Será que ele é pra casar?


Será que ele é pra casar?
Cuidado! Não entregue seu coração pra qualquer um.

Por Isa Martins.

Ah! Se tem uma coisa que eu amo nessa vida são casamentos. Eu simplesmente amo ler textos sobre o assunto, assistir filmes, olhar vitrines de lojas de noivas, curtir páginas de fotógrafos e tudo o mais que estiver relacionado a esse tema. Antes de casar, eu achava que isso era coisa de uma solteira que sonhava com o dia em que seria levada ao altar. Mas, mesmo depois dos quase três anos de casamento, eu ainda me empolgo diante dessas coisas, ainda morro de chorar nas cerimônias dos meus amigos e ainda sonho em casar mais vezes – com o mesmo homem, é claro!

Isso tudo só pra dizer que para mim casamento é uma coisa fantástica. Na verdade, depois da salvação, casar foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu amo o meu esposo, amo minha vidinha bela, recatada e do lar. Dentre todas as benesses que o casamento trouxe à minha vida, destaco o fato desse relacionamento me tornar cada vez mais parecida com Cristo. É através de Cristo que eu aperfeiçoo a minha relação com o meu esposo, e através do meu esposo que eu aperfeiçoo o meu relacionamento com Cristo. De fato, somos como o cordão de três dobras descrito em Eclesiastes 4:12, que a medida em que se entrelaça mais forte se torna. O casamento tem sido uma grande benção em minha vida, mas poderia ter sido bem diferente se eu não houvesse sido cautelosa na hora de escolher meu cônjuge.

Como meu marido costuma dizer, o casamento é mais próximo que alguém pode chegar do céu ou do inferno, e essa é uma verdade inquestionável. Um bom esposo te levará pra mais perto de Deus, auxiliará na luta contra o pecado e te guiará em amor e alegria pelo bom caminho do evangelho. Já um esposo ruim irá te afastar de Deus, aumentará as suas lutas e não será um bom líder para o seu lar. Diante disso, você precisa ficar muito atenta na hora de escolher um homem para se casar, pois, ao contrário do que a cultura pós-moderna tentar impor, o casamento não é só uma parte de sua vida. Quando você se casa, você e o seu esposo passam a ter uma só vida, uma aliança eterna que não pode ser desfeita por homens.

O casamento não deve ser encarado como uma tentativa, como uma possibilidade ou como mais uma fase da sua vida que poderá ser substituída por outra a qualquer instante. A escolha do esposo, ao contrário de muitas outras, é definitiva, e não se pode desfazer um casamento como se desfaz uma amizade no facebook. O divorcio desagrada a Deus, e por isso nunca deve ser visto com naturalidade, mas devemos fugir dele, lutar para que isso nunca aconteça em nossas vidas.

Sendo assim, você precisa ser cautelosa na hora de fazer essa escolha, que eu diria ser a mais importante de toda a sua vida. Não se deixe levar apenas por emoções, pois a Palavra de Deus já nos alerta sobre quão enganoso pode ser o nosso coração (Jeremias 17:9). Fundamente a sua escolha naquele que será o alicerce do seu casamento, Cristo Jesus. Procure um homem que tenha amor e respeito pela Palavra, que demonstre uma conduta piedosa e que ame mais a Deus do que qualquer outra pessoa no universo, inclusive você. Talvez esse rapaz não seja o mais seguido no twiter, talvez ele não chegue nem perto do padrão de beleza que você estabeleceu, mas não se deixe levar por aparências, busque nele aquilo realmente importa: o caráter de Cristo.


Seja exigente, mas exija as coisas certas!

Ser exigente não é necessariamente um problema. O erro consiste em exigir as coisas erradas, em inverter as prioridades e acabar comprando gato por lebre. Você não só pode, mas deve ser exigente na hora de escolher alguém para se relacionar. Não aceite o primeiro que aparecer dando curtidas nas suas fotos no instagran, não aceite um homem que não te trata com o máximo de zelo e respeito. Fuja dos rapazes excessivamente vaidosos, corra dos preguiçosos e não queira nem conversa com o “Don Juan” da igreja.

O mínimo que um homem de Deus precisa ser é ponderado, respeitoso, honesto, trabalhador e humilde. Se o rapaz por quem você está se interessando não apresenta essas características, ele não é só uma péssima escolha para ser seu namorado, mas talvez seja um cristão que ainda não compreendeu os fundamentos básicos da masculinidade bíblica. E digo mais, talvez ele seja só um lobo disfarçado, querendo te iludir e te afastar dos caminhos do Senhor.

Casamento não é mágica!

Se mesmo sendo casadas com homens tementes a Deus, nós enfrentaremos lutas no casamento, imagine só o que espera aquelas que se casam com homens despreparados para liderar o lar em amor e sujeição ao evangelho! Não se engane, se o rapaz não é um bom namorado agora, ele não vai se transformar em um marido maravilhoso do dia para noite. Na verdade, tanto as qualidades quanto os defeitos se intensificam com a convivência diária.

O casamento tem o poder de revelar o melhor e o pior de nós. Então, não se iluda achando que vai conseguir modificar as más condutas do rapaz depois que vocês se casarem, como em um passe de mágica. Cristo é o único que tem poder suficiente para modificar a mente e o coração de um pecador, só o amor dele é verdadeiramente transformador. Só o evangelho é capaz de transformar alguém em um bom marido, e à parte dele nenhum casamento pode ser duradouro e feliz.

Não se iluda com falsas promessas!

Você já percebeu que o rapaz por quem está apaixonada não é o homem que você gostaria. Ele tem demonstrado atitudes que te desagradam e que não condizem com a postura de um servo de Deus. Até passou pela sua cabeça a ideia de romper o relacionamento, mas vocês conversaram e, depois de muitas juras de amor, ele prometeu mudar. Diante disso, você está dando mais uma chance para ele, acreditando que dessa vez vai ser diferente.
Mas será que essa é a atitude correta?

Embora você deva crer no poder de Cristo e que ele transforma pecadores e os capacita para viver justa e piedosamente (Tito 2:11-12). Não use isso como desculpa para cair em falsas promessas e muito menos para insistir em erros que podem colocar todo o seu futuro em risco. Se o rapaz não tem demonstrado melhoras significativas, o melhor que você pode fazer por você e por ele é terminar esse relacionamento.

Confie na soberania de Deus!

Você precisa confiar plenamente na soberania de Deus, crendo que os planos dele não se frustram. Não tenha medo de pôr um fim em um relacionamento que está demonstrando muitas evidências de que não resultará em um bom casamento. Se esse rapaz for o homem que Deus escolheu para você, ele irá transformá-lo e uni-lo a você no futuro, se não, ele irá tirar esse sentimento duvidoso do seu coração.

Terminar um relacionamento pode ser um sacrifício, mas pense que é melhor romper um namoro/noivado do que passar o resto da vida sofrendo as consequências de ter feito um mau casamento, ou o que é ainda pior, divorciar-se com poucos anos de casada. Se você vem tentando concertar as coisas, mas não tem obtido êxito, o melhor a fazer é sair de cena e entregar a vida desse rapaz ao único que pode transformá-lo, Jesus.
“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.” - Salmos 37:5

A solidão não é sua inimiga!

Ao contrário do que muitos dizem, ficar sozinha não é o pior dos mundos. A solidão pode ser uma boa amiga em muitas circunstancias. Os períodos de solitude nos ajudam a refletir sobre nossos atos, possibilitam momentos de intimidade com Deus e de crescimento por meio de sua Palavra. Além disso, você nunca está totalmente só. Cristo é o amigo com quem você poderá contar em todas as horas.

Intensifique o seu relacionamento com o Espírito Santo, pois ele te dará forças para suportar as adversidades e seguir rumo aos propósitos do Senhor. Não se apresse, deixe que Deus use o tempo para tratar seu coração. No momento certo as coisas irão acontecer, a pessoa certa vai chegar sem que você precise procura-la. Tenha certeza de que é muito melhor ficar solteira do que entregar seu coração a um homem que irá maltratá-lo.
Priorize o seu relacionamento com Deus!

Se o seu relacionamento com Deus for forte, o amor dele será suficiente na sua vida e você não irá mendigar migalhas de sentimentos pra ninguém. Se você estabelecer um padrão de masculinidade baseado nas Escrituras, você não irá se contentar com qualquer um, saberá priorizar as coisas certas e só aceitará como esposo um homem que possua as marcas do evangelho em sua conduta. Relacionar-se profundamente com o seu criador é a principal ferramenta para te livrar das más influencias que o mundo oferece.

Não permita que homem nenhum roube o lugar de Deus em sua vida, lembre-se que antes de se casar com alguém aqui na terra, você é a preciosa noiva de Cristo, a quem ele amou a ponto de entregar a própria vida. Compreender quem você é em Cristo e o valor que você possui diante de Deus, fará de você uma mulher menos carente, mais sábia e muito mais prudente na hora de escolher seu futuro esposo.

Minha oração é que Deus lhe conceda sabedoria para fazer as escolhas corretas, que ele lhe dê força para pôr um fim nos relacionamentos danosos e que ele seja mais precioso para você do que qualquer outra coisa nesse mundo.

Um abraço!
Isa Martins

You Might Also Like

13 comentários

  1. Namorei 8 anos e sou casada há 9, o Senhor tem sustentado meu casamento, pois ainda sofro consequências de não ter feito a escolha da maneira correta que é o homem q amam mais a Cristo do q tudo, era muito nova e não tinha entendimento e nao tive quem me aconselhasse a respeito. até hj espero a transformação verdadeira do meu esposo, procuro ser a esposa virtuosa q a palavra ensina para q através de mim meu esposo seja alcançado. Portanto solteiras muito cuidado ao escolher a pessoa q vai passar o resto de sua vida com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizabete, muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco! Que o Senhor te conceda animo para continuar sendo uma esposa sábia, e que Cristo transforme o coração do seu esposo. O nosso Deus é rico em misericórdia, apesar de nossas falhas, Ele nos ama e faz tudo cooperar para o nosso bem. Não desista de lutar pelo seu casamento. Um abraço, querida!

      Excluir
  2. Quando estava terminando o texto. Vi quem era a autora. Tive que voltar no inicio e ler tudo com a voz da Isa! 😍👏👏👏 #DoisDedosLindosDeTeologia #MaisVideosComIsaEAri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lua! Obrigada pelo carinho. Ore por nós, viu?! O tempo é pouco e a vergonha é muita, mas, se Deus permitir, gravaremos mais vídeos. Um beijo!

      Excluir
    2. Olha Deus dando tempo e tirando a vergonha! Hahahha ficou ótimo o vídeo, muito edificante! Obrigada por isso! 😙💘

      Excluir
  3. Que texto maravilhoso! Muito edificante! Dá vontade de sair enviando para todas as jovens solteiras q conheço. Eu glorifico ao Senhor que colocou em minha vida líderes sábios q me ensinaram dessa forma e pelo Espírito Santo, que inclinou meu coração a obedecê-lo. Só digo uma coisa: vale a pena obedecer à Palavra. Sou uma esposa muito feliz e realizada no meu casamento.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blog Archive