COZINHA, TEOLOGIA, SAZONALIDADE & O tempo para cada coisa - Cozinha sem Apuros - Temporada 2, Ep.3



Cozinhar também pode nos ensinar muito a respeito do fato eterno de que existe um tempo certo para todas as coisas e de que Deus não perde o controle do tempo de cada uma delas.

Uma das coisas que mais sinto falta de morar fora é de poder de observar a mudança das estações. Confesso que é até mais fácil ver a mão de Deus girando o relógio do tempo do universo quando conseguimos assistir ao espetáculo da constância da mudança das estações.

E embora eu viva em um lugar em que a única estação disponível seja sempre o verão, Deus continua mostrando que existe um tempo para tudo através dos tempos e ciclos que ele mesmo planejou para todas as coisas - até mesmo para as frutas e verduras.

Mesmo que nem sempre seja possível assistir ao espetáculo da mudança de cada estação, perceber a sazonalidade dos ingredientes naturais pode ser uma forma forma deliciosa de perceber o cuidado e a constância de Deus e aprender que quando esperamos a hora certa, desfrutamos do melhor do que Deus tem para nós.

Lembro de um livro de receitas antigo da minha mãe. Até muito pouco tempo atrás guardava ele com muito carinho, mas o tempo e as mudanças fizeram com que não saiba mais onde ele foi parar. Além de receitas, esse livro trazia muitas dicas úteis e uma espécie de agenda. Para cada mês, eram listadas as frutas e vegetais comuns a cada mês de acordo com a estação de cada uma. A dica era sempre a mesma: prefira as frutas da estação. Elas serão sempre mais abundantes (isto é, mas baratas), mais bonitas, mas saborosas e mais nutritivas.

Cozinhar pode nos ajuda a aprender a lição que Deus nos dá por meio da natureza. A lição de esperar e preferir as coisa no seu devido tempo. A de aproveitar e desfrutar de cada coisa na sua própria hora.

“Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1

Há o tempo certo para cada fruta e verdura, assim como para tudo na vida. E assim como tudo o mais, as frutas em sua época certa, por respeitarem o ciclo natural de amadurecimento, são sempre as mais gostosas e nutritivas.

A dica é a simples e serve para a vida: prefira cada coisa na sua devida estação. Elas serão sempre mais abundantes (isto é, mas baratas), mais bonitas, mas saborosas e te farão mais bem.

Enquanto nutrimos nosso corpo com o melhor da natureza, reconhecemos a mão de Deus que a tudo sustenta. Reconhecemos a sua constância de, estação após estação, prover tudo o que nos é necessário.

Pra nós, fica ainda uma dica. Assim como para as natureza, existem tempos e tempos na nossa vida. E em todos eles, somos cuidadas pelo nosso Pai e, estando nele, somos capazes de, no devido tempo e em todo tempo, dar muito fruto.

“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” Salmo 1:3

A receita desse episódio foi escolhida pensando especialmente em aproveitar ao máximo um dos ingredientes mais típicos e abundantes dessa estação: o feijão verde. Mais uma receita simples e deliciosa que alimenta alma e coração. Um abraço carinhoso e bom apetite!

Receitinha de feijão-verde nordestino:
Ingredientes:
1kg feijão verde
1 Cebola
Alho a gosto
Pimenta de cheiro a gosto
5-7 Maxixes em rodelas
5-7 Quiabos picados
Nata
Creme de leite 
Queijo coalho
Sal e temperos de sua preferência 

Texto completo no blog.
Vídeo da receita no IGTV.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts