Alívio para Mães Cansadas


Como você se sente hoje? Se você é mãe de pequenos, independente do momento em que esteja lendo esse artigo, arrisco dizer que você se sente cansada. Eu, no momento que escrevo, estou cansada, com sono, preocupada com o que vou fazer para o jantar e com medo do que as crianças podem estar aprontando na sala enquanto me escondo no quarto por um momento para escrever.

Cuidar da casa, cuidar da roupa, ensinar as tarefas, apartar brigas, manter a dispensa abastecida, apartar brigas, cozinhar, fazer os pratos, disciplinar, ter certeza que comeram, apartar brigas, dar banho, limpar as orelhas, escovar os dentes, trocar fraldas, apartar brigas, limpar depois do cocô, passar shampoo de piolho, pentear os cabelos, enfrentar o trânsito e deixar no colégio, apartar brigas, dobrar as roupas lavadas e coloca-las nas respectivas gavetas, cortar as unhas, calçar os sapatos, ter certeza que beberam água, dar as vitaminas, apartar brigas, checar a temperatura, ler a bíblia e orar, colocar pra dormir, disciplinar, colocar pra dormir novamente, ad infinitun.

Essa lista é apenas uma pequena amostra da rotina incansável de uma mãe. Se a rotina é incansável e os dias se repetem exigindo mais e mais de nós, o mesmo não acontece conosco. Se as Escrituras dizem que até os jovens se cansam e caem de exaustos, o que dirá de nós, que não estamos mais tão na flor da idade assim.

E antes fossem apenas as exigências braçais que nos exigissem e drenassem as nossas forças. Há ainda todo o desgaste emocional, o peso da responsabilidade, o reconhecimento da imperfeição, a ansiedade quando as doenças chegam (e muitas vezes elas chegam numa frequência capaz de nos exaurir completamente), as tristezas das indisciplinas, as obrigações da disciplina, o medo do futuro.

Não é difícil que nos encontremos cansadas, sobrecarregadas, quase arquejando entre um dia e outro, tentando repor nossas energias físicas, emocionais e espirituais em frustrantes noites mal dormidas.

No meio de todo esse caos, mal conseguimos ouvir o convite irrecusável de Cristo: “Vinde a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei”

E que convite é esse? Certamente Cristo não levará todo nosso trabalho embora. Ele não lavará a louça que se acumula desde a hora do almoço na pia e não fará aquela pilha de roupa que se acumula em cima da mesa do que deveria ser o meu escritório se dobrar e entrar nas gavetas das meninas sozinha.

O chamado de Cristo em Mateus 11:28, embora não se dirija especificamente às mães, aplica-se à nós por ser um chamado a todos aqueles que estão cansados e sobrecarregados de uma vida autossuficiente ou pelo peso de regras e padrões de maternidade.

O chamado de Mateus 11:28 é também um chamado para mães sobrecarregadas com um estilo de maternidade legalista para um estilo de maternidade baseado na graça de Cristo.


Jesus nos convida para o genuíno descanso. O descanso de uma pressão legalista e mal orientada que coloca em nós o foco, que diz que podemos e devemos ser mães exemplares por nossas próprias forças.

O convite de Cristo é um convite que nos promete descanso profundo, descanso de dentro para fora, descanso para nossas almas, para nosso coração.
Em Cristo encontramos descanso e temos nossas forças renovadas porque nele encontramos motivo para fazer tudo de novo e de novo. Ele nos dá razão, foco, objetivo, propósito, alvo não somente para nossa maternidade, mas para qualquer tarefa cotidiana por mais simplória que aparente ser.

Não é à toa que o autor de Eclesiastes é tão pessimista com relação à vida debaixo do sol. Uma vida à parte de Deus, longe de Cristo, se resume a canseira e enfado. Uma maternidade à parte de Deus pode parecer se resumir à limpar narizes, trocar fralda, organizar brinquedos e dar bronca.
Cristo nos dá perspectiva. O seu convite é um convite que nos alivia porque nos dá sentido de algo maior, de uma missão. Nos dá uma consciência de um propósito de vida que nos move, nos motiva.

Ele nos dá capacidade de ver além da montanha de brinquedos acumulados no meio da sala. Ele nos dá descanso em meio às noites mal dormidas regadas intercaladas por termômetros, remédios para resfriado, antitérmicos, bombinhas para asma e aparelhos de aerosol.

Cristo promete ficar nossas ansiedades e medos enquanto nos oferece cuidado. Que troca irrecusável, mas que diariamente recusamos! Cristo promete renovar nossas forças e nos dar vigor. E tudo isso faz toda a diferença para a nossa rotina de mãe!

Na hora do cansaço pensamos em correr para muitos lugares: para casa da mãe (uma impossibilidade para mim) ou para o mais longe possível (sim, tem hora que dá vontade de sair correndo). Mas raramente pensamos em correr para Cristo. Na verdade, na hora do aperto, acabamos nos distanciando dELe. Não sei com você, mas quando as coisas ficam difíceis, o que acontece comigo é que a primeira coisa que deixo de lado é meu tempo de comunhão com Deus. O resultado é que o descanso tão desejado não é encontrado naquela maratona de séries do Netflix ou naquela coxinha gigante da padaria. Essas ideias geniais, apesar de terem seu valor momentâneo, sozinhas não são suficientes pra dar o alívio, o renovo e a tranquilidade que uma mãe realmente cansada necessita.

Deus conhece nossa estrutura, Ele sabe nossas lutas diárias, ele sabe das nossas limitações, das nossas fraquezas e se compadece de nós. Ele não está tão distante a ponto de não nos ver, e nem considera o nosso trabalho desprezível demais para que não se importe. Então corramos para aquele que pode aliviar nossa alma, nossa mente e nosso coração.

Aqui estão alguns versículos preciosos que servem de alívio para os momentos de cansaço. Meditar neles nos ajuda a ajustar o foco, ter a perspectiva correta, lembrar que Deus está no comando e cuida de nós. Ao final, disponibilizo para download o arquivo para impressão e montagem do pote de ‘Encorajamento para Mães Cansadas’.

Encorajamento para Mães Cansadas:

2 Coríntios 12:9 - "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
Provérbios 14:1 - A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.

Gálatas 6:9 - E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Provérbios 24:3-4 - Com sabedoria se constrói a casa, e com discernimento se consolida. Pelo conhecimento os seus cômodos se enchem do que é precioso e agradável.

Isaías 41:10 - Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Salmos 34:7,8 - O anjo do Senhor é sentinela ao redor daqueles que o temem, e os livra. Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!

Provérbios 22:6 - Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

Salmos 27:1 - O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?

Mateus 11:28-30 - "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Salmos 28:7 - O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças.

Josué 1:9 - Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Salmo 46:1 - Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

Salmo 121:1,2 - Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Hebreus 4:16 - Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

Salmos 34:18 - O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.

1 Timóteo 6:6-8 - De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar;
por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.

Salmos 33:20,21 - Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome.

Hebreus 4:14,15 - Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Salmo 73:26 - O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre.

Tiago 1:5 - Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Filipenses 4:12,13 - Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.

Filipenses 4:6 - Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Filipenses 4:4,5 - Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.

Colossenses 3:17 - Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Colossenses 3:21 - Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, 24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

Provérbios 31:28,29 - Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera".

Provérbios 31:30,31 - A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.

Salmos 127:3-5 - Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá. Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude. Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.

Salmos 127:1,2 - Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.

Isaías 40:30,31 - Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

[RECURSOS]


‘Encorajamento para Mães Cansadas’.
(Jarra com versículos de encorajamento para mães atarefadas)
Para download clique com o botão direito sobre a imagem e salve.
Para impressão, imprima em papel A3 couchê 80 ou 60.



ATENÇÃO!!! PARA FAZER O DOWNLOAD DO ARQUIVO EM ALTA RESOLUÇÃO DIRETO DO MEU GOOGLE DRIVE CLIQUE NO LINK ABAIXO:

https://drive.google.com/file/d/0B-0KYcFCIAHPaUVXaGowMW9FUUU/view?usp=sharing

ATENÇÃO: Os recursos disponibilizados por Mulheres em Apuros é exclusivo para uso pessoal e não para uso comercial. Você está autorizado a visualizar, enviar por e-mail, fazer download ou imprimir cópias do conteúdo, mas somente para seu uso pessoal, sem fins comerciais. Você não poderá modificar, copiar, distribuir, transmitir, exibir, executar, reproduzir, publicar, licenciar, criar trabalhos derivados, transferir ou vender as informações obtidos neste blog, salvo se expressamente permitido. O uso não autorizado do conteúdo poderá ser interpretado como violação das leis de direito autoral, de marca comercial e de outras leis.



You Might Also Like

17 comentários

  1. Renata, simplismente amei sua ideia e claro vou copiar se me permite rs, para as mamães da minha vida! Um grande beijo claro vou fazer o meu por que também sou mamãe rs

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente amei...
    Renata essa ideia é maravilhosa, também vou copiar e será um mimo a mais para as mamães e edificantes tbm.
    Te marquei em uma postagem lá no blog, faça-me uma visitinha ficarei feliz! Amo seu trabalho e te acompanho em suas redes sociais.

    Bjnhs e sucesso sempre 💋💗
    Blog Simplesmente Princesa 👑💎 ssimplesmenteprincesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela generosidade em disponibilizar tamanha lindeza! Vou fazer pra minhas amigas maes cansadas e claro vou deixar o meu na cozinha para os momentos de apuros!
    um grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Texto excelente e recursos maravilhosos! Tenho muitos destes versículos em mente, mas confesso que nos momentos de cansaço mal consigo lembrá-los. Agora com o potinho ficará mais fácil. Já salvei os recursos para confeccionar o meu. Obrigada por disponibilizá-los conosco. Deus abençoe seu ministério!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelo texto e pelos versículos.
    Teria como disponibilizar esse arquivo em A4? Gostaria de produzir em casa para presentear.
    Deus continue lhe abençoando e te usando nesse lindo ministério.

    ResponderExcluir
  6. Não sou mãe ainda, mas o seu texto falou muito ao meu coração. Ando em um momento da minha vida desmotivada, cansada e as vezes até triste. Ao ler este trecho: "Em Cristo encontramos descanso e temos nossas forças renovadas porque nele encontramos motivo para fazer tudo de novo e de novo. Ele nos dá razão, foco, objetivo, propósito, alvo não somente para nossa maternidade, mas para qualquer tarefa cotidiana por mais simplória que aparente ser.", desabei em lágrimas, pois me fez refletir que talvez eu esteja procurando propósito, objetivo e motivação em tudo, menos em Cristo. Deus abençoe a sua vida e a da sua família, tenha certeza que este blog é um canal de bençãos na minha vida. Abs.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo texto e pelos versículos.
    Teria como disponibilizar esse arquivo em A4? Gostaria de produzir em casa para presentear.
    Deus continue lhe abençoando e te usando nesse lindo ministério.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite ... A Paz.. Eu não consigo salvar o arquivo ... Pode me ajudar ou enviar por email?

    ResponderExcluir
  9. Como sou egoista, achei que essa realidade era so minha, obrigada a autora por partilhar algo tao grandioso.

    ResponderExcluir
  10. Oh glória!!!! Renata eu amei o seu blog!! Que Deus continue lhe abençoando e usando para o louvor dele!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Amada, adorei seu blog. Estava precisando de tudo o que contém nele. Você poderia me enviar RECURSOS em alta resolução ‘Encorajamento para Mães Cansadas’? Tentei baixar e não esta disponível...Aproveitando, vc teria algum recurso que sirva marcar compromissos como "agenda para ministração, oração, visita em lar, obra na rua, entre outros? Amei as artes que vc usa nesses recursos...Vc é uma benção!!! Obrigado, Juliana anaju1977@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Estou maravilhada por tanta sabedoria Divina. Pela forma simples e profunda como compartilha!Deus retribua como só Ele sabe e pode fazer! Você tem algum grupo Whatsapp?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite! Amei essa idéia! Eu amo compartilhar coisas edificantes. Gostaria de saber se posso usar o material em nosso departamento feminino?

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia Amada.
    Seu trabalho é muito edificante.
    Você me permite usar para ajudar na edificação das Mulheres da minha congregação.
    Te acompanho a pouco tempo. E cada postagem sua trás alegria ao meu coração ❤️ eu sinto que preciso passar adiante. Se você permitir. Te desejo toda sorte de bençãos para sua vida e do seu ministério 🙌🏻
    Fica com Deus 😘

    ResponderExcluir
  15. Que recurso maravilho! Deus continue te usando Renata!

    ResponderExcluir

Popular Posts