Profissão Mãe – Um trabalho que vale a pena?



Profissão Mãe – Um trabalho que vale a pena?

"Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!"
Provérbios 31:28,29


“Se Deus está sendo glorificado, fico contente em realizar minha insignificante tarefa”
Suzana Wesley


Todos tem um forte desejo de fazer algo grande, de deixar sua marca no mundo, de deixar um legado para eternidade – com as mulheres não é diferente. Deus colocou no nosso coração o desejo de produzir, de criar, de realizar, de fazer diferença - e não há nada mais e natural que isso.

A revolução feminina trouxe a ideia de que as mulheres estiveram por muitos séculos (ou mesmo milênios) adormecidas, acorrentadas, aprisionadas, tolhidas em suas capacidades de transformar o mundo e de deixar sua marca na história. E a grande prisão que as intimidou e sugou suas energias e capacidades por tantos e tantos anos foi o lar e as obrigações com a família, marido e filhos. A partir daí as mulheres passaram a acreditar que a realização para os seus anseios mais profundos com relação ao seu propósito e realização de vida estava lá fora, longe de casa, no mercado de trabalho. Muitas não pensaram duas vezes antes de virar as costas para o lar, para o casamento e para a maternidade.

E é nesse contexto que vivemos hoje. Na busca por realização pessoal, muitas mulheres tem desprezado o casamento. Quando decidem casar, adiam a maternidade quando não a negam por completo. O desejo de alcançar lugares prestigiados, posições elevadas, reconhecimento ou apenas o desejo de fazer algo grande e ter seu nome reconhecido tem feito com que muitas mulheres percam a chance de conseguir fazer exatamente aquilo de mais importante, impactante e duradouro que poderiam fazer.

Muito provavelmente nenhuma mulher, por mais alta posição que ocupe, por maior descoberta científica que faça ou por mais livros que escreva fará algo mais importante que gerar, nutrir e formar seres humanos que poderão fazer a diferença e impactar a humanidade.

Talvez muitas de nós não dá o valor devido à dedicação integral à maternidade porque desconhece o alcance de nossas ações ao cumprir bem esse papel. Certamente nenhuma de nós (com raras exceções) diria que não valoriza o papel de uma mãe, mas nenhum papel tem sido tão desprezado nos últimos dias pelas mulheres como ele. As mulheres não querem deixar de ter filhos, mas a tarefa de criá-los e educá-los tem sido menosprezada e terceirizada, como se a única função real de uma mãe fosse dar à luz.

Um trabalho de efeitos transformadores
Nenhum outro papel tem valor tão importante e transformador para toda a humanidade. Quanta coisa está nas mãos de uma mãe que reconhece seu papel e se dedica à tarefa de criar seus filhos. Napoleão, ao ser perguntado certa vez como recuperar o prestígio da França, disse: “Dêem-nos melhores mães!”.

“Poucas mulheres percebem o grande serviço que prestam à humanidade e ao reino de Cristo, quando se dedicam ao lar e cuidam bem de seus filhos. Na realidade, este é o fundamento sobre o qual tudo o mais se constrói. A atividade de uma mulher como mãe implica na edificação de algo muito mais magnífico do que qualquer catedral; pois, ao criar seus filhos, ela está construindo a habitação de suas almas imortais. Nenhuma carreira profissional combina, de forma singular, tarefas tão servis com oportunidades tão significativas” Dorothy Patterson

Um trabalho que tem a aprovação divina
Talvez muitas de nós não dá o valor devido à maternidade por ele não ser valorizado por outros ou por não nos trazer nenhuma forma de reconhecimento. Muitas de nós não querem abrir mão das glórias e das honras que podem receber de imediato. Esquecemos que a aprovação que devemos buscar deve ser a do nosso Pai, que nos confiou a tarefa de cuidar e educar a futura geração. E Ele espera que façamos isso com todo o zelo e dedicação.

Um trabalho digno de todo o nosso esforço
Algumas de nós podem achar a maternidade muito pouco frente à toda capacidade que julgamos ter. Devemos ter em mente que melhor do que receber qualquer prêmio nobel aqui na terra é receber o “Muito bem, serva boa e fiel, já que foste fiel no pouco, confiar-te-ei o muito; entra no gozo do teu senhor.” Mateus 25:21

Um trabalho que glorifica a Deus
Muitas podem julgar a maternidade como uma tarefa insignificante, o que não o é. E ainda se o fosse, o mais importante não é tamanho da tarefa, mas se Deus está sendo glorificado por meio da realização dela. Suzana Wesley que criou dois filhos que, ao promoverem a causa de Cristo, influenciaram dois continentes disse: “Se Deus está sendo glorificado, fico contente em realizar minha insignificante tarefa”.

Um trabalho de longo alcance
Talvez muitas de nós não dão o devido valor à maternidade por ele não nos trazer recompensas imediatas, a curto prazo. Ser mãe não traz um salário nem um upgrade no estilo de vida. Muito pelo contrário, em termos materiais, a maternidade pode prejudicar a nossa forma física, bagunçar a decoração da nossa casa, estragar as nossas unhas, sujar as nossas roupas. Os resultados podem demorar, mas os efeitos ficarão por longas e longas gerações.

“Ser mãe é uma tarefa tão exigente quanto compensadora. Infelizmente, a recompensa sempre vem muito mais tarde na vida. Uma característica principal de uma boa mãe é a abnegação; ela consegue esperar pela recompensa final de seus sacrifícios. Apesar de pressões e dificuldades, esta tarefa pode redundar em enorme satisfação, porque realiza-la de modo competente trará resultados que se perpetuarão de geração a geração.” Dorothy Patterson

Deus é glorificado no seu trabalho dedicado de mãe, mesmo que feito em secreto, entre quatro paredes, longe dos aplausos e do reconhecimento do grande público.

Mesmo que pareça um trabalho insignificante, um desperdício de seus talentos e habilidades é o melhor lugar para investir o que você tem de melhor em tempo, esforço, criatividade, disposição e disponibilidade. Porque é o lugar onde Deus colocou você ao te dar a oportunidade, a honra e o privilégio de ser mãe. Os efeitos de uma mãe dedicada a glorificar o Senhor através de sua maternidade podem ser de alcance eterno.

"Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!" Provérbios 31:28,29

Renata Veras

You Might Also Like

2 comentários

  1. Os seus textos são maravilhosos e muito edificantes, poderia escrever um livro. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Os seus textos são maravilhosos e muito edificantes, poderia escrever um livro. Um abraço.

    ResponderExcluir

Popular Posts