Sofremos de Esperança.

 


Sofremos de Esperança. 

"Dizem que a esperança é a última que morre. Então, que as falsas esperanças não nos matem antes que elas mesmas morram" 

Sofremos de Esperança Míope - aquela que se limita às coisas dessa vida. Aquela que tem dificuldade de enxergar além do que se pode ver. Sofremos por não entender que o lado de cá é apenas um momento e que há muito mais depois do que o que há para agora. Subestimamos o que nos aguarda e apostamos todas as fichas no agora. E padecemos quando vemos que perdemos coisas que só existem aqui - como se elas fossem as únicas e as melhores que poderíamos ter. Nos apegamos, choramos, nos amarguramos pelo que é pequeno e passageiro, sem perceber que há realidades superiores e eternas. 

Sofremos de esperança hipermétrope - aquela que se limita apenas ao futuro. Aquela que tem dificuldade de enxergar o que está perto é bem presente. Limitamos e adiamos qualquer alegria, felicidade e plenitude apenas para lá. Vivemos uma vida miserável hoje, aguardando algo que julgamos ser possível apenas do lado de lá. E deixamos de viver as antecipações reais que nos estão disponíveis hoje. Deixando de perceber a realidade sob a luz da esperança da eternidade. 

Sofremos de falsas esperanças - aquelas que se agarram em promessas e garantias que nunca foram dadas. Quantas vezes meu coração se inquieta. E talvez não se aquiete porque não me lembro do que Ele me prometeu. Ou porque talvez ainda espero algo que ele nunca me prometeu. 

Dizem que a esperança é a última que morre. Então, que as falsas esperanças não nos matem antes que elas mesmas morram. 

Ele nunca me prometeu uma história incrível. Ele nunca me prometeu um conto de fadas. Ele não prometeu realizar todos os meus sonhos. Ele nunca me prometeu uma vida sem problemas. 

Mas Ele prometeu muitas outras coisas - mais importantes e muito mais maravilhosas. 

 Ele me prometeu que estaria sempre comigo. (Mt 28:20) 

 Ele me prometeu que minha vida estava eternamente segura nas suas mãos (Jo 10:28) 

 Ele me prometeu que estaria ao meu lado quando as dificuldades chegassem (Isaias 41:10) 

 Ele prometeu que nada pelo que eu passasse aqui seria em vão (Rm 8:28) 

 Ele prometeu que usaria todas as circunstâncias difíceis para o meu bem, para me fazer melhor, mais parecida com ele (Rm 8:28) 

 Ele me prometeu que nenhum desafio ou dificuldade que viesse seria difícil demais para mim (1 Co 10:13) 

 Ele prometeu que ele usaria todas as coisas para a Sua glória (Ef 1:10) 

 Ele prometeu que sempre me levaria pelo caminho melhor (Ex 13:17-22) 

 Ele me prometeu que minha história já estava escrita - e bem escrita (Sl 139:16) 

 Ele me prometeu que o final seria feliz (Ap 21) 

 Ele me prometeu que existem coisas maiores e maiores preparadas pra mim, que eu jamais seria capaz de imaginar (1 Co 2:9) 

 Ele me prometeu me levantar quando eu cair (Pv 24:16) 

 Ele me prometeu que está no controle de tudo (Is 43:13) 

 Ele prometeu que vai sempre me dar o que for melhor pra mim, mesmo quando não for o que eu estou esperando - porque Ele sabe o que é melhor pra mim (Mt 7:9-11) 

 Ele prometeu que me ama para sempre, mesmo quando eu achar que não (Jr 31:3) 

 Ele me prometeu que ele era suficiente (2 Pe 1:3-11) 

 Ele me prometeu. 
 E quando o coração se agita, é disso que preciso lembrar. Porque suas promessas são mais que suficiente para acalmar meu coração. Porque ele sempre faz o que Ele diz. 

 Talvez você olhe pro seu futuro além daqui e só consiga se enxergar sentada numa nuvem ouvindo um anjo tocando harpa ou andando como a Dorothy, com seu sapatinho de cristal em ruas de ouro. Talvez nem se dê conta que haverá vida além daqui. Vida verdadeira, perfeita, plena, enfim. Com pessoas, relacionamentos, lugares, belezas, aventuras, trabalho, propósito - pra sempre. Haverá um rei, um reino, teremos papéis, coisas para fazer. Um mundo completamente novo, um novo céu, uma nova terra, cheio de coisas e lugares perfeitos para ver, belezas para admirar. E o nosso Deus andando conosco sem a nossa incredulidade para atrapalhar. A vida que será como ela deveria ter sido. 

Há tanto esperando por nós que nem meus melhores esforços conseguem imaginar o que iremos viver depois dessa vida. E pra essa vida de agora, nos importa lembrar que o tempo vai ser curto, que tem que aproveitar, que dá pra aguentar. Que nada que eu queira aqui se compara com o que virá a ponto de me querer fazer desviar. Que nos cabe fazer o que não poderemos nem precisaremos fazer lá: apontar o caminho, iluminar, salgar. Que não estamos só. Que ele já está conosco e que Ele tem um propósito pra nós manter ainda aqui. 

Vivendo cada dia lembrando que aqui ainda não é o TUDO e que aquele dia ainda vai chegar. Isso muda completamente a forma como enxergamos o agora. A história está apenas começando... e eu mal posso esperar.

Assim, quer estejamos aqui, quer estejamos lá, nosso objetivo é agradar ao Senhor. 2 Coríntios 5:9 . 1 Coríntios 15:19, 2 Coríntios 4:16-18

Um abraço carinhoso e esperançoso,
Renata Veras.

You Might Also Like

1 comentários

  1. Obrigada por esse devocional, você é uma bênção na minha vida! 🤍

    ResponderExcluir

Popular Posts