O que significa ser uma mulher sábia?





A Bíblia exalta a importância da sabedoria. Em alguns trechos ressalta a importância e a necessidade de que as mulheres sejam sábias. Provérbios 14:1 nos diz que a mulher sábia é uma benção para o seu lar, uma vez que suas atitudes e suas palavras edificam e fortalecem a sua casa. Todo o livro de Provérbios traz o contraste marcante entre o homem (ou mulher) sábio e o homem (ou mulher) tolo.

Mas enfim, o que significa ser SÁBIA? Quero compartilhar com vocês essa breve citação de Martyn Lloyd-Jones que lança luz sobre o conceito de sabedoria e sobre o que significa ser uma pessoa realmente sábia.

"Sabedoria é a faculdade de fazer uso da inteligência e do conhecimento e de relacionar estas capacidades com as coisas práticas e comuns da vida. Aí está como eu vejo a essência desta palavra. Sabedoria, é claro, é muito semelhante a julgamento, e também estamos familiarizados com a diferença entre posse de conhecimento e julgamento. Não são a mesma coisa. Há pessoas que sabem muitíssimas coisas. Tem memória maravilhosa e podem lembrar todo tipo e espécie de fatos, mas são incapazes de usá-lo para enfrentar problemas particulares. São como discos de vitrola, podem repetir informações, porém não as podem aplicar, e daí dizerem delas: 'Ah, sim, ele é muito instruído, mas incapaz de julgar; realmente lhe falta sabedoria [...] Então o que é a sabedoria? Sábio é o homem [ou a mulher] que sempre pensa. Não age baseado apenas no instinto, ou no impulso, ou no desejo. Não, ele insiste em aplicar-se ao pensamento, à razão e à meditação... ele é um homem que examina completamente cada proposição com que se defronta, ou cada situação a que é levado. É um homem que primeiramente e acima de tudo dá atenção a toda evidência... às vezes penso que o sinal distintivo do sábio é que ele sempre é um bom ouvinte... tendo examinado as evidências, ele as relaciona com os princípios fundamentais"

Você gosta de pensar e refletir? Gosta de meditar? Presta atenção ao que acontece ao seu redor? É uma boa ouvinte?

Que corramos para Deus como fonte de toda verdadeira sabedoria e assim nos tornemos mulheres sábias que fazem diferença onde quer que Deus nos coloque.

Um abraço de quem sabe que precisa e deseja ardentemente desfrutar da verdadeira sabedoria do alto,
Renata Veras

You Might Also Like

6 comentários

  1. E quando tentamos ser sabia,e não conseguimos?

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas palavras em outrora eu estava destruindo meu casamento e ficando mais machucada porque não sabia o significado de ser sabia.

    ResponderExcluir
  3. Que legal mas eu vejo que a sabedoria só se conguista mediante ao equilíbrio espiritual e mental ou psicológico.se realmente o indivíduo quiser isso

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blog Archive