Autoavaliação - reflexões em Malaquias.


É! O ano vai acabando e se a gente não olhar pra traz para ver o que estamos fazendo errado, não vamos conseguir fazer direito no futuro, não é mesmo? Antes de fazer a sua lista de resoluções para o próximo ano, que tal avaliar como foi o ano que passou? As vezes olhamos demais para o futuro e esquecemos as lições preciosas do passado. Mais importante do que o que vc fará com os dias que você ainda não tem e que nem sabe se terá é ver o que você anda fazendo hoje.

E eu estava aqui lendo minha Bíblia nesses últimos dias do ano e esbarrei no livro mais improvável pra pessoa escolher para ler na loucura dessa temporada. O livro é o livro do profeta Malaquias e a dica foi do Bombonzão. Sei que tem gente que vai dizer “e ainda tem esse?”, mas tem sim! E é fantástico!! Foi inclusive aqui que aprendi com o meu pai que Deus diz que vai mandar um pessoal aí à merda! Não se escandalize! É literal! (pode ler lá em Malaquias 2:3)

Mas o assunto não é esse e voltando ao tema da autoavaliação, Deus falou muito comigo através desse livro e das acusações/perguntas do próprio Deus ao seu povo. Cada uma delas um convite e tanto para uma autoavaliação profunda e valiosa de fim de ano.

Preparada? Vou colocar as afirmações/acusações/perguntas aqui. Convido vc a pegar sua Bíblia e ler o que Deus diz lá e responder cada uma das perguntas por vc mesma depois. Simbora? Simbora!


1. “Eu sempre amei vocês! Mas vcs me perguntam: ‘de que maneira nos amou?’” E o Senhor responde... (1:2)



2. “Vocês desprezam meu nome! Mas vcs me perguntam: ‘de que maneira desprezamos o teu nome?’” E o Senhor responde... (1:6)



3. “Vocês cansaram o Senhor com suas palavras! Mas vcs perguntam: ‘de que maneira o cansamos?’” E o Senhor responde... (2:17)



4. “Agora, voltem-se para mim, e eu me voltarei para vocês! Mas vocês perguntam: ‘de que maneira voltaremos?’” E o Senhor responde... (3:7)


Em poucas perguntas, temos uma avaliação profunda e significativa da nossa vida, do que Deus tem feito por nós e de como nós nos relacionamos com Ele. Que o Senhor nos ajude a enxergar a sua grandeza e amor, que Ele nos ajude a enxergar onde temos falhado e que nos ajude também a caminhar de volta pra Ele que é sempre tão cheio de graça e misericórdia.


“Mas, para vocês que temem meu nome, o sol da justiça se levantará, trazendo cura em suas asas. E vcs sairão e saltaram de alegria” (Malaquias 4:2)

Um abraço carinhoso,
Renata Veras
Photo by Imani Clovis on Unsplash

You Might Also Like

1 comentários

Popular Posts