Esposa em tempo integral. Posso trabalhar fora? Princípios que vão te ajudar a tomar essa decisão.


Pergunta da leitora:

“Sei que é importante a mãe estar em casa em tempo integral quando se tem filhos, mas quando apenas é a esposa e o marido recém casados é necessário esse tempo integral? Ou não? Se sim, qual a importância desse tempo no casamento?” Rusana Dias, SC

Resposta 'sem apuros':

Oi Rusana! Nesses assuntos, mais do que pensar sobre o que pode e o que não pode é necessário pensar sobre o que é mais importante. Deixe-me falar primeiramente sobre alguns princípios fundamentais.

Eu creio firmemente que existem tempos e tempos na vida da mulher e que cada fase traz possibilidades e prioridades diferentes que devem ser sabiamente aproveitadas.

Também creio firmemente que, considerando as suas prioridades, em todo e qualquer tempo a mulher deve trabalhar duro, ser produtiva e administrar muito bem o seu tempo e todas as oportunidades que Deus lhe conceder, mesmo que ela tenha escolhido ficar em casa (e como há oportunidade pra trabalhar duro, ser criativa e produtiva dentro de casa, hein!).

É preciso tempo integral para o marido?

Se você é casada, o marido deve ser sua prioridade. O melhor do seu tempo deve ser para o seu marido. De que os filhos precisam de nosso tempo não há dúvidas, mas muitas vezes esquecemos que nosso marido também precisa dele. Devemos dedicar tempo e disposição intencional para ser a cooperadora e a auxiliadora idônea e necessária criada por Deus para complementar nosso marido. Isso vai bem além de cozinhar, lavar a roupa e organizar a bagunça. Envolve ouvir, dividir as cargas, acompanhar, ajudá-lo em suas obrigações, interceder por ele. Envolve disponíbilidade e disposição.

Quando não se tem filhos (ou os filhos já estão crescidos) há a possibilidade de que, mesmo se dedicando com zelo ao lar e priorizando o marido, se tenha algum tempo livre a mais. (Certamente isso é muito particular e vai depender do seu dia-a-dia – se a casa grande ou pequena, por exemplo, ou da rotina do seu marido - trabalha a noite e passa o dia em casa, por exemplo, etc.)

Se esse for o caso e houver tempo disponível (que certamente haverá), acredito que esse tempo deve ser bem utilizado de acordo com o que falei no início desse texto: de forma sábia, produtiva, criativa, aproveitando as oportunidades e respeitando as prioridades. Você não tem licença divina para passar o dia inteiro, todos os dias, deitada no sofá assistindo seriado no netflix, vendo as atualizações do facebook ou batendo papo no whatsapp.

Cada mulher deve decidir diante de Deus qual a forma mais proveitosa de utilizar seu tempo a fim de fazer bem para a sua família e trazer glória ao Seu nome. As possibilidades são as mais diversas (dentro ou fora de casa): aproveitar esse tempo para estudar, para se capacitar, para desenvolver um ministério ou até mesmo para trabalhar fora.

Se a opção, entretanto, for trabalhar fora, creio que alguns princípios bíblicos devem ser observados:

(1) Princípio da glória de Deus - tudo o que formos fazer deve ser motivado primeiramente pelo desejo de glorificar a Deus com o que fazemos - não por pressão social, por necessidade de aprovação ou reconhecimento, por ambição desenfreada ou por amor ao dinheiro.

(2) O princípio da submissão feminina - isso deve ser decidido junto com seu marido e ele precisa estar de acordo.

(3) Princípio da prioridade – mesmo que não se tenha filhos, é preciso ter cuidado para que o trabalho não atrapalhe e nem prejudique o que é mais importante - relacionamento com Deus, relacionamento no casamento e o lar. É preciso saber se o trabalho extra não vai tirar de você não somente o tempo, mas a disposição, a energia e a tranquilidade necessárias para ser a cooperadora idônea que seu marido precisa.

E como você mesmo já disse, quando se é mãe, principalmente de pequenos, creio que o melhor é que se esteja a maior parte do seu tempo em casa, junto deles.

(4) O princípio da responsabilidade masculina - por mais que você possa ajudar o seu marido financeiramente através do seu trabalho, é importante que esteja claro pra você e pra ele que o responsável número um pela provisão e pelo sustento do lar é o marido. Isso vai evitar que você traga pra você as preocupações e pressões de ser responsável pela casa e que fique sobrecarregada. E também vai deixar seu marido ciente e preparado para o dia em que o trabalho não esteja te satisfazendo ou esteja te prejudicando ou que você precise deixá-lo com a chegada dos filhos. Ah, e nada de caixa 2, duas contas, meu dinheiro e seu dinheiro ou qualquer coisa do tipo, hein!

(5) Princípio do contentamento - com o trabalho da mulher vem também uma graninha extra. É preciso cuidado pra não sobrecarregar a vida com despesas e confortos extras e supérfluos que aos poucos vão se tornando 'necessários e indispensáveis' fazendo com que se tenha a ideia errada de que é impossível voltar a viver apenas com o sustento providenciado pelo homem da casa.

Deus tem prazer e deseja o pleno desenvolvimento das capacidades intelectuais, criativas e produtivas da mulher afinal foi Ele mesmo que a projetou assim, cheia de potencialidades. E dentre essas muitas potencialidades, Deus também concedeu à mulher (não a todas, entendemos) o privilégio de ser cooperadora de seu marido e de gerar e criar filhos para a glória de Deus. Esses dois privilégios são indiscutivelmente mais importantes que qualquer outro e, por essa razão, devem estar no topo das prioridades da mulher demandando os seus melhores esforços.

Cada mulher precisa saber discernir os tempos e tempos de Deus na sua vida e viver de maneira sábia em cada um deles de forma que o nome de Cristo seja glorificado, aproveitando ao máximo cada oportunidade e observando os princípios eternos e imutáveis das Escrituras

"Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor." Efésios 5:15-17

Um grande abraço,
Renata Veras.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts