Esposa, use bem a influência que você tem!



Como usar sua influência de maneira positiva em favor de seu marido.

Temos a capacidade de influenciar as pessoas ao nosso redor. Através de ações, atitudes ou palavras, temos este 'poder', que pode ser usado para o bem ou para o mal. Tanto podemos abençoar quanto podemos prejudicar. Podemos edificar ou destruir. Podemos fazer crescer ou fazer definhar. Isso é especialmente verdade quando pensamos no contexto familiar. No lar somos quem realmente somos, mostramos realmente nossa personalidade, sem máscaras, sem filtros. No lar explodimos com facilidade, somos bem mais impacientes, nos permitimos ser egoístas e grosseiras. E é no lar onde convivemos mais proximamente e mais intimamente com as pessoas mais importantes de nossas vidas. Sendo assim, torna-se extremamente pertinente rever nossas atitudes e avaliar de que forma temos influenciado nossos filhos e, especialmente nossos maridos.

Por esta razão gostaria de compartilhar com vocês algumas reflexões pessoais sobre 5 dicas extraídas de um texto que li recentemente sobre como a esposa pode usar bem a sua influência na vida de seu esposo. Elas nos ajudam a usar essa influência que temos de forma a abençoar os nossos maridos e, consequentemente, nossos relacionamentos, nossos filhos, nossos lar e até a nós mesmos.

1. Encoraje seu marido a ter amizades masculinas sadias!

Os homens precisam de amigos do mesmo sexo. Eles se comunicam melhor com outros homens. Deixe o ciúme de lado, isso é bom para a edificação do seu marido e não roubará o lugar que é só seu no coração dele. Encoraje (mas não force) seu marido a ter amizades sadias com outros homens casados, maduros, de bom testemunho. O tipo de amigo com quem ele se associa influenciará em muito sua atitude e sua mentalidade. Amizades sadias podem ser um bom ambiente para o desenvolvimento de uma espiritualidade saudável, para confissão de pecados, para ajuda mútua, encorajamento nas lutas e tentações, para prestação de contas com relação a pecados, para conversas francas, para crescimento espiritual.

2. Ajude-o a ser um pai melhor!

Você tem um grande poder para fazer do seu marido um pai melhor. Seu encorajamento é de grande influência em sua paternidade. Quando você mostra respeito e ativamente aceita e reforça a liderança de seu marido, seus filhos farão o mesmo. Mas se você o desrespeita, passa por cima de sua autoridade, fala mal ou faz pouco caso dele, seus filhos provavelmente também não terão muito respeito. O que tanto se fala hoje sobre 'alienação parental' pode ocorrer veladamente dentro dos lares onde os pais nem ao menos são divorciados.

3. Sonhe alto com o seu marido!

Todos os garotos crescem guardando dentro de si sonhos de glória e honra. Muitos sonhos precisam ser deixados de lado a fim de que as exigências financeiras e sociais sejam cumpridas e a família seja provida de tudo o que é preciso. Para o marido, ter uma mulher que sonha junto com ele e que encoraja seus sonhos pode preencher a necessidade masculina de correr riscos e viver aventuras que todo homem possui. Por outro lado, a mulher que ri dos sonhos do seu marido, o chama de tolo ou de infantil faz com que sua necessidade de alívio das pressões e obrigações do dia-a-dia torne-se ainda mais profunda.

4. Cuide da saúde do seu marido!

Geralmente o homem não cuida de si mesmo e raramente procurará sozinho um médico. Sem a influência de sua esposa poucos serão disciplinados o bastante para manter os exames em dia, para manter uma alimentação saudável e equilibrada, para fazer exercícios regularmente e para tirar tempos de descanso e lazer. A esposa pode influenciar seu marido dando bons exemplos, cuidando bem da alimentação e dos hábitos da família, marcando consultas e acompanhando o marido ao médico, incentivando-o a ter momentos de folga.

5. Ore com o seu marido e pelo seu marido!

A maior e melhor coisa que uma esposa pode fazer por seu marido e por seu relacionamento é orar. É também a coisa mais fácil e, paradoxalmente, a coisa mais difícil a se fazer (justamente por ser tão fácil, muitas de nós negligencia - focamos em coisas maiores e de maior visibilidade). Ore por ele todos os dias. - Ore por seu trabalho: ele precisa sentir produtivo e realizado. - Ore pelas tentações que ele enfrentará: o homem é tentado diariamente e de diversas formas. Ele precisa de sua ajuda nessa área. - Ore por sabedoria e discernimento para sua vida: a melhor parte é que quanto mais sábio seu marido se tornar, mais você e sua família usufruirão dos benefícios.

Um abraço de quem precisa da ajuda de Deus pra ser sempre uma boa influência na vida do seu marido,
Renata Veras

As dicas são uma adaptação e uma tradução livre de 'Wives, use your influence well' de Rick Johnson em http://www.todayschristianwoman.com/articles/2014/january/wives-use-your-influence-well.html?start=1

You Might Also Like

5 comentários

Popular Posts

Blog Archive