O que a Bíblia diz sobre as atitudes erradas de nossos filhos.


Deuteronômio 6:6-9 aponta para uma importante responsabilidade que temos para com os nossos filhos diante do nosso Deus. Devemos inculcar em suas pequenas mentes e corações as palavras e os mandamentos do nosso Deus.

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. Deuteronômio 6:6-9

As Escrituras nos instam e nos dão a dica. A melhor forma de ensinar sobre o que Deus espera de nossos filhos é utilizar as oportunidades diárias, simples e rotineiras que se apresentam a cada momento diante de nós. Ao acordar, ao fazer as refeições. E, sim, ao disciplinar!

Crianças pequenas precisam constantemente ser orientadas, corrigidas, ensinadas, contidas. Se você é mãe de pequenos sabe disso tanto quanto eu. Ousaria dizer que gastamos ¼ do nosso dia lidando com conflitos e corrigindo comportamentos errados. Boa parte de nossa rotina envolve chamar a atenção dos nossos filhos, apartar briga de irmãos e atuar como juíza suprema no nosso pequeno tribunal domiciliar de pequenas causas (como, por exemplo, decidir de quem é a vez de escolher o desenho a ser assistido na tv).

Felizmente não estamos sozinhas nessa empreitada. Muitas vezes estamos tão cansadas e desgastadas que pensamos em relaxar e deixar as coisas soltas. As vezes mais parecemos carrascas, pessoas que só existem para ‘atrapalhar’ a festa dos filhos. Mas graças a Deus não estamos sozinhas nessa empreitada! Graças a Deus mesmo! E as Escrituras nos aliviam muito dessa carga.

Graças à Deus e a sua Lei, podemos deixar claro que não dizemos ‘não’ aos nossos filhos simplesmente ‘porque não’, ou porque não queremos, ou porque não gostamos, ou porque preferimos isso ou aquilo, mas porque ‘assim diz o Senhor’. Nosso modelo de educação não gira em torno de nós, mas em torno do nosso Deus.

Nossa lei, nossa moral, nossa ética é heterônoma no sentido de que não é instituída por nós mesmas, mas é instituída por nosso Deus, por alguém justo, santo, bondoso, perfeito e que, acima de tudo, por ser nosso Criador, tem direito e autoridade sobre nós e sobre nossos filhos.

Cada momento de disciplina, de correção, de educação deve ser visto como uma oportunidade de apontar Deus aos nossos filhos, de ensinar sobre a forma maravilhosa que Deus planejou para que vivêssemos, de inculcar as Sagradas Letras em suas mentes e corações.

E quantas oportunidades não temos e desperdiçamos todos os dias!

Pensando nisso e principalmente em minha luta diária de educação de duas pequenas e fofas pecadoras, elaborei um quadro em que elenco as principais atitudes erradas que preciso corrigir todos os dias como, por exemplo: vingança, preguiça, inimizade, egoísmo, ira, desobediência, grosseria e maldade, e aponto para o que as Escrituras nos ensinam a respeito de cada uma delas.

O que a minha Bíblia diz sobre Vingança

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Romanos 12:19

O que a minha Bíblia diz sobre Preguiça

O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos. Provérbios 13:4

O que a minha Bíblia diz sobre Inimizade

Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:18

O que a minha Bíblia diz sobre Egoísmo

Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Filipenses 2:4

O que a minha Bíblia diz sobre Ira

Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Efésios 4:31

O que a minha Bíblia diz sobre Desobediência

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe", este é o primeiro mandamento com promessa: "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Efésios 6:1-3

O que a minha Bíblia diz sobre Grosseria

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Efésios 4:29

O que a minha Bíblia diz sobre maldade

Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". Mateus 7:12

A Palavra de Deus é suficiente para a formação do caráter dos nossos filhos, para suas vidas e para conduzi-los em piedade. Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. 2 Pedro 1:3

Disponibilizo o quadro na esperança de que seja útil para você também na sua tarefa de educar os seus filhos nos caminhos do Senhor. Você pode imprimir em formato grande (A3, por exemplo) e colocar em alguma parede estratégia. Ter esses versículos à mão nos ajudam a memorizar a Palavra de Deus, a corrigir com o foco correto e a ensinar as Escrituras para os nossos filhos.

Que Deus nos ajude nessa tarefa humanamente impossível de ensinar nossos filhos no cominho em que devem andar.
Abraço carinhoso,
Renata Veras

Se você foi abençoado por esse material e fez o download deixe um recadinho nos comentários. Ficarei feliz e serei encorajada em saber que esse material foi útil para alguém

Para fazer o download clique com o botão direito e salve a imagem no seu computador.

You Might Also Like

21 comentários

  1. Eu amei! Na loucura diária eu não consigo lembrar de muitas referências bíblicas pra ensinar para a minha pequena. Ai fico: Jesus não gosta disso... E ela deve ficar tipo: por que mamãe? Então pra mim vai servir muito. Deus abençoe, seu trabalho além de lindo é abençoador. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso usarei em sala de aula

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso usarei em sala de aula

    ResponderExcluir
  4. Amei, vai ficar na escrivaninha dela, nós duas vamos memorizar e praticar esses versículos. Obg por compartilhar o quadro.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom e útil. Obrigada por compartilhar. Deus abençoe ☺

    ResponderExcluir
  6. Como é maravilhoso servir a Deus e saber que sua palavra é viva. Amei o texto, que Deus te abençoe ricamente. 🙌

    ResponderExcluir
  7. Já venho orando pedindo sabendo e conhecimento de Deus para ensinar meu pequeno Theodoro de um ano e cinco mesmo, descobri esse blog através do último vídeo do canal dois dedos de teologia, para mim foi uma resposta para minhas orações, que Deus abençoe esse trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Amei! Parabéns! Nós sabemos que devemos corrigir nossos filhos conforme a vontade a de Deus, mas muitas vezes falta argumentos para dar à eles. E o melhor, eles podem ler esse cartaz sempre que quiserem.

    ResponderExcluir
  9. Acabei de conhecer o blog e estou sendo muito edificada.
    Passo por essas dificuldades com minha filha e vendo essa postagem fui encorajada a redirecionar a maneira com que tenho argumentado sobre Deus a ela. Obrigada, Renata!
    Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  10. Glória a Deus pelo seu trabalho!Deus abençoe grandemente este ministério!

    ResponderExcluir
  11. Trabalho lindo e abençoado. Irei usar aqui em casa com minhas pequenas. Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  12. Olá Renata, estou muito feliz e um pouco tonta, confesso, com seu blog que acabei de conhecer. Sobre o quadro, me resta apenas uma dúvida. Para as crianças que só fazem leitura de imagem, não caberia imagens de atitudes positivas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele!
      Vc está corretíssima em sua observação. No uso com minhas pequenas tenho notado exatamente a falta de imagens retratando o comportamento positivo como forma de ensinar e inculcar o que Deus espera delas. Espero em breve poder refazer o material acrescentando isso.
      Abraço carinhoso e obrigada pelo comentário.
      Renata Veras

      Excluir
  13. Amada, obrigada pela dedicação. Seu trabalho tem abençoado minha vida e me estimulado a buscar mais ao Pai. Também fico aguardando o material com o comportamento positivo e as imagens, como sugeriu Daniele.

    ResponderExcluir
  14. Aracelli Estela Migliavaca Balbinot22 de fevereiro de 2018 às 09:14

    SEM COMENTÁRIOS... FANTÁSTICO... ESTOU APAIXONADA POR ESSE BLOG INTEIRO...

    ResponderExcluir
  15. Muito bom!
    Glória a Deus por esse precioso material♡
    Irei compartilhar em uma página que criei, chama-se "Educando na Palavra de Deus "😍 Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Que benção! Obrigada por compartilhar, querida!🙏

    ResponderExcluir
  17. Uma excelente ferramenta para educar nodsis filhos No caminho. Obg

    ResponderExcluir

Popular Posts