Não se iluda com amor de Facebook


por Isa Martins

Eu percebo cada vez mais que as pessoas possuem uma ideia demasiado errada sobre o amor e sobre o casamento. Confesso que é uma ideia bonita, que me arranca risos, suspiros e, por vezes, até lágrimas. Não nego a possibilidade dessa ideia ser absolutamente sincera, mas também não posso deixar de ressaltar que ela é profundamente errada.

A ideia a qual me refiro é aquela das propagandas de TV. Sim, aquela que nos faz desejar profundamente “um amor assim”, aquela ideia de casal perfeito. E essa ideia já saiu dos comerciais e conseguiu corromper de tal maneira nossas mentes que já não conseguimos mais encontrar realização e felicidade em nossos relacionamentos. Nós queremos, a todo custo, ter um amor de postagem de Facebook. Queremos tanto que nem ao menos paramos para pensar que esse amor não existe fora do campo das ideias. Não existe pelo simples fato da vida real não ser o lindo mundo do Facebook, onde todos são bons, bonitos, bem-humorados e felizes.

Sim, aquele casal maravilhoso que morre de se declarar no Face também tem problemas, às vezes, bem mais sérios do que os seus. Sim, aquele marido da sua amiga que você curte todas as declarações de amor que ele faz (e ainda sente raiva do seu marido por não fazer o mesmo) também tem defeitos. Talvez, se tivesse a oportunidade de tê-lo como esposo por um dia, você voltaria desesperada para casa, abraçaria seu marido e diria que não o trocaria por nada nesse mundo.

O que quero dizer é que essa cultura de relacionamentos baseados na irrealidade e nas aparências não irá nos levar a lugar algum além da infelicidade. Precisamos parar de basear nossas vidas naquilo que vemos na internet, na televisão e nos filmes. Precisamos ter consciência de que um relacionamento entre dois pecadores jamais poderá ser perfeito. Necessitamos, acima de tudo, entender que o nosso exemplo de amor é Cristo, pois só Ele nos ensina a amar pessoas imperfeitas, só Ele nos ensina a perdoar os pecados daqueles a quem amamos, somente por meio de sua obra e graça podemos alcançar relacionamentos saudáveis e felizes.

A Bíblia nos apresenta um amor totalmente diferente daquele que o mundo vivencia. O amor que recebemos de Cristo e que devemos cultivar é um sentimento baseado no altruísmo, que coloca o outro como mais importante, que se doa sem buscar nada em troca. É o amor que está descrito em 1Coríntios 13: bondoso, paciente, benigno, perdoador e que jamais acaba. Nós, pecadoras que somos, jamais teremos a capacidade de exercer esse sentimento e nem mesmo de senti-lo por completo, a não ser por meio da atuação do Espírito Santo de Deus em nossos corações. Somente quando temos nossos sentimentos transformados pelo evangelho é que nos tornamos capazes de amar verdadeiramente.

Se você deseja parar de sofrer os efeitos dessa falsa ideia de amor, busque conhecer e praticar o amor verdadeiro, que não se baseia em quem nós somos ou no que fazemos e merecemos, mas em quem Cristo é, no que ele fez por nós e na glória que ele merece receber por meio de nossos relacionamentos. Minha oração é para que gastemos menos tempo admirando e desejando as coisas que são postadas no Facebook e mais tempo conhecendo aquilo que é realmente puro, verdadeiro, admirável e desejável, o amor de Deus.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. ” – Filipenses 4:8


Isa Martins

___________________

You Might Also Like

2 comentários

  1. Amando os textos do Blog :) <3

    ResponderExcluir
  2. Otima reflexao!
    Confesso que por vezes penso em excluir meu face, pois alem de desperdiçar meu tempo, percebo que fico insatisfeita ou irritada com as publicaçoes que vejo. So quero aproveitar meu tempo com o real, e glorificar a Deus com tudo o que sou e tenho.

    ResponderExcluir

Popular Posts