Pense MAIS! Ame MAIS! ...e melhor.



Pense MAIS! Ame MAIS! ...e melhor.

E o mote de mais uma propaganda pós-moderna que insiste em empurrar a tolerância intolerante estava estampada nos outdoors da cidade: Pense menos! Ame mais!

Em outras palavras, a mensagem era: não seja tão crítico, simplesmente aceite. Como se o criticismo, o pensamento racional fosse contra a nova ideologia do ‘tudo pode e ponto final’. E essa é realmente a verdade. A lógica pós-moderna nos obriga a largar tudo: valores, princípios, pressupostos, lógica e até a razão - simplesmente pelo bem do pós-modernismo.

Querem esvaziar a nossa mente, que sejamos acéfalos. Será mesmo sério? Agora faz mal pensar? Afinal, a razão é inimiga do amor? De onde tiraram essa ideia tão tosca e sem sentido?

A falsa compreensão de amor como sentimentalismo barato quer empurrar a ideia de que pensar demais estraga o amor. É a mesma lógica dos que dizem “siga o seu coração” ensinando que não se deve pensar racionalmente antes de tomar alguma decisão e esquecendo o quão enganoso é o coração e o quanto o emocionalismo nos faz ver as coisas distorcidas e fora de perspectiva.

Um amor sem compreensão, sem entendimento, sem racionalização é um amor capenga, infantil, imaturo. É um amor de momento, sujeito às variações do nosso humor e dos nossos sentimentos. É um amor sem fundamento, sem convicção. 'Por que você ama?' 'Não sei, só amo'. Não acredito que isso seja verdadeiramente amor.

Se amar significa agir pelo bem do outro é extremamente necessário que eu pense, e pense muito, em como posso cumprir de forma plena essa tarefa. Pensamos pelo bem do amor. A nossa mente alimenta o amor. O pensamento é essencial para um amor verdadeiro e saudável.

Amor sem razão não é amor, é sentimentalismo barato que não vale de nada. É esse tipo de amor que querem? Eu digo: ame mais, mas pense mais! Pense, pense muito, pense bem, pense biblicamente. Assim você vai saber o que é amar. Assim você vai poder verdadeiramente amar e amar melhor.

Um abraço, Renata Veras.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts