Perigos virtuais e Fidelidade no casamento.




Todas nós temos um compromisso de fidelidade matrimonial firmado com nossos cônjuges, com Deus e até conosco mesmo. Não sonhamos, almejamos, planejamos, muito menos buscamos situações em que a nossa fidelidade e o nosso compromisso conjugal sejam colocados à prova (assim espero). Mas a verdade é que, durante a nossa vida de casada, situações como essas poderão nos procurar e bater à nossa porta. Uma coisa é fato e serve de alerta para todas nós: algumas das maiores intromissões de terceiros em casamentos se dão através da internet.

Digo por experiência própria: não foram uma ou duas vezes que minha fidelidade e meu caráter foram provados através da internet nos primeiros anos de casada (agora que estou perto de completar 13 anos). As primeiras vezes em que isso me aconteceu confesso que não soube reagir muito bem cortando o papo logo de cara. Em todas as vezes a graça de Deus me protegeu, ou nem estaria aqui pra contar a história.

A inexperiência e as dificuldades inerentes ao casamento podem nos deixar vulneráveis e nos fazer ter uma postura inadequada e perigosa. A carência por causa de um marido muito ocupado ou mesmo a monotonia do casamento podem nos fazer abrir a guarda um pouco demais, dar muita trela e abrir brechas que não devem ser abertas.

Pois bem, segundo a minha curta experiência, a conversa sempre segue um desenvolvimento pré-determinado antes da fundação do pecado. Primeiro o carinha fala que você continua linda (você já põe um sorriso numa metade do rosto... afinal, faz tempo que você não escuta um elogio vindo do sexo oposto – a não ser do seu pai e olhe lá!). Depois a criatura fala que nunca te esqueceu (neste ponto o sorriso já está de orelha a orelha... afinal, seu marido acabou de te esquecer no centro da cidade, saiu em disparada na sua frente e quando se lembrou já estava a 500 km de distância de você – ele na Praça do Ferreira e você ainda na Praça da Estação). Depois ele pede pra te ver. E depois... aí nem precisa ser muito esperta pra saber, né? A estratégia é sempre a mesma. É sempre assim. Parece que o inimigo não tem lá muita criatividade... e nem precisa, porque essa mesma formulazinha batida já foi e ainda é o suficiente para fazer muitos casais caírem.

De toda forma, aqui vão alguns conselhos valiosos, que podem ajudar bastante nas primeiras tentativas de ‘aproximação indevida’, evitando algumas dores de cabeça. Essas dicas estão embasadas em Provérbios capítulo 14, aquele mesmo que fala da Mulher Sábia que edifica a sua casa.


1. FUJA! Fuja de qualquer conversa mole, por mais que ela faça ‘cosquinha’ no seu ouvido e você a goste de ouvir. Por mais que você pense que é forte o suficiente. Por mais que você queira usar o clichê ‘ele é só um amigo’. Fugir - essa foi a estratégia de José... estratégia histórica, que ainda hoje é a melhor solução. A mulher sábia se DESVIA do mal, mas a tola vai em frente e quebra a cara (paráfrase minha mesmo).

Provérbios 14:12 – “Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte.”


2. Muito cuidado com a net, principalmente chats. Geralmente são nossos pontos vulneráveis. Através da tela do computador acabamos dando mais cabimento, falando mais, enfim, nos tornamos mais vulneráveis. Cuidado! Perigo à vista? Block nele!

Provérbios 14:15-16 – “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.”


3. Seja transparente! Compartilhe suas senhas de e-mail, facebook, celular... só por precaução. Aqui em casa é como se não existisse senha. Você pode tentar falar comigo no bate-papo e acabar falando com meu marido. Se alguém me mandar um e-mail romântico com cantadas ou algo do tipo também vai emocionar e tocar o coração do meu marido, que com certeza vai ver.

Provérbios 14:16 – “O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável.”


4. Seja ainda mais transparente! Um ‘abestado’ resolveu cantar você mesmo sabendo que você é casada? Mostra logo pro seu marido. Um amor do passado resolveu ressurgir das trevas e quer conversar com você? Não pense muito e conte logo pro seu marido.

Provérbios 14:1 – “A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.”


5. E o mais importante de TUDO, que foi o que me SALVOU quando não tive maturidade o suficiente para fazer logo todas essas coisas que citei acima: TEMA a Deus e esteja sempre aos pés Dele. O Senhor cuida dos seus, nos acode e nos livra de cair e de sermos envergonhados.

Provérbios 14:27 – “O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte.”



A Palavra de Deus nos diz que quem “comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói” (Provérbios 6:32). Como mulheres que querem edificar suas casas, devemos buscar a sabedoria dos conselhos divinos para todas as áreas de nossa vida. A Palavra de Deus é viva e atual, apta para nos ajudar a viver a vida ‘de hoje’ com sabedoria e discernimento, temendo a Deus e nos desviando do mal inclusive na internet.

Abraço,
Renata Veras.

Você tem alguma experiência pra contar?
Uma dica? Uma sugestão?
Compartilha com a gente aí nos comentários.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Renata, Gosto muito dos seus textos... Além de serem edificantes tem uma linguagem simples, espontânea e próxima da nossa vivência cotidiana... Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Micaella!
      Fico feliz em ler suas palavras.
      Abraço carinhoso.

      Excluir
  2. Parabéns pelo texto, me ajudou muito. Minha esposa passou por esse apuro há quatro meses. Foi difícil digerir tudo, mesmo por que minha esposa é o que podemos chamar de mulher virtuosa, guardadas as devidas proporções pela falta de experiencia. Ele se sentiu segura atrás de uma tela de celular (watzap) onde um certo cidadão da igreja com pretexto de vitima no casamento, começou a tratá-la como “amiga” e entre idas e vindas lançava alguns elogios descarados. Ela por sua vez não vigiou e por se achar dona da situação, e claro, por algumas motivações que você citou no seu texto acabou deixando ir longe demais. Graças a Deus e a sua Graça ela não cedeu, mas ele numa tentativa desesperada a cercou na rua e tentou roubar um beijo, no dia seguinte abordou ela novamente na rua e ela num ultimo suspiro de Graça como foi com Sansão disse, não, não e não. Mas já estava muito fragilizada. Dois dias depois me contou tudo, no começo foi muito difícil, até hoje penso nisso e oro. Pra ser sincero agente acha que só homem é que é tentado, e o machismo nos impede de compreender uma mulher que também é pecadora como um homem também é.
    Mas depois disso, tudo mudou, pra melhor, os frutos são evidentes. Agora somos mais íntimos, sou mais presente, carinhoso e dobramos nossa vigilância. Sei que era necessário que tudo acontecesse, estamos lendo sobre os perigos das tentações para o homem e para as mulheres, os pontos fracos, em fim, tudo melhorou.

    Ás vezes ainda me vem algumas tristezas, mas sei que estou reclamando de barriga cheia, pois minha esposa foi fiel e sempre me amou, sinto isso com muita clareza.

    Seu texto me fez ver que qualquer mulher de bem e que ame o seu esposo pode vacilar se não vigiar e acabar dando “corda”. Mulheres não resolvem as coisas de forma concreta, sempre tem emoções no meio.

    Deus te Abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blog Archive