O Frustrante Dia das Mães - Como fugir da frustração e ter um dia das mães com satisfação garantida



O Frustrante Dias das Mães
Como fugir da frustração e ter um dia das mães com satisfação garantida

Todo ano é a mesma coisa. Vai se aproximando o dia das mães e as nossas expectativas são grandes: café da manhã na cama, flores, palavras carinhosas de gratidão por parte do marido e dos filhos, almoço especial (que não foi feito por você e que você não vai ter que lavar a louça depois), um presente especial, cartões, uma declaração pública nas redes sociais reconhecendo seu valor como mãe, etc, etc.

Não preciso nem dizer que na maioria dos casos a frustração é inevitável, né? E ela vem porque esperamos demais e nos colocamos em uma posição de ‘merecedoras’ de reconhecimento e retribuição pelo nosso extraordinário trabalho como mães. E esse reconhecimento e essa retribuição nem sempre vem, ou pelo menos não na proporção em que julgamos merecer. Isso acontece simplesmente porque esperamos isso de pessoas normais, comuns como eu e você, seres humanos falhos e pecadores como nós.

Esse texto é para você que, talvez como eu, também tem experimentado alguns dias das mães meio frustrantes.
Eu pessoalmente já passei por vários estágios na ‘frustração do dia das mães’, e olhe que minha filha mais velha ainda vai fazer cinco anos.

Já passei pela fase do luto – sofrer e chorar porque não fui lembrada e não fizeram nada pra mim.
Já passei pela fase da luta – brigar e exigir meus direitos como mãe, que algo fosse feito (acabei novamente sem nada e mais triste ainda).
Já passei pela fase do ‘deixa que eu mesma faço’ – me dê o cartão de crédito que eu mesmo compro meu presente (acabei com alguma coisa nas mãos, mas com o coração vazio de significado).

A proposta que quero levantar aqui é a de uma mudança de perspectiva. Não digo que não mereçamos reconhecimento! Muito pelo contrário! Pense num trabalho abnegado e sofrido é esse de mãe! E a Bíblia ensina que devemos dar honra a quem merece honra (Romanos 13:7), mas não diz que devemos exigir que nos honrem a todo custo.

Para muitas de nós, sentar no trono e esperar os tributos dos súditos pode gerar apenas tristeza e frustração. E que tal, em vez de esperar que façam algo, você mesmo agir criando uma tradição de família para o seu dia das mães? Se você tem um marido muito prático ou sem muita criatividade ou filhos muito pequenos que ainda não podem fazer muita coisa sozinhos essa é uma ótima forma de desfrutar do dia das mães de forma significativa.

Para celebrar bem a maternidade não dependemos necessariamente dos outros, apesar de ser muito bom que os outros façam a sua parte. Nem muito menos dependemos de presentes ou algo do tipo, apesar também de que ninguém vai reclamar se eles chegarem. A melhor forma de celebrar o dia das mães é com ações de graças – e ninguém melhor do que você pra começar a celebração. Você não precisa esperar a iniciativa de ninguém. Você pode organizar um dia de ações de graças relembrando o porquê de Deus ter criado as mães, agradecendo pela maravilha de ter uma mãe e agradecendo pelo privilégio de ser mãe.

Dessa forma você 'cede' o ‘seu lugar’ no trono do dia das mães e convida Deus para sentar. Assim Deus é glorificado pela sua atitude e gratidão e a sua família é educada e edificada através do seu exemplo e ensino. Assim eles aprenderão a honrar a Deus e a honrar as mães, projetadas e criadas por Ele. Dessa forma Deus é colocado no centro da festa e isso já é garantia para um dia feliz.

Deus tem colocado essa perspectiva nova no meu coração há poucos dias e tenho pensado em formas de como colocar essa nova forma de comemorar o dia das mães em prática aqui em casa já esse ano. Tenho pensado em algumas coisas que vou compartilhar com vocês e gostaria muito de ouvir algumas das ideias que porventura tenham brotado no coração de vocês após a leitura desse texto.

Que tal um almoço especial de agradecimento a Deus por ter criado as mães?
- Almoço caprichado e bem especial (que pode até mesmo ser feito por você – se for o caso, deixe a preguiça de lado e lembre-se que é pra Deus! E muito provavelmente você teria que fazer mesmo...)
- Momento para ler sobre a maternidade – versículos/texto
- Momento para cada um (mãe, pai e filhos) contar sobre um momento com sua mãe e como Deus o abençoou através dela.
- Momento para orar agradecendo a Deus por ter criado as mães, por ter dado uma mãe e por ter deixado você ser mãe.

Tenho certeza que assim não teremos frustrações, Deus será glorificado, o dia terá muito mais significado e proveito e o nosso dia das mães terá satisfação garantida!
Renata Veras

You Might Also Like

3 comentários

Popular Posts