Quer vestir-se bem? Vista-se de boas obras!


Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.
1 Timóteo 2:9-10


As mulheres tem parte importante no Reino de Deus. É necessário que elas cuidem de sua aparência e reflitam a beleza e o cuidado do Criador, mas Deus não as chamou para serem bibelôs e elas não ganharão galardões pelo quanto conseguiram ficar bonitas e na moda (o nome disso é concurso de beleza). Cada uma tem um chamado e recebeu dons que devem ser desenvolvidos na igreja local. Seu papel não pode ser negligenciado ou toda a igreja sofre. Deus as chamou para a ação!

Por esta e outras razões, o equilíbrio e a organização correta das prioridades são importantes. As mulheres não devem ser obcecadas a respeito de sua aparência. Não devem gastar todo o seu tempo, toda a sua energia (bem como todo o seu dinheiro) correndo atrás da última moda, dos acessórios do momento ou dos tratamentos e cosméticos de última geração. Antes, devem estar mais preocupadas e investir mais seu tempo e recursos em boas obras em favor da expansão do Reino de Deus.

Cuide do seu corpo, vista-se com beleza, elegância e modéstia. Esmere-se no cuidado com sua aparência como forma de refletir a Cristo. Mas não permita que a obsessão com a aparência tome a forças, a energia, o tempo e o dinheiro que devem ser investidos em boas obras!

Seus esforços com a aparência não devem vir antes e em detrimento dos seus esforços pela expansão do Reino de Deus. Há tempo e lugar para todas as coisas. Saiba colocar cada coisa em seu devido lugar: as coisas mais importantes em primeiro, e as demais coisas lhe serão acrescentadas.

Mateus 6:27-33 diz: “Será que alguém consegue ficar um centímetro mais alto preocupado diante do espelho? Todo esse tempo e dinheiro gasto com moda, pensam que faz muita diferença? Em vez de correr atrás da moda, caminhem pelos campos e observem as flores silvestres. Elas não se enfeitam nem compram, mas vocês já viram formas e cores mais belas? Os dez homens e mulheres da lista dos mais bem vestidos iriam parecer maltrapilhos comparados às flores.

“Se Deus dá tanta atenção à aparência das flores do campo — e muitas delas nem mesmo são vistas —, não acham que ele irá cuidar de vocês, ter prazer em vocês e fazer o melhor por vocês? Quero convencê-los a relaxar, a não se preocuparem tanto em adquirir. Em vez disso, prefiram dar, correspondendo, assim, ao cuidado de Deus. Quem não conhece Deus e não sabe como ele trabalha é que se prende a essas coisas, mas vocês conhecem Deus e sabem como ele trabalha. Orientem sua vida de acordo com a realidade, a iniciativa e a provisão de Deus. Não se preocupem com as perdas, e descobrirão que todas as suas necessidades serão satisfeitas."

Quanto tempo gastamos na frente do espelho, preocupadas com nossa aparência, desagradadas com nossos defeitos ou envaidecidas por qualidades? Quanto tempo gastamos em frente ao guarda-roupa, infelizes e descontentes com nossa coleção de roupas ou sapatos? Quanto tempo gastamos pensando em como adquirir aquele item da última moda?

Por acaso você já deixou de ir a um culto ou reunião com os irmãos por julgar não 'ter roupa'? Você já saiu para a igreja estressada e com uma tromba daquelas porque não tinha 'a' roupa dos seus sonhos? Já deixou de participar com alegria e serviço da comunhão com os irmãos na igreja porque ao chegar lá se deparou com mulheres 'mais bem vestidas' do que você e por isso se sentiu inferior e se escondeu em um canto qualquer?

A Bíblia fala que quem não tem Deus é que se preocupa demais com essas coisas.

"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal." Mateus 6:31-34.

O tempo que temos para servir e fazer diferença nesse mundo é perdido, drenado por nossa preocupação excessiva com nossa aparência ou com o que haveremos de vestir. Transformemos nossa mente, ajustemos o nosso foco. Devemos remir o tempo e investí-lo naquilo que tem valor eterno e todas as outras coisas nos serão acrescentadas. Veja novamente comigo o que diz Mateus 6:27-33: se Deus cuida da vida e da aparência das flores não cuidará muito mais de nós?

A imagem que as pessoas têm de nós pode mudar e até ser esquecida com facilidade, mas o efeito que fizermos em suas vidas através de nossas obras fica gravado para sempre. No final das nossas vidas, quando a beleza da juventude acabar e as roupas da moda não nos servirem mais, o que ficará é a beleza daquilo que fizemos pela graça de Deus para o Reino de Cristo. A beleza de um look perfeito em nada supera a beleza das boas obras.

que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição... com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.
1 Timóteo 2:9-10


Um abraço de quem deseja estar sempre muito bem vestida, mas em primeiro lugar DE BOAS OBRAS!
Renata Veras

Publicada originalmente em 25/01/15, 19:58pm

You Might Also Like

2 comentários

  1. olá gostaria de dar uma sugestão uma sugestão, se possivel pode colocar um menu para download para ir direto aos recursos que tem...

    ResponderExcluir
  2. Lendo em Março de 2024.Graças ao Senhor por nós querer adornadas para Ele mesmo.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Blog Archive