[Série Devoção 5] A Prática Devocional da Dependência: exercitando a disciplina e a dependência todo dia.


Na série DEVOÇÃO eu pude compartilhar com vocês algumas disciplinas espirituais ou práticas devocionais vitais prescritas pelas Escrituras que nos ajudam a aprofundar o relacionamento e a intimidade com o nosso Deus e que são úteis para nos ajudar a viver cada novo dia diante do Senhor.

Dentre as várias disciplinas, (por exemplo a meditação nas Escrituras, a oração, a memorização da Palavra, a confissão, etc.) estão algumas que são menos conhecidas ou pouco praticadas por nós e dentre essas está a disciplina espiritual da dependência.

Geralmente pensamos em dependência em termos muito teóricos e nada práticos. Sabemos que precisamos depender, que precisamos descansar, que precisamos entregar nossos planos a Deus, mas esse conhecimento afeta muito pouco a forma como encaramos a nossa rotina cotidiana.

Mas o que a Bíblia nos fala sobre planos, atividades diárias e dependência?

Provérbios 16:1-3 nos diz que é da natureza humana fazer planos!

Deus não é contra planos. Muito pelo contrário, Ele espera que planejemos, que nos organizemos (Lc 14:28-31), que almejemos, mas que façamos isso com a mente bem esclarecida a respeito de quem nós somos e de quem Ele é.

Provérbios 21:5 nos diz que planejar de forma diligente e organizada conduz ao sucesso, a conquistas.

O problema não é o plano em si, mas como os encaramos. É preciso entender quem está no comando. Não somos exatamente desanimadas a planejar, mas chamadas à razão, a frear nosso orgulho, a nos colocar no nosso lugar.

Nossos planos não são soberanos e nem sempre são os melhores. Somos limitadas, nossa visão não é tão ampla. Graças à bondade soberana do Senhor Ele muitas vezes frustra nossos planos porque Ele sabe mais e tem planos melhores. Reconhecer essas verdades nos faz submeter todos os nossos planos ao Senhor ‘sem medo de ser feliz’.

Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.
Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
Provérbios 16:1-3

Se quisermos que nossos planos sejam verdadeiramente bem sucedidos precisamos entrega-los ao Senhor – Ele vai cuidar de tudo, podendo inclusive desfazer muitos deles se assim Ele considerar ser melhor.

Tiago 4:13-15 – Temos a tendência à autossuficiência e à presunção.

Temos a triste tendência pecaminosa à autossuficiência. Muitas vezes deixamos o ‘sem Ele, nada podeis fazer’ (João 15:5) apenas para as questões espirituais e não para as coisas práticas do cotidiano.

Nos orgulhamos de nossos planos pretenciosos e autônomos e tendemos a esquecer completamente de Deus. A Bíblia nos fala que toda presunção como essa é maligna! Precisamos admitir que, na maioria das vezes, começamos cada dia com o coração cheio de arrogância e presunção maligna.

Levantamos cedo e já nos revestimos do senso de ‘senhoras do nosso destino’, cheias da autoridade absoluta sobre tudo o que precisa ser feito no dia. Arregaçamos as mangas, gastamos o dia tentando realizar alguma coisa por nossas próprias forças e só no fim do dia, em uma oração curta e exausta, lembramos que Deus tem alguma coisa a ver com as nossas atividades profissionais, domésticas, estudantis, etc – se é que lembramos!

Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro".
Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".
Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna.
Tiago 4:13-16


Depender é mais do que dizer que dependemos ou que repetir mecanicamente ‘se Deus quiser’. A forma como cremos e entendemos a dependência se manifesta em atitudes diárias.

Depender é uma disciplina espiritual diária extremamente prática. Iniciar cada dia colocando cada mínima coisa que se precisa, pretende ou deseja fazer nos ajuda a lembrar que precisamos submeter tudo a ELE, nos ajuda a reconhecer que é ELE quem controla todas as coisas e que precisamos pedir a sua ajuda.

Reconhecendo a nossa tendência pecaminosa, é preciso, à exemplo de Paulo (I Co 9:24-27), disciplinar diariamente nossa mente e nosso coração para reconhecer a soberania de Deus e nossa dependência dele. Uma boa forma de fazer isso é começar cada dia colocando, literalmente, mesmo que seja em um pedaço qualquer de papel, aquilo que planejamos diante do Senhor.

Exercitar a disciplina da dependência diariamente colocando no papel nossos planos e atividades para o dia em atitude de oração nos ajuda de diversas formas:

- nos ajuda a reconhecer a soberania de Deus sobre cada mínima coisa,
- nos ajuda a reconhecer a nossa limitação,
- nos ajuda a recorrer à ajuda divina eficaz para as tarefas do dia
- nos ajuda a não ficarmos ansiosas com tantas coisas que precisamos fazer.


Vale lembrar que além da nossa tendência à presunção e à autossuficiência, também temos a tendência à desorganização, a perder o foco e, consequentemente, ao desânimo e à frustração – caímos no erro oposto, o de não nos organizar e não planejar.

Exercitar a dependência diária também nos ajuda a:

- organizar a nossa mente,
- organizar nossas prioridades,
- manter o foco,
- nos disciplinar a fazer mais,
- não se frustrar se não conseguir fazer tudo porque tudo foi previamente entregue ao Senhor.

Sabendo da minha tendência pecaminosa à ansiedade e à desorganização, começar cada dia colocando as coisas diante do Senhor determina a diferença entre um dia tranquilo, menos estressado e até mais produtivo.

Muitas vezes, ao final do dia, vejo que consegui realizar cada coisa daquela lista e só posso reconhecer que foi a graciosa mão do Senhor que me ajudou a tornar cada coisa possível - apesar de mim. Em outros dias minha listinha fica pela metade. Em outros, ainda, nem a listinha consigo fazer – confesso que dias assim não são raros e que eles costumam ser pouco produtivos e muito bagunçados.

A dependência é algo que, como filhas de Deus, DEVEMOS exercitar – não é opcional! As listinhas são apenas recursos que podem nos ajudar a disciplinar nossa mente e coração na prática da dependência. Mais do serem um instrumento de pressão ou mais um fardo, é uma forma de descanso e alívio porque entregamos tudo que precisamos ou sonhamos fazer nas mãos de Deus.

[RECURSOS] Disponibilizo amorosamente esse recurso lindinho que tem me ajudado e pode ajudar você a lembrar diariamente de exercitar a disciplina e a dependência para cada coisa, inclusive para as mais importantes – nossa vida devocional.


O arquivo está disponível para download gratuito. Clique na imagem e espere ela abrir. Em seguida clique com o botão direito do mouse e escolha a opção ‘salvar como’.



Você pode imprimir várias cópias menores e fazer um bloquinho ou, à exemplo da foto abaixo, imprimir num tamanho maior, emplastificar e usar como um ‘chart permanente’, escrevendo e apagando a cada dia.

Se você gostou desse recurso e fez o download, deixa um comentário pra eu ficar sabendo!

Abraço carinhoso,
Renata Veras.

You Might Also Like

13 comentários

  1. Tava aqui esperando esse recurso, te acompanho no Instagram e já tinha visto... Aliás, ontem fui na Igreja Manaaim e iria perguntar quando ia disponibilizar kkkkkk
    Amo seu blog, suas palavras tem me incentivado cada vez mais a ser uma mulher segundo á vontade de Deus.
    Que o nosso Pai te abençoe, Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Renata, que coisa mais linda esse talento que Deus lhe deu para fazer esses recursos. Admiro muito seu dom de ensino também.Ler seus textos nos faz crescer e entender que o evangelho é muito mais simples do que imaginamos. Obrigada por se dedicar e se doar assim aos outros.

    ResponderExcluir
  3. Renata, eu estou acompanhando suas rede sociais e tenho visto a preocupação sua em fazermos nossos devocionais todos os dias e isto tem me incentivado muito. Você e Ita Costs são referência para mim. Eu estou até usando um recurso seu no meu ig. @marciadreboucas - 📖💕 Para guardar no coração: o valor da memorização das Escrituras em série. Sei que não terei problemas, pois te dei os créditos! Passa lá!!! E Deus abençoe sua vida de maneira toda especial!

    Blog: ssimplesmenteprincesa.blogspot.com.br/
    Ig: @marciadreboucas

    Abraços e sucesso sempre 💛

    ResponderExcluir
  4. Amei o post, mas fiquei com uma duvida: não entendi direito a parte do exercitando.. o que exatamente é para colocar ali? Amei e vou fazer agora!

    ResponderExcluir
  5. Amei. Que Deus possa abençoar cada vez mais esse ministério e te capacitar abundantemente.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a Deus pela sua vida e pelo carinho em compartilhar boas experiencias que nos ajudam a nos aproximar e ter um relacionamento mais intimo com o nosso Deus.Que a cada dia ele te abençoe mais e continue nos edificando com as suas postagem são maravilhosas grande abraço de uma irma em cristo que torce por você em oração. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amei Renata obrigada por compartilha com a gente <3
    vou seguir a dica q vc colocou no inst de emprastifica.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Uma amiga me mandou pedindo pra eu imprimir pra ela.. Vim conhecer seu trabalho e claro, vou fazer um pra mim também! Que Deus abençoe por essa iniciativa!

    ResponderExcluir
  9. Deus as abençoe por compartilhar tantos recursos maravilhosos!
    Grata

    ResponderExcluir
  10. tudo de bom .com Renata. Parabens!!! Deus continue te usando!!!

    ResponderExcluir
  11. Renata, parabéns! Que nosso Deus continue abençoando você e sua família nessa caminhada que muitas vezes parece estamos sós. Fico muito feliz por sua iniciativa. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  12. Amei !Deus continue te abençoando conheci agora seu blog estou amando você tem instagram só o blog mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Amo deu trabalho e louvo a Deus por sua vida! Sou lider de Mulheres e uso muito seu matetial!

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blog Archive