Uma mulher encantada - Reflexão em Provérbios 11:16



UMA MULHER ENCANTADA - Uma mulher encantadora

“A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas”
Provérbios 11:16


“Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição”
Provérbios 11:22


Em Provérbios 11:16 lemos que “A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas”. Aqui temos um ensino precioso sobre como as mulheres devem preservar a sua honra, mas gostaria de chamar a sua atenção para a palavra ‘graciosa’ utilizada nesse versículo.

É interessante notar quão mais profundo é o significado que essa palavra possui. Ser uma mulher graciosa vai muito além de ser uma ‘gracinha’, ou ‘bonitinha’ (que, afinal, não é lá essas coisas todas, já que dizem que a ‘bonitinha’ é a irmã da ‘feinha’).

A palavra usada nesse texto para graça é a palavra hebraica hen. Para além de atributos físicos, ela significa encanto. Significa um encanto que vai além da aparência exterior, algo capaz de atrair a atenção. Mas claro que não se trata de nenhum encanto mágico ou místico como nos filmes de princesas! Quando Provérbios fala de uma mulher graciosa ele fala de uma mulher encantadora, atraente pela sua personalidade. Ser graciosa, então, significa ter uma personalidade atraente.

É interessante a questão do ‘chamar atenção’. A Palavra de Deus várias vezes nos ensina a respeito da discrição, inclusive no mesmo capítulo de Provérbios, no versículo 22, quando diz que “Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição”. Discrição é a característica da mulher que não quer chamar atenção para si mesma, é recato, reserva. Uma mulher bonita de verdade é discreta e não tem como alvo atrair os olhares ou chamar a atenção para si mesma.

Se por um lado a beleza da mulher está no fato dela ser discreta, de não buscar chamar atenção para si mesma, por outro a mulher verdadeiramente bela também possui esse ‘encanto’, essa graça que naturalmente atrai as pessoas à sua volta pela sua personalidade e não pelo seu modo de vestir ou pela sua aparência.

Uma mulher encantadora tem uma personalidade capaz de atrair os que estão ao seu redor pela sua amabilidade, pela sua benevolência e brandura. Ela não precisa de artifícios para ser notada. Ela não força a barra para que sua presença seja percebida. Ela é uma mulher que chama a atenção pela sua inclinação interna para fazer o bem, por transbordar graça nas suas atitudes.
E você? É uma mulher encantadora?

Abraço de quem quer muito ser,
Renata Veras

You Might Also Like

23 comentários

  1. Excelente tirou minhas dúvidas.
    Ótimas palavras.

    ResponderExcluir
  2. Glória á Deus,aprendi com essa bela reflexao.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, li esse versículo agora e Queria ir além, e achei essa reflexão Maravilhosa 🙏 Que DEUS continue lhe usando, abraços

    ResponderExcluir
  4. Lindo lindo texto tento guardar minha honra apesar das tentações,com Deus nada é impossível .

    ResponderExcluir
  5. Parabéns 👏🏻💖
    Me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns 👏🏻💖
    Me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir
  7. Ser graciosa significa ser atraente,baseada nos frutos do espírito 💖

    ResponderExcluir
  8. Rute, esposa de Boas era assim.

    Quero ser com ela.

    ResponderExcluir
  9. Rute, esposa de Boas era assim.

    Quero ser como ela.

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja Deus ensino enriquecedor 🙏

    ResponderExcluir
  11. Estudo maravilhoso! Quero ser uma mulher graciosa!🥰

    ResponderExcluir
  12. Muito lindo este veículo.

    ResponderExcluir
  13. Amei.
    Deus abençoe.
    Me ajudou muito.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blog Archive