos hoje os adolescentes sao maravilhosos so falta eles nos ouvir mas

    ResponderExcluir
  4. Muito bom que Jesus nos ajude a ter sabedoria pra ensinar nos caminhos do Sr Deus pos hoje os adolescentes sao maravilhosos so falta eles nos ouvir mas

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela postagem... utilizarei em uma ministração para pais e filhos... Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. Muito bom.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom a argumentação.
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a exposição dos 50 itens nos quais podemos irritar os nossos filhos; Mas vejo a necessidade de acrescentar a questão do grande numero de abandono do cônjuge e o lar principalmente pelos "homens" que através de qualquer motivo deixa sua esposa, filhos e o lar - isso também não irrita os filhos, quando veem sua mãe ser abandonada pelo "pai" que deveria proteger esse lar e consequentemente os filhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, isso não tem haver com a disciplina. Independente se é pai ou mãe solteira ou casada o foco é no relacionamento entre os pais . O filho tem que saber destinguir o erro , não ficar com raiva pq isso primeiro não vai levar a nada . E fazer o filho ficar com raiva do pai ou dá mãe é um erro gravíssimo que poderá atingir toda a sua vida. Eu sei pq sou filha e isso aconteceu COMIGO! Paz

      Excluir
  9. Deus nos da o direcionamento e nos devemos de fato verificar nossos atos para que tenhamos sabedoria para coloca-los em prática, perfeitos não somos ...Mas temos a grande satisfação de termos o melhor professor do mundo Jesus .A paz de Cristo que ele se faça sempre presente de sua vida ,ser mãe é antes de tudo se doar sem distinção de cor,raça ou credo pois o amor de uma mãe pelo seu filho é imensurável.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom
    Que Deus me ajude com meus filhos
    E me de sabedoria para educalos nos caminhos do Senhor

    ResponderExcluir
  11. Excelente! Vou repassar esse texto pra minha igreja! Que Deus continue te iluminando!
    KInho Maiah - Castanhal - PA

    ResponderExcluir
  12. Mto bom, que Deus nos ajude a ter sabedoria p conduzir no crescimento dos nossos filhos

    ResponderExcluir
  13. Como é dolorido ler tudo isso. Sofri cada um dos itens enumerados por aqueles que deveriam me proteger e me ensinar, meu pai e minha mãe, duas pessoas completamente desequilibradas. Não desejo a ninguém uma vida dessa. Até hoje meu pai fala que não me espancou o suficiente e minha mãe repete desde sempre que deveria ter me abortado. Eles se dizem cristãos. Fica de alerta para quem ler meu comentário: nunca diga essas coisas a um filho porque é muito difícil superar que os pais não gostam da gente. Tomo remédios, faço terapia, rezo, agradeço a Deus por estar aqui e volta e meia os dois reaparecem na minha vida para me incomodar e repetir os mesmos abusos. Acho que isso será para sempre. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar pense como Deus te ama perdoe eles mostre que você se tornou um homem bom de coração bom devemos devolver o mal com bem ainda mais com nossos pais Pelo seu testemunho Deus pode tocar no coração deles e se arrependerem... Deu abençoe sua vida em nome de Jesus

      Excluir
  14. Amigos, estava ouvindo uma pregação que falava aos jovens e de repente começou a dizer de honrar país e NADA de falar de pais que irritam filhos fazendo -OS a desanimar no amor. Aí, parei de ouvir pois pensei: está sem equilíbrio, está autoritário e sem amor! Então fui na internet e vi que não estou sozinho nesta. Estou me melhorando como pai, errei MUITO também e filho fica numa sinuca de bico em ter que honrar pais que não se honram.

    Abr do amigo David

    ResponderExcluir
  15. Amigos, estava ouvindo uma pregação que falava aos jovens e de repente começou a dizer de honrar país e NADA de falar de pais que irritam filhos fazendo -OS a desanimar no amor. Aí, parei de ouvir pois pensei: está sem equilíbrio, está autoritário e sem amor! Então fui na internet e vi que não estou sozinho nesta. Estou me melhorando como pai, errei MUITO também e filho fica numa sinuca de bico em ter que honrar pais que não se honram.Abr do amigo David

    ResponderExcluir
  16. Glória a Deus.
    Deus seja Louvado.
    Palavra de Sabedoria do Alto.
    Que o Espírito Santo de Deus oriente a todos nós a entender a Palavra de Deus e sermos obedientes e Ele.
    Se assim fizermos seremos ótimos pais e nossos filhos seram ótimos filhos. O exemplo e ensino vem dos pais, os filhos seguem os exemplos dos pais e o Espírito Santo orienta a todos.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom que Deus nos ajude e nos dê sabedoria para criarmos e ensinar nossos filhos nos caminhos do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  18. Mensagem perfeita pra o dia das maes e dos pais .Pais aprendam a educar seus filhos porque o comportamento deles é frutos do que os pais como o trataram.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom!aprender nunca é demais !Amém.

    ResponderExcluir
  20. obgd pela postagem amados me ajudou bastante a enxergar o que normalmente fica invisível aos nossos olhos.
    Deus abencoe vcs pra que outras pessoas tambem sejam alcançadas

    ResponderExcluir
  21. Sempre me senti culpada por sentir irá com minha mãe, mas vendo esses 50 erros hoje me sinto um pouco aliviada (pq ela cometeu e comete todos). Minha irá não é pq sou uma pessoa ruim. Farei de tudo p/ ser uma mãe bem diferente da minha.

    ResponderExcluir
  22. Poxa vida ! Se cada pai ou mãe tivesse acesso a esse estudo, talvez não teríamos tantos jovens com problemas comportamentais.Precisamos a cada dia refletir sobre como temos tratado os nossos filhos e a nossa Família!!

    ResponderExcluir
  23. Aprendi muito com esses ensinamentos, porque ja errei demais com meu filho, peço força ao espirito Santo p me ajudar nessa quesito.

    ResponderExcluir
  24. Senhor faça de nós um vaso novo, e nos capacita cada vez mais segundo a tua palavra.

    ResponderExcluir
  25. Que Deus tenha misericórdia de nós mães,erramos pensando que estávamos fazendo o certo ,pai do céu esse estudo é fundamental para todos , Glória a Deus queria te-lo lido quando minha filha era pequena.

    ResponderExcluir

Popular Posts