A casa maravilhosa




Na nossa temporada nos EUA, conheci um projeto que encheu meus olhos. Era um grande ministério de mulheres que promovia temporadas de imersão de discipulado para mulheres em uma casa linda. A cada temporada, um grupo limitado de mulheres que conseguia se inscrever participavam desse tempo quando estudariam a Palavra, aprenderiam sobre domesticidade, hospitalidade, culinária, etc. Incrível, né? Logo imaginei que podia fazer algo parecido quando voltasse ao Brasil. E não é que aconteceu?!!! Não exatamente como eu imaginei, mas muito melhor!


Como uma legítima amante de listas, peguei meu caderninho e comecei a listar ideias, possibilidades e necessidades. E tudo isso casou bem com o ‘novo’ projeto que havia retomado de escrever sobre domesticidade. Coloquei o desejo diante de Deus e orei a respeito. Lembro de ter pedido para fazer algo grande e para que Deus me usasse de maneira relevante, para abençoar outras mulheres, para abrir minha casa e fazer com que ela fosse útil e benção para outros. Pedi para que Deus me ajudasse trazendo para perto de mim exatamente aquelas mulheres que Deus queria que eu caminhasse junto. Pedi para que Deus me ajudasse a estudar sobre hospitalidade. Arregacei minhas mangas e, muito consciente das minhas limitações, parti para buscar referências, bibliografia, materiais que me ensinassem sobre hospitalidade: como receber, como servir, como abençoar, como… 


As pesquisas e as leituras não foram muito longe por causa de outros projetos mais urgentes. O projeto da ‘Casa Maravilhosa’ ficou no papel, mas a oração que eu tinha feito não havia sido esquecida - porque elas nunca são!


Para a minha oração para aprender mais sobre hospitalidade, Deus me respondeu me dando um curso especial ainda lá. Um daqueles que a gente não precisa de mais de uma aula pra ser impactada e transformada para sempre. Um daqueles que a gente não encontra nos livros, mas na vida real. Daqueles que quem me ensinou não precisou fazer nada mais do que ser, viver. Aprendi pelo exemplo, observando, tendo minha lista de ‘isso-e-aquilo’ sendo confrontada por casas maravilhosas: simples, cotidianas, rotineiras, normais.


Para minha oração para que Deus trouxesse para perto de mim as mulheres que Ele quisesse que eu caminhasse junto a despeito das minhas habilidades sociais, Deus respondeu trazendo, atraindo e enchendo minha casa de crianças, adolescentes, moças que Ele havia escolhido sem que eu precisasse abrir inscrição ou me preocupar.


Para a minha oração para que Deus fizesse com que minha casa fosse benção para outras mulheres a despeito das minhas habilidades de hospitalidade, Deus fez da minha casa refúgio, lar, descanso e refrigério para pessoas que Ele queria abençoar.


Para a minha oração para que Ele me aperfeiçoasse para que então eu pudesse abençoar por meio da hospitalidade, Ele me respondeu me usando mesmo imperfeita, me fazendo aperfeiçoar um pouquinho de cada vez enquanto continua a me usar.


Para a minha oração para que Ele me desse uma versão do ministério ‘A Casa Maravilhosa’ para que eu fizesse algo grande e relevante que alçasse muitas mulheres, Ele respondeu me mostrando que maravilhoso mesmo é Ele, que usa uma casa nem tão maravilhosa e uma pessoa nem tão sociável ou hospitaleira para abençoar as pessoas que Ele quer - de maneira orgânica e natural.


Então, se você tem interesse de participar desse ministério e ter uma versão de ‘A Casa Maravilhosa’ aí na sua casa, deixa eu te encorajar a fazer a única coisa que eu eu precisei fazer: ore! Peça a Deus para que Ele use o seu lar para abençoar, apesar de você.


Para a nossa lista de necessidades,  impossibilidades e falta de habilidades, Deus responde mostrando que é Ele quem faz tudo através de nós. E Ele quer fazer! 


Minha oração hoje é: Ó, Senhor! Faz e continua a fazer!
Essa é também a sua? Deixe sua 'inscrição' aqui! 


Um abraço carinhoso,
Renata Veras


Photo by Nathan Fertig on Unsplash

You Might Also Like

63 comentários

  1. Que coisa linda! Louvado seja o nome do Senhor. Me sinto totalmente incapaz, principalmente estando no início da minha primeira gravidez, mas creio que Deus pode nos usar, apesar de e mesmo em meio a nossas limitações. Deixo aqui minha "inscrição" (hahah) e também meu agradecimento e louvor ao Senhor pela sua vida e disposição, Renata!

    ResponderExcluir
  2. Amém. Adriana Márcia de Araújo Lopes, pronto, inscrição feita!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo texto Renata! Você é uma mulher inspiradora!
    Deus tem abençoado meu lar apesar das minhas limitações, mas seu texto me inspirou a orar um pouco mais sobre todas essas necessidades a fim de que o Espírito Santo continue forjando meu caráter através do serviço no lar e todas as nuances que o envolvem. Deus continue te usando 🙌🏼

    ResponderExcluir
  4. Que benção de oração....também busco fazer minhas orações assim, para que Deus coloque pessoas em meu caminho para ser benção e eu abençoar também.

    ResponderExcluir
  5. Amém!! Que o Senhor possa nos usar no seu trabalho aqui na terra..

    ResponderExcluir
  6. Quero demais participar, será bênção ❤🥰

    ResponderExcluir
  7. Desse jeitinho!! Pior é que a gente não pratica e como vai aperfeiçoar sem prática. A gente espera o curso perfeito e esquece que o melhor "estágio" é a vida real. Tô rindo, mas tô triste com a pegadinha kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Desse jeitinho!! Pior é que a gente não pratica e como vai aperfeiçoar sem prática. A gente espera o curso perfeito e esquece que o melhor "estágio" é a vida real. Tô rindo, mas tô triste com a pegadinha kkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Amém! Que nossa casa e nosso coração estejam abertos para abençoar... Casa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  10. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  11. Que Maravilha. Deus já tem me abençoado muito com sua vida Renata. Ah, como me sinto incapaz e preciso orar. Eu tenho desejo em participar.

    ResponderExcluir
  12. “Apesar de nós”, já quero a casa maravilhosa!
    Deus abençoe!
    Gleiciane Holanda

    ResponderExcluir
  13. Inscrição feita. O quanto já irei por isso!

    ResponderExcluir
  14. Que tremendo lei isso! Tenho sonhado algo parecido. Deixo aqui minha 'inscrição'. Gratidão! Meu nome é Célia Hulda, moro em Aparecida de Goiania - Go.

    ResponderExcluir
  15. Que lindo texto, Renata! Inscrita! ❤️

    ResponderExcluir
  16. Desejo muito aprendendo como esposa de missionário e crescer em hospitalidade. Inscrita

    ResponderExcluir
  17. Q bênção de texto, Renata!! Deus tem usado você para me encorajar!! Q Ele nos dê graça para fazermos do nosso lar "a casa maravilhosa", para a glória dEle!! Inscrita ❤🌷

    ResponderExcluir
  18. Esta tem sido a minha oração há algum tempo!! Que benção!! Quero participar sim! Deus nos abençoe neste projeto.

    ResponderExcluir
  19. Quero participar … obrigada por tanto ensinamentos Renata 😘🙏🏾

    ResponderExcluir
  20. Quero participar … obrigada por tanto ensinamentos Renata 😘🙏🏾

    ResponderExcluir
  21. Quero participar. Ainda tem como?

    ResponderExcluir
  22. Que projeto lindo, também quero fazer parte disso!

    ResponderExcluir
  23. Em 2024 rsrs , cai aqui por outro motivo mas encontrei minha oração nesse seu texto. Que benção! Jesus te use muito. E se esta de pé gostaria de ter e oportunidade de participar.

    ResponderExcluir

Popular Posts