Cozinha, Teologia & Mordomia - Cozinha sem Apuros T2:E2



Cozinha sem apuros - T2:E2 - Cozinha, Teologia & Mordomia.

Vc já parou pra pensar a respeito da forma como você administra os recursos que vc tem aí na sua cozinha? Isso pode ter mais a ver com o que você crê do que o que você imagina!

Vimos no episódio anterior que Deus preparou a terra e o que nela há e nos deu tudo de presente. Com bem sabemos, grandes presentes sempre são seguidos de grandes responsabilidades. Deus não nos deu tudo o que nos deu para usarmos e abusarmos como bem entendemos. 

A nossa teologia tem tudo a ver com a forma como lidamos com os recursos disponíveis e pode ter tudo a ver com a forma que você administra os ingredientes aí na sua cozinha. Tem tudo a ver com ecologia e com sustentabilidade.

Deus não nos mandou ao mundo a passeio. Quando Deus criou homem e mulher e colocou os dois naquele jardim incrível, deu tb a eles uma tarefa sublime: cuidar, administrar, gerenciar aquela infinidade de recursos disponíveis. Longe de ser um fardo penoso, o mandato cultural é um privilégio sem tamanho. 


Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". 
Gênesis 1:26-28

Somos mordomos, administradores da criação. Deus nos confiou a sua própria criação e espera que a gente reflita ele na nossa maneira de cuidar da terra.

Pois é, cozinha tem tudo a ver com teologia. Cozinhar, tem tudo a ver com mordomia. Tudo é dele, veio dele e deve apontar para ele. Até mesmo os ingredientes que temos na dispensa ou na geladeira. A nossa maneira de administrar e gerenciar os recursos que nos são dados devem refletir o caráter do próprio dono do universo. Quando desperdiçamos, subutilizamos ou estragamos alimentos falhamos na nossa tarefa mais básica de cuidar do que recebemos e de mostrar pro mundo o caráter cuidadoso e econômico do nosso Deus.

A receita de hoje é uma forma simples de aproveitar algo que provavelmente iria para o lixo em algo que você pagaria caro no mercado. A receita de hoje é de croutons. O nome pode ser chic, mas a receita é simples e nada mais é que cubinhos crocantes e temperados de pão. E mesmo simples, fazem muita diferença naquela receitinha de sopa ou de salada, acrescentando textura e sabor à receita.

Essa é uma versão bem pessoal e o segredo para receitas simples como essa é a qualidade dos ingredientes. O pão: prefira usar o pão sovado (ou massa fina, ou como você chamar na sua região). O pão de forma é uma ótima escolha! O motivo é que com esse tipo de pão é mais fácil cortar cubos iguais e o crouton fica com um crocante muito mais macio do que se você fizer com o pão francês. Mas você pode usar o pão que você tiver aí na sua casa. Caso você não tenha pão seco, a dica pra conseguir que o pão seque e não desenvolva nenhum tipo de mofo é guardar ele num local seco e arejado dentro de um saco de papel. A gordura: prefira manteiga à margarina se você quiser deixar seus croutons ainda mais gostosos. Outra possibilidade é você usar azeite. Se for o caso, o extravirgem vai conferir um sabor bem característico. Os temperos: eu prefiro usar temperos secos, inclusive o alho, pq é mais fácil de saborizar a manteiga e deixar um sabor uniforme nos croutons. A forma: quanto maior a forma e mais espalhados os cubinhos ficarem, mas fácil de assarem uniformemente. Você pode chacoalhar a forma na metade do tempo para virar os cubinhos. Não usei papel manteiga, mas vc pode usar para evitar que os pãezinhos grudem na forma. Armazenamento: se você guardar em um pote bem seco e fechado, seus croutons podem durar por mais de uma semana. Agora é só aproveitar na sua sopa ou saladinha!

Receitinha de croutons
Ingredientes:

Pão seco (usei o pão sovado)
Manteiga proporcional à quantidade de pão 
Alho em pó 
Ervas desidratadas 
Outros temperos a seu gosto 
Sal

O grande desafio é aproveitar melhor e desperdiçar menos os recursos que temos na dispensa. E vc? O que você tem feito pra ser uma boa administradora dos recursos na sua cozinha?

O video dessa receita está lá no IGTV do perfil do @mulheresemapuros no Instagram. Corre lá!

Um abraço carinhoso e bom apetite!
Renata Veras

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts