O QUE UMA MULHER PRECISA? Para crescer em piedade e no conhecimento de Deus


Com o crescimento do interesse de mulheres pelas questões religiosas, tem crescido também a lista prescrita como indispensável para que ela ‘esteja por dentro’ do assunto:
- Ler os principais teólogos reformados
- Ler teologias sistemáticas
- Saber sobre linguística
- Conhecer as línguas originais

Mas o que é realmente necessário para que uma mulher comum, como eu e você, cresça em conhecimento de Deus, intimidade com Cristo e em maturidade espiritual?

Das muitas coisas que aprendi com minha madrasta, uma me impactou e me marcou de forma especial. Ela ainda era nova na fé e ao se converter não faltaram sugestões de amigos a respeito de livros e recursos que ela deveria ler a fim de ajudá-la na caminhada cristã. A resposta dela marcou e moldou ainda mais a atitude e o pensamento que eu já tinha com relação ao conhecimento dos rudimentos da minha fé. Ela enfaticamente rejeitou as sugestões bem intencionadas e disse que não leria livro adicional algum até que tivesse lido toda a sua Bíblia. Afinal, de que outra forma julgaria a literatura adicional que viesse a ler?

Muitas vezes a ‘literatura extra’ tem tomado o lugar da nossa Bíblia. Ela tem se tornado necessária e não auxiliar. E ela, muitas vezes, tem retirado de nós o privilégio de aprender de 'primeira mão' bem como atrapalhado e retirado a prioridade e a suficiência das Escrituras.

Temos preguiça de ler a Bíblia, de pensar, de orar pedindo iluminação, de mastigar, de meditar, de ler mais uma vez. Nos acomodamos e nos apegamos àquela velha história de que as Escrituras são difíceis demais, à ‘moda teológica’ ou ao 'status teológico'. Corremos rapidinho para o caminho mais fácil ou para o mais pomposo. Um devocional diário, um comentário bíblico, uma Bíblia de estudo. E com isso perdemos. Pensamos pela cabeça de outros enquanto o Espírito Santo nos aguarda para nos fazer pensar e aprender através dEle e da Palavra.

Essa história de que a Bíblia é complicada demais e de que é necessário algo mais para podermos entende-la já causou muito mal no passado. E muitas vezes a ‘literatura extra’ tem tomado o lugar da nossa Bíblia. Ela tem se tornado necessária e não auxiliar. E ela, muitas vezes, tem atrapalhado e retirado a prioridade e a suficiência das Escrituras.

As Escrituras foram escritas para pessoas simples assim como eu e como você. Além disso, recebemos o Espírito Santo que dentre tantos ministérios, tem aquele de iluminar os nossos olhos, abrir nosso coração e nos fazer compreender.

Eu sou uma militante do estudo teológico em profundidade para mulheres. Tenho me dedicado a isso, escrito sobre isso e defendido isso. Quanto mais profundo for possível conhecer, melhor. Mas é preciso começar e se firmar no que é mais fundamental.

Sem dúvida podemos e devemos desfrutar das bênçãos de ter crentes piedosos que vieram antes de nós e que podem nos ensinar muito sobre Deus e sobre a Sua Palavra. A questão é que precisamos fazer primeiro a lição de casa. Perdemos o privilégio de desfrutar do Original.

Certamente ferramentas como comentários, dicionários bíblicos, concordâncias podem ser usadas e auxiliam na compreensão de questões difíceis. Os comentários também têm seu valor, mas podem nos impedir de desfrutar do prazer de descobrir verdades maravilhosas através de um relacionamento íntimo com Deus e com a sua Palavra. A literatura extra pode e deve ser utilizada ao final do processo de estudo bíblico, a fim de conferir se a sua interpretação caminhou na direção correta.

Nada melhor do que desfrutar desse momento íntimo e de conhecimento pessoal que muitas vezes é atrapalhado até pelas Bíblias de estudo que insistem em interferir na leitura natural com suas notas de rodapé que interpretam o texto pelo leitor e trazem algo a mais para o que está escrito por obra de inspiração divina.

E o que é necessário? Você, sua Bíblia, o Espírito. Além disso, temos um ambiente maravilhoso para comunhão e crescimento – a Igreja. Junto com irmãos piedosos e mestres idôneos podemos crescer em conhecimento, tirar dúvidas, corrigir interpretações erradas.

Fiz teologia, li um monte de livros, estudei também grego e hebraico. Mas os momentos mais deliciosos e produtivos acontecem quando estou só eu e minha Bíblia, em plena intimidade e dependência do Espírito Santo.

Conheçamos e prossigamos em conhecer o nosso Deus através do estudo dedicado das Escrituras na dependência do Espírito Santo.
Um abraço carinhoso,
Renata Veras.

[RECURSOS]
[PLANNER DEVOCIONAL]

Seguem as imagens das folhas do check-list de leitura bíblica para download.
Dessa vez vai o checklist dos livros históricos.

Clique na imagem, espere abrir, clique no botão direito e escolha a opção 'salvar como'.
Se você fez o download ou foi edificada através desse conteúdo, deixa um comentário pois vou amar saber.


You Might Also Like

4 comentários

  1. Muito edificante, Deus continue abençoando seu ministério, tem abençoado muitas vidas...e colorido também!

    ResponderExcluir
  2. Olá!Conheci o seu blog a poucos dias e estou sendo muito edificada com os artigos,você é virtuosa, talentosa e abençoadora.Louvo a Deus por sua vida, assim como eu tenho crescido espiritualmente creio que muitas mulheres tem sido abençoadas através de você e seu blogue . Deus abençoe seu trabalho e dedicação. Um grande abraço. Fica com Deus.<3

    ResponderExcluir
  3. Renata querida, sempre que resolvo dar um click neste maravilhoso blog, fico renovada a cada dia e aprendo muito com você, sei que deveríamos realmente nos apegar mais a Bíblia de que comentários no rodapé da Bíblia de Estudo. E isso nos faz crescer muito!

    Que Deus abençoe sua vida!
    Obrigada pelo carinho, abraços e sucesso sempre 💛

    http://ssimplesmenteprincesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amando , amando esses textos incríveis !

    ResponderExcluir

Popular Posts