Pedagogia afetiva, criação com apego, método montessoriano, etc… Considerações sobre métodos para o desenvolvimento e comportamento do seu filho.




Na ânsia por caminhos que ajudem na difícil tarefa de educar nossos filhos muitos vibram com as novas propostas que aparecem - modas novas que surjem (ou ressurjem) trazendo grandes promessas através de algum método promissor. Para muitos, cada método novo representa uma grande oportunidade de garantir que seus filhos se tornem crianças, adolescente, jovens e adultos plenos, bem resolvidos, felizes e completamente bem sucedidos.

Educação com apego, método montessoriano, pedagogia libertária, construtivismo, pedagogia afetiva, etc, etc, etc. Creia, nos poucos anos que passei sentada nos bancos da universidade fazendo graduação e pós-graduação em educação ouvi centenas de milhares dessas teorias que arrogavam para si a solução de todos os problemas da humanidade.

O desejo de achar o 'melhor caminho' ou o 'caminho certo' para o desenvolvimento de seus filhos é válido e digno de louvor. Palmas para os pais que dedicam tempo estudando e pesquisando caminhos nesse sentido. A grande questão que se coloca é onde procuramos e como procuramos.

Antes de abraçar uma teoria de educação ou comportamento e levantar a bandeira desse ou daquele outro método, dê-se ao trabalho de fazer um exame básico pesquisando sobre o autor, sobre as suas convicções (principalmente à respeito de Deus). Aplique também algumas perguntas simples a fim de descobrir os pressupostos e as crenças sobre as quais tal método de baseia.

Seja uma teoria sobre o sono do bebê, sobre a sua alimentação, sobre disciplina, sobre a decoração do quarto – todas se fundamentam em pressupostos que, na melhor das hipóteses, podem estar em desacordo com os fundamentos bíblicos e, na pior das hipóteses, podem ser propositalmente frontais a ela.

Algumas perguntas importantes a se fazer são:

1. Quem está no centro desse método?

A criança é colocada como centro?
Pais, mães, casa, horários e rotinas giram em torno da criança?
Ela tem muitos direitos e nunca deveres?
A felicidade da criança é o alvo supremo?
É dada à criança um lugar acima do lugar dos pais?
Ela fica em primeiro lugar?
Ou
Deus está no centro? O alvo supremo é a glória de Deus?

2.Como a criança é vista?

Livre, pura, ingênua? Capaz de desenvolver-se sozinha?
Não deve ser repreendida? Não deve ser pressionada?
Deve fazer suas escolhas sem interferência?
Não deve ser contrariada?
Ou
Pecadora? Necessitada de direcionamento e limites?
Com uma tendência natural para o mal?

O fato é que não existe filosofia educacional ou comportamental neutra. É ingenuidade não considerar que cada teoria ou metodologia se fundamenta em uma filosofia e que se presta a determinados objetivos.

Infelizmente, o grande objetivo por trás de muito do que existe na educação é a desconstrução das estruturas e dos princípios básicos de Deus para a humanidade (aliás, Deus nem é colocado na equação). E o foco do ataque é sempre a família, a unidade mais fundamental. Ao tentarmos dar o melhor para o nossos filhos, podemos justamente fazer o contrário: criar filhos que não tem noção da sua condição e de sua posição diante de Deus e do próximo.

Se dizemos que somos cristãos e cremos na suficiência das Escrituras e no seu caráter cabal para a instrução em todas as coisas que dizem respeito à vida e à piedade, é estranho não procurar o melhor caminho para a educação e desenvolvimento de nossos filhos nela.

Não que todo e qualquer método educacional que não se identifique como cristão deva ser completamente descartado. Creio que pontos específicos e algumas contribuições podem ser aproveitadas, desde que cada uma delas seja criteriosamente avaliada e reinterpretada à luz das Escrituras e fundamentada em uma filosofia e cosmovisão firmemente cristã.

Não estamos no mundo à passeio. E o inimigo não brinca em serviço. Você pode achar que é coisa de 'teoria da conspiração' ou de fanática religiosa, mas não é. A desconsideração dos poderes e forças que atuam neste século tem nos deixado ser levados pela força da correnteza enquanto deveríamos estar nadando contra a maré.

Antes de sair por aí procurando receitas milagrosas da moda para o 'melhor' desenvolvimento do seu filho, lembre-se que tudo o que precisamos para a vida e para a piedade (educação e comportamento) se encontra nas Escrituras (e se ela não fala especificamente, fornece diretrizes) . Não troque o ensino divinamente inspirado pelo Autor por uma tentativa humana corrompida de solucionar os problemas do homem.

Solução para os problemas do homem – só nas Escrituras. Não precisa inventar muito. É simples! Pode não estar na moda, mas é o único que funciona.

"Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude." 2 Pedro 1:3



Abraço

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5 comentários

  1. Já que você citou esses métodos deveria pontuar o que há de positivo e negativo nos mesmos. Senti falta disto no texto, achei que ficou vago... São métodos interessantes para serem usados como auxílio a uma boa educação.

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    1. Publiquei anônimo pq não consegui acesso a minha conta. Nathyestilista@hotmail.com

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    2. Obrigada pela sugestão. O objetivo do texto não é tratar exaustivamente de cada teoria educacional, mas chamar a atenção para que os pais tenham o mínimo de cautela aplicando, por eles mesmos, critérios básicos na hora de escolher algum método na educação dos seus filhos.

      Certamente uma avaliação profunda dos principais métodos seria de extrema importância. Tentarei indicar alguns livros que podem ajudar com isso.

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  2. Parabéns Renata...penso exatamente dessa forma..um grande desafio mas possível quando vivido na dependência de Deus!!

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  3. Renata vc pensa em fazer uma série de artigos sobre esses métodos educacionais... Confrontando-os com a bíblia.. falando dos pontos q podemos aproveitar? Ou quem sabe uma live?
    Seria muito edificante.
    Beijos!!!

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