UM ALARME CONTRA O ESQUECIMENTO: Reflexão em Números 10:9 - 10



Ao ler livro de Números no meu devocional pessoal fui chamada a atenção para um trecho em especial. No capítulo 10, versículo 9, Deus ordena que o seu povo tocasse trombetas sempre que fossem à batalha. Até aí tudo tranquilo, afinal, o uso de trombetas era um costume comum nos momentos de guerras.

Deus, então, ressignifica e explica o objetivo para o toque de trombetas: “então o Senhor, seu Deus, se lembrará de vocês e os livrará de seus inimigos”.

E por acaso Deus esquece do seu povo? Certamente não! Os versículos seguintes clarearam os objetivos do Senhor e lições preciosas para a minha vida, para minhas ‘batalhas’ cotidianas, saltaram aos meus olhos: “as trombetas lhes servirão de recordação diante de seu Deus. Eu sou o Senhor, seu Deus.”

Deus não esquece, mas nós esquecemos. E como! No lugar de servir como lembrete para Deus, as trombetas serviam de lembrete para o povo, em sua tendência pecaminosa ao esquecimento e à autossuficiência. Era um memorial a seu favor.

Fiquei pensando na minha vida e na minha rotina do dia-a-dia. Em como é fácil me perder na correria, nas exigências, nas demandas, nos planos, nos desejos. Fiquei imaginando em como seria útil e maravilhoso ter um alarme na minha cozinha que tocasse de hora em hora, de maneira tão forte e estridente que fosse capaz de me acordar da dormência espiritual, que fosse capaz de me despertar da hipnose causada pelas coisas aqui de baixo, que fosse capaz de sarar a amnésia de tudo o que o Pai já fez e me fizesse lembrar de Deus.

Ao mesmo tempo pensei em como hoje, nós cristãs, já temos outra ferramenta muito mais eficiente e que, na prática, deveria ser completamente suficiente. Sem dúvida alguma, ter um alarme desses instalado em casa me seria muito útil, mas não completamente indispensável quando já tenho dentro de mim aquele que tem como ministério me incomodar, me lembrar e me fazer olhar para Deus - o Espírito Santo.

Infelizmente nossos ouvidos espirituais estão tão entupidos pelas preocupações e pelos deslumbres daqui de baixo que somos insensíveis até mesmo ao próprio Deus falando literalmente ao pé do nosso ouvido.

Ao começar a escrever esses pensamentos, considerava seriamente em instalar algum dispositivo barulhento que me lembrasse, de instante em instante, de que eu tenho um Deus e que não pertenço a esse mundo. Já agora, ao final, considero que uma boa limpeza nos meus ‘ouvidos espirituais’ seja ainda mais importante e urgente. Ter o próprio Deus, o Espírito Santo, fazendo morada e me falando ao 'pé do ouvido' é privilégio incomparável!

Você também tem tendência ao esquecimento e autossuficiência? O que tem esurdecido seus ouvidos? O que tem te feito não escutar o Espírito corrigindo, direcionando, apontando pra Deus? O que você precisa fazer para 'lembrar' e nunca esquecer de Deus antes das batalhas do dia-a-dia?

Abraço carinhoso,
Renata Veras.

You Might Also Like

5 comentários

  1. Me identifiquei bastante com o post! Passo pela mesma coisa, percebo que conforme vou me esquecendo de olhar para Deus, minha ansiedade vai aumentando, vou ficando preocupada com várias coisas, logo depois, me sinto correndo contra o tempo e ao mesmo tempo sem produtividade, fico desanimada. Logo o Espírito Santo me lembra e penso, por que não estou depositando toda minha ansiedade em Deus? Orei para saber se tudo isso que tenho pensado e desejado é de Deus? Esse normalmente é meu alarme! Olho então para o meu próprio coração e percebo que tenho passado pouco tempo com Deus, mas que pela Sua misericórdia Ele me chama para perto Dele novamente. E ai volto para as minhas disciplinas espirituais e oro pedindo a Deus que me de mais Dele e que me perdoe, por ser tão falha e me afastar. Gosto muito de um louvor do Projeto Solo, que chama Confiança. Acredito que se conecta muito com esses momentos que passo! Obrigada pelo blog e pelo post! Que Deus continue abençoando você e sua família!

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata,gostaria de deixar registrado que seu blog tem sido uma ferramenta muito importante no auxilio do meu crescimento na fé, e no meu conhecimento da palavra de Deus !
    Deus te abençoe ! Um abraço !

    ResponderExcluir
  3. Vocês ja tem disponibilizado todos os livros da bíblia para download?

    ResponderExcluir
  4. Amei, me identifiquei muito com o texto ... Amo ter o espírito santo sempre me incomodando , sempre me fazendo lembrar de me achegar cada vez mais a e esse Deus tão maravilhoso. Deus abençoe .Bj

    ResponderExcluir
  5. Falou e disse.
    Como posso ser tão insensível a ponto de ignorar Deus?
    Obrigada por ter escrito o que ia no meu coração!
    Lembrei-me da música “Eu vou me lembrar”, do Resgate

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blog Archive