[SÉRIE DEVOÇÃO 1] Disciplinas Espirituais: nutrindo o amor e o apego ao nosso Deus

Devoção não é uma obrigação penosa, uma espécie de penitência ou uma série de passos mecânicos e artificiais a fim de garantir salvação.

Devoção é muito mais do que a observância de práticas religiosas, de ritos e práticas regulares privadas.

Devoção é antes de mais nada o apego sincero e fervoroso a Deus que se expressa por meio de atitudes diárias.

A devoção brota de um coração que
- reconhece a majestade do seu Deus e por isso deseja adorar diariamente.
- reconhece o que Deus fez e por isso é profundamente grato
- reconhece a necessidade diária de estar próximo a Deus e por isso vive em dependência todo dia.
- reconhece as bênçãos e alegrias de andar próximo àquele que cuida de sua vida
A devoção brota de um coração que ama verdadeiramente o seu Deus.

Tudo isso é motivo de sobra para buscarmos de maneira integral e disciplinada estar mais próximas do nosso Deus.

A forma como vivemos nossa fé e caminhamos com Deus mostra o quanto amamos e dependemos dEle e nos traz benefícios espirituais inenarráveis. Nossa devoção a Deus é demonstrada das mais diversas maneiras. Existem algumas práticas que são fundamentais para a nova vida cristã, para nosso crescimento espiritual, e que são prescritas pelo próprio Deus nas Escrituras. Novamente, não se trata de algum tipo de obediência mecânica, mas de reconhecimento de quem Deus é e do quanto necessitamos dEle.

1. Meditação nas Escrituras

Meditar nas escrituras é muito mais do que apenas ‘ler a Bíblia’ (sobre isso leia: Como Ler a Sua Bíblia de verdade).
Algumas dicas práticas para desfrutar das benção da meditação nas Escrituras são:

- Reserve uma hora propícia. Desenvolva estratégias e aprenda a encontrar pequenos momentos no meio da correria para ler a Palavra e meditar nela.
- Tenha uma atitude de oração e dependência. Ore antes, durante e depois da leitura bíblia.
- Lembre-se de que qualidade é mais importante que quantidade. Melhor do que lê automaticamente 3 capítulos é ler uma pequena porção e meditar verdadeiramente nela.

As Escrituras nos falam sobre a importância e o benefício da meditação na Palavra:

A meditação nas Escrituras é fonte de prazer para aqueles que amam a Deus. É algo diário e constante e é fonte de vida.

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
Salmos 1:1-3

A meditação nas Escrituras vale qualquer esforço.

“Fico acordado nas vigílias da noite, para meditar nas tuas promessas”
Sl 119:148
A meditação nas Escrituras é profundamente útil.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra”
2 Timóteo 3:16,17

A meditação nas Escrituras é vital.
"Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".
Mateus 4:4

A meditação nas Escrituras é eficaz.

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração”
Hebreus 4:12

2. Memorização

Guardar a Palavra no coração é uma prática preciosa. Nutrir a mente, a memória, com a Palavra de deus é alimentar a si mesma para momentos difíceis. Quando memorizamos versículos bíblicos eles estarão sempre conosco quando precisarmos, brilhando em nossa mente e nos trazendo conforto, consolo, ânimo, etc.

"Meu filho, obedeça às minhas palavras e no íntimo guarde os meus mandamentos. Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a pupila dos seus olhos. Amarre-os aos dedos; escreva-os na tábua do seu coração."
Provérbios 7:1-3

A memorização também nos ajuda a não pecar:

Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmo 119:11


3. Oração

Orar é conversar com o Seu Deus. A oração, entretanto, não deve ser entendida apenas como um meio de pedir o que você deseja.

Jesus nos ensina verdades importantes sobre a oração:

"E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem”
Mateus 6:5-8

Outros elementos devem estar presentes na oração e muitos deles são enfatizados no modelo deixado por Cristo em Mateus 6:9-3 (Vocês, orem assim...), dentre eles adoração, ações de graças, confissão, intercessão, súplica

E como deve ser nossa prática de oração?

Deve ser disciplinada como nos dá exemplo o profeta Daniel (Dn 6:10)

“Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer”
Daniel 6:10

Deve ser uma prática contínua.

“Orai sem cessar”
1 Tessalonicenses 5:17

Deve ser feita sempre que tivermos necessidade

“Aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade”
Hebreus 4:16

4. Desabafo

Pode parecer estrando, mas dentro de nossas práticas devocionais existe espaço para o desabafo e ele é muito importante. Desabafar é lançar a nossas ansiedades, frustrações, medos diante do nosso Senhor. Quando temos problemas, dificuldades, desafios, antes de correr para falar com qualquer pessoa, devemos desenvolver o hábito de levar tudo em primeiro lugar para o nosso Pai celestial. Colocar diante de Deus aquilo que nos perturba, nos deprime, nos chateia nos ajuda a acalmar o nosso coração e evita grandes problemas. Devemos derramar o nosso coração diariamente diante do nosso Deus.

Os salmistas nos dão preciosos exemplos de desabafos diante do Senhor. Um deles pode ser visto no Salmo 102. Podemos abrir o nosso coração para Deus, coração esse que Ele já conhece. Ele sabe ouvir e sempre pode nos ajudar. Quando desabafamos aliviamos nossas cargas e temos paz com o nosso Deus.

“Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”
1 Pedro 5:7

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”
Filipenses 4:6

“Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio”
Salmos 62:8

5. Confissão


Todas nós pecamos e pecamos diariamente. Por essa razão devemos ter o hábito de confessar nossos pecados a Deus regularmente.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós."
1 João 1:9,10

Quando confessamos os nossos pecados fazemos uma espécie de higiene da alma. Guardar pecado no coração, além de ser algo contra Deus é algo que prejudica a nós mesmas.

Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões ao Senhor", e tu perdoaste a culpa do meu pecado
Salmos 32:3-5

Podemos orar até mesmo por aqueles pecados que nos são ocultos.

Quem pode discernir os próprios erros? Absolve-me dos que desconheço!
Sl 19:12

6. Auto-exame

É necessário desenvolver o hábito de olhar para dentro. Somos chamadas pela Palavra a examinarmos a nós mesmas. Devemos examinar a nossa fé, o nosso caráter, a nossa consciência, nossas obras.

“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!”
2 Coríntios 13:5

“Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga”
Gálatas 6:4,5

Devemos também avaliar as nossas reações.

“É razoável a tua ira?”
Jonas 4:4

Podemos ainda pedir ajuda de Deus nesse processo de auto-exame:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.
Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.”
Salmos 139:23,24

7. Dependência

Viver na dependência de Deus é mais do que dizer que confia na soberania dele. A nossa dependência se manifesta em atitudes diárias em que reconhecemos essa soberania e por isso entregamos a Deus todos os planos, desejos e metas.

Quando reconhecer a nossa incapacidade sem Deus aprendemos a colocar cada projeto diante dele.
Desenvolver um jornal ou diário onde você pode registrar e apresentar seus planos a Deus é o primeiro passo para viver em dependência e ter alguma chance de seu plano ser bem-sucedido (se esta for a vontade do Pai).

“Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos”
Provérbios 16:3

“Ouçam agora, vocês que dizem: "Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro". Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo".
Tiago 4:13-15

Recapitulando, nossa devoção é uma manifestação da forma como entendemos quem é o nosso Deus e a consequência do reconhecimento de quem nós somos. Uma mulher que conhece e ama verdadeiramente o seu Deus e reconhece o quanto depende dEle vai buscar disciplinadamente desenvolver os hábitos de:

- Meditação nas Escrituras
- Oração
- Memorização das Escrituras
- Confissão
- Desabafo
- Auto-exame
- Dependência
- Adoração

Um abraço carinhoso,
Renata Veras.

RECURSOS:

Um excelente livro que também fala sobre as mais variadas práticas devocionais e a importância delas é ‘Práticas Devocionais de Elben M. Lenz César, Ed. Ultimato. Recomendo a leitura para a sua edificação.

PLANNER DEVOCIONAL:

Seguem arquivos sobre práticas devocionais para ajudar você em suas disciplinas espirituais. Você pode imprimir e montar o seu próprio PLANNER DEVOCIONAL. (clique com o botão direito em cima da imagem, salve no seu computador e imprima)


1.INFOGRAMA DISCIPLINAS ESPIRITUAIS
2.FICHA DE VERSÍCULOS PARA MEMORIZAR 1 e 2
3.FICHA JORNAL DE ORAÇÃO 1 e 2
4.FICHA PLANOS E SONHOS 1 e 2



INFOGRAMA DISCIPLINAS ESPIRITUAIS


Use esse infograma para lembrar das práticas devocionais indispensáveis para nossa vida com Deus.
(clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)


FICHA DE VERSÍCULOS PARA MEMORIZAR 1


Escolha os versículos que você pretende decorar a cada mês.
(clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)


FICHA DE VERSÍCULOS PARA MEMORIZAR 2


Escolha os versículos que você pretende decorar a cada mês.
(clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)


FICHA JORNAL DE ORAÇÃO 1


Anote os motivos de oração que você não quer esquecer. No caso de pedidos especiais e específicos, anote a data em que foram atendidos.
(clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)


FICHA JORNAL DE ORAÇÃO 2


Anote os motivos de oração que você não quer esquecer. No caso de pedidos especiais e específicos, anote a data em que foram atendidos.
(clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)


FICHA PLANOS E SONHOS 1


Anote os planos e sonhos para o próximo ano. Um curso, uma viagem, algo para adquirir. Coloque tudo diante do Senhor.
(clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)


FICHA PLANOS E SONHOS 2


Anote os planos e sonhos para o próximo ano. Um curso, uma viagem, algo para adquirir. Coloque tudo diante do Senhor.
(clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)

No próximo post da série você vai aprender mais sobre como ler a sua bíblia de verdade. Junto com o post virão os próximos módulos do PLANNER DEVOCIONAL:

- infograma como ler a sua Bíblia
- Ficha de devocional diário
- Calendário de Leitura Pentateuco.

Se você foi abençoada, gostou do conteúdo e baixou os arquivos, deixa um recadinho aqui nos comentários.
Abraço carinhoso,
Renata Veras.

You Might Also Like

53 comentários

  1. Que lindo e edificante texto. Amei. Me estimulou a manter e pesistir no meu devocional. Sem falar nos arquivos. Muito capricho em todos. Que Deus te dê sabedoria para continuaR abençoando a muitos com suas palavras.
    Um abraço querida.
    Compartilhando agora. Como sempre.
    Régia Macêdo

    ResponderExcluir
  2. Achei muito útil este planner que você desenvolveu,bem como a série, muito encorajador para todas que desejam estar mais próximas de Deus, através do estudo da Palavra, memorização e oração; além de ser muito lindo e feminino :) Muito obrigada e que Deus te abençoe ricamente! Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Renata você é uma benção. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e Planners lindinhos com a gente!

    ResponderExcluir
  4. Feliz por ter esse material em mãos. Deus te abençoe amada irmã, e te capacite a cada dia para sua obra. Vou orar por sua vida e de sua família. Obrigada por compartilhar os estudos conosco.

    ResponderExcluir
  5. Amei o texto e o material ficou lindo! Vou imprimir com certeza! Deus te abençoe! Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Excelente texto e reflexão. Edificou a minha vida. Que Deus te abençoe Renata

    ResponderExcluir
  7. Glória a Deus por sua vida, seu incentivo de ajudar a outras mulheres a se achegar cada vez mais perto do Senhor nosso Deus, estou aqui agradecendo a Deus por ter encontrado o seu blogger para edificação. Muito bom !! Deus te guarde, prospere!! Graça e paz.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo texto que nos ajuda como referência e base para usar os imprimíveis :)
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  9. Rê, que benção! Compartilhei o link com as moças de um grupo de estudos bíblicos que faço parte. Somos muito edificadas pelo blog. Que Deus ate abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Gostei demais desse material, já vou utiliza-lo com uma jovens que estou acompanhando no início da caminhada cristã. Obrigada por passar seu conhecimento pra nós e também nos edificar.
    Amei também os arquivos, espero que chegue em breve as agendas.
    Grande abraço professora.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde querida irmã, gostaria de agradecer pelo texto e os materiais disponibilizados para mim foram muito edificantes. Que Deus abençoe você e sua família mais e mais. Um forte abraço

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Renata! Muito lindo o material! Eu amei!
    Gostaria muito de montar esse planner devocional... Gostaria de saber se você também pode disponibilizar para download a capa que está escrito "Devocional"... por favoor!! :)
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Deus abençoe cada dia mais sua vida! Louvo a Deus pela sua dedicação e amor em fazer a gente não esquecer que precisamos estar conectadas a todo tempo, obrigada mesmo, de coração por não deixar o meu devocional "murchar"! Bjocas

    ResponderExcluir
  14. Glória a Deus por sua vida Renata, que o nosso Senhor possa lhe abençoar cada vez mais!!!

    ResponderExcluir
  15. Conheci o site através de uma amada na fé e não consigo parar de ler, aproveitar e agradecer ao bondoso Deus por nos presentear com irmãs de tão preciosos talentos! Obrigada, Renata Veras, por se deixar ser usada por Ele e nos abençoar com seus talentos. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  16. Perfeito, vou imprimir hoje mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Amei, Renata!
    Vou começar essa série com as mulheres na igreja. Espero que sejam tão edificadas e motivadas quanto eu com suas postagens. Deus continue usando-a para Sua glória.

    ResponderExcluir
  18. Amei essa publicação e tô amando o site inteiro. Tive contato com o material do planner por outro lugar (twitter) e foi por onde descobri esse cantinho maravilhoso. Que você continue sendo usada grandemente, minha irmã em Cristo. Paz.

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho me sentido agraciada com o cuidado de Deus, mostrando-me o caminho para busca-Lo e aprender com outras irmãs o quanto precisamos estar dispostas a servi-Lo. Obrigada irmã em Cristo Renata Veras por tudo o que o Senhor tem feito através de sua vida. Forte abraço. Amei o contexto, os planner's, estou cuidando para organiza-los e fazer um ótimo uso. Graça e paz.

    ResponderExcluir
  20. Graça e paz material lindo Deus continue abençoando a sua vida!!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa que bacana!! Que material de qualidade, fui muito abençoada e vou compartilhar!!! Deus abençoe... :)

    ResponderExcluir
  22. Muito bom e edificante! Donzelas que trazem a Paz e a edificação ensinando e auxiliando a todas nós mulheres e meninas a buscar mais do Reino de Deus! Parabéns pela atitude linda e organizada! Nunca deixem de pastorear as ovelhinhas assim viu? Deus as abençoe sempre em nome do Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  23. Amei o texto! Muito edificante! Vou imprimir o meu amanhã. Vi em um vídeo no Youtube de você com a Isa falando da possibilidade de nos enviar o Kit Devocional. É verdade? Como podemos solicitar? Beijos e que a graça de Deus continue com você e que o Espírito Santo continue lhe dando sabedoria para escrever estes texto, pois tem nos auxiliado bastante.

    ResponderExcluir
  24. Execelente! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  25. Ja sigo a página no face há algum tempo, mas hoje pude ler vários textos aqui no blog e todos tem me edificado muito. Louvado seja Deus pela sua vida e por se dedicar a esse trabalho incrivel e esclarecedor.
    Vou imprimir os arquivos e compartilhar com outras amigas.

    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  26. Deus abençoe a vida de vocês pois vocês estão abençoando muito a minha!

    ResponderExcluir
  27. Eu estava procurando um planner para ajudar na minha rotina diária e me deparei com esse tesouro maravilhoso, que tanto têm enriquecido minha vida cristã. Que Deus abençõe ricamente a você, família, igreja e ministério! Obrigada por dedicar seu tempo para nos ajudar!

    ResponderExcluir
  28. sem palavras para agradecer. Muito bom, lindo, edificante, motivante....

    ResponderExcluir
  29. Parabéns, amei o blog...realmente uma inspiração para Aqueles que desejam estar perto de Deus.
    Obrigada por compartilhar conosco

    ResponderExcluir
  30. Amando tudo, gratidão por ser uma benção

    ResponderExcluir
  31. Que benção amada, Deus abençoe. Que capricho, que delicadeza, que mimo para nossa vida. Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Encontrei hoje sua pagina. Que benção!!Obrigada por compartilhar tanto conteúdo abençoado. Paz Deus continue te abençoando ricamente.

    ResponderExcluir
  33. Amei querida! Obrigada pela sua ajuda!muito bons conselhos! Deus a abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  34. Que benção!!!
    Pra mim que sou nova na caminhada, esse material vai me ajudar muito.
    É edificante, lindo e tem o amor de Deus em tudo que voce escreve.
    Deus a abençoe e continue te inspirando a fazer estes posts para o crescimento espiritual de muita gente assim como eu que precisa de muitas orientações.

    ResponderExcluir
  35. bom dia amei seu blog e estou inspirada pra montar um devocional pra nos mulheres da mina igreja pra sermos mais organizadas e aprender mais ainda do Senhor muito obrigada Jesus te abençoe ricamente.
    ASS. LORENA LIZARDO

    ResponderExcluir
  36. Parabéns pela iniciativa! Que Deus continue abençoando sua vida! Grande abç!

    ResponderExcluir
  37. Amei o estudo e tudo o que foi escrito e produzido.Deus abençoe sua vida sempre.

    ResponderExcluir
  38. Amei...Deus a abençoe por compartilhar esse material conosco!!Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  39. Você é uma bela e perfumada inspiração.
    Obrigada por compartilhar a beleza e o bom perfume de Cristo.

    ResponderExcluir
  40. Artigo riquíssimo! Planner perfeito e de muito bom gosto! Louvado seja o Senhor pela sua vida! Deus abençoe tua vida, tua casa e teu ministério!

    ResponderExcluir
  41. Que lindo!!!
    Ele pode ser comercialisado ou é so pra uso pessoal????
    Espero resposta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Que lindo!!!
    Ele pode ser comercialisado ou é so pra uso pessoal????
    Espero resposta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Muito lindo, parabéns!
    Baixei e vou dar para uma amiga, sei que ela vai amar.
    Obrigada por disponibilizar

    ResponderExcluir
  44. Louvado seja Deus!!!Obrigada por compartilhar conosco todas as suas inspirações que nos levam cada dia mais para perto de Deus!!!Muitas bênçãos para a sua vida!!!Afetuoso abraço!!!🌹🌷🌹

    ResponderExcluir
  45. É tudo lindo e maravilhoso...muito edficante...Parabéns Deus continue lhe abençoando...

    ResponderExcluir
  46. Pfv me ajude, como faço para imprimir?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  47. Boa noite,
    Onde estão estas partes no Planner?


    - Meditação nas Escrituras
    - Oração
    - Memorização das Escrituras
    - Confissão
    - Desabafo
    - Auto-exame
    - Dependência
    - Adoração

    ResponderExcluir
  48. Maravilhoso seus conteúdos, Deus te ilumine com muita sabedoria a cada dia. Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  49. Deus abençoe muito você e o muito obrigada pois o material irá me ajudar a direcionar melhor meu tempo com Deus!!

    ResponderExcluir
  50. Hermoso como hacer devocionar me encanto

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blog Archive