Os melhores presentes que podemos dar para nossos filhos. - Reflexão em Jó 1:5





"De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: 'Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus'. Essa era a prática constante de Jó." (Jó 1:5)

Nós, mães, nos preocupamos em dar sempre o melhor para nossos filhos. Infelizmente a filosofia consumista já influenciou tanto o nosso coração que os nossos valores também foram invertidos. Estamos dispostas a qualquer sacrifício para dar o 'melhor' a eles, principalmente no que diz respeito a coisas materiais. Enfrentamos o mercado de trabalho e nos distanciamos o dia todo de nossos lares e de nossos filhos a fim de dar a eles a melhor casa, a melhor escola, a melhor condição financeira. Mas não estamos dispostas a gastar nossos joelhos, sacrificar nossas noites, abdicar de prazeres em jejum a fim de levá-los a Deus em oração e toda súplica.

Gastamos tempo com tudo para nossos filhos: arrumamos os cabelos de nossas meninas, escolhemos zelosamente o figurino dos nossos pequenos, decoramos os quartos com todo esmero, planejamos lindas festas de aniversário e somos capazes de varar noites recortando e executando os projetos das festinhas. E me pergunto quanto tempo gastamos em oração por eles? Quantas vigílias já gastamos em oração por eles? De quantas coisas nos privamos para termos um tempo a mais de comunhão com o nossos Deus a fim de falarmos com Ele sobre cada aspecto da vida de nossos pequenos?

Mostramos que nossos valores estão invertidos e que valorizamos mais o material que o espiritual quando não investimos o nosso tempo e as nossas forças no cuidado e formação espiritual de nossos filhos. Além de perdemos as bençãos de um caminhar com Deus na educação e desenvolvimento deles também acabamos por ensiná-los erroneamente que as coisas materiais são mais importantes que o relacionamento e a dependência de Deus.

Jó nos dá um lindo exemplo de amor e cuidado espiritual de um pai por seus filhos, embora eles já fossem adultos e responsáveis por si: "Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: "Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus". Essa era a prática constante de Jó." (Jó 1:5)

Oremos diariamente, intencionalmente e fervorosamente por nossos filhos. Se são pequenos, oremos por sua salvação, por sua personalidade, por seu caráter, por seu temperamento. Já oremos pela adolescência deles, período sempre tão complicado. Oremos pela vocação de nossos filhos e por seus relacionamentos. E assim como Jó, oremos por seus pecados, rogando pela misericórdia de Deus em suas vidas.

Precisamos rever os nossos valores. Ou estamos longe de saber o que é o melhor para nossos filhos, ou simplesmente não estamos dispostas a pagar o preço de levar diariamente, intencionalmente, fervorosamente nossos filhos a Deus em oração.

Os melhores presentes que podemos dar aos nossos filhos são aqueles de valor eterno. Orar por eles, ensiná-los as Escrituras, ensiná-los a temer ao Senhor e dar bons exemplos.

Um abraço de uma mãe que deseja dar sempre o melhor pra seus filhos,
Renata Veras

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts