[SÉRIE DEVOÇÃO 3] Como estudar a sua Bíblia de verdade


Se você gostaria de ter mais ferramentas para o seu momento devocional, trago algumas noções fundamentais sobre estudo bíblico indutivo. O estudo bíblico indutivo é o processo pelo qual o leitor comum é levado a mergulhar nas profundezas da palavra de Deus e garimpar verdades preciosas.

Os 3 passos principais do estudo bíblico indutivo são observação, interpretação e aplicação. Se a prática desse tipo de método parecer muito mecânico, saiba que com o tempo ele passará a fazer parte do seu hábito natural de leitura e estudo das Escrituras. Além desses 3 passos, trago mais algumas dicas importantes e necessárias para um bom estudo bíblico.

1.Prepare o ambiente e o seu material.

Separe um momento e prepare o ambiente. É necessário o mínimo de organização para um estudo bíblico produtivo.

Prepare seu material – Seu principal instrumento de estudo é a sua Bíblia. Prefira traduções da Bíblia à paráfrases. Você pode escolher alguma tradução contemporânea como NVI, Almeida XXI, NVT que tem uma linguagem mais simples ou mesmo as versões tradicionais como Atualizada.

Evite as paráfrases. Paráfrases não são traduções dos originais, mas um espécie de contextualização feita nas palavras do autor. Em outras palavras, uma paráfrase é uma espécie de interpretação que se distancia um pouco mais da literalidade dos originais.

Apesar de ser o instrumento principal, você pode utilizar outros recursos como versões diferentes, dicionários, concordâncias. Sobre os comentários um aviso: lembre-se que é você quem está estudando a sua Bíblia, então não sabote o processo. Os comentários tem seu valor e são bem-vindos ao final do estudo, a fim de que você compare e confira os seus resultados.
Além disso você vai precisar de papel, canetas, etc.

2.Comece com oração – dependência

Lembre-se do que já havia falado antes. Você tem o privilégio de ter o próprio autor ao seu lado enquanto lê e estuda a sua Bíblia.


3.Observação – o que vejo

Marque palavras-chave – palavras mais importantes, que se repetem, temas teológicos. Grife palavras desconhecidas. Crie legendas. Não tenha pena de riscar a sua Bíblia.

Tenha também um caderno ou papel próximo para anotações mais extensas, meditações, questões que lhe ocorram.
Procure coisas que são enfatizadas, repetidas, relacionadas (perguntas e respostas/causa e efeito, semelhantes, diferentes),

Garimpe informações no texto.
Faça perguntas chaves: quem escreveu?, para quem escreveu?, o que acontece?, o que é dito?
quando foi dito?, quando aconteceu? onde? porque foi escrito? como é feito?, como aconteceu?

4.Interpretação – o que significa

*Deixe o texto falar por si mesmo
Procure o significado que o autor intencionou com a passagem
O critério distintivo de um estudo verdadeiramente bíblico é que não trazemos ideias para serem introduzidas no texto e nem utilizamos o texto para provar ou endossar nossas ideias particulares. O estudo bíblico genuíno busca a intenção textual.


*Observe o contexto – literário, histórico, cultural, geográfico, teológico
Identifique o contexto imediato e contexto maior leia os parágrafos que precedem e antecedem a passagem que você está estudando. O ideal é que você tenha um mínimo conhecimento do assunto geral do livro em que se encontra o texto estudado.

*Identifique o tipo de literatura e as figuras de linguagem. É preciso estar atenta para não interpretar figuras de linguagem literalmente.

*Desenvolva uma visão panorâmica - resuma com suas palavras
Depois de identificar o tema da passagem, resuma aquilo que você aprendeu com o texto.

Até aqui, a Bíblia deve ser sua única ferramenta de estudo.
A característica do estudo bíblico indutivo é que ele é desenvolvido apenas entre você e as Escrituras.

Certamente ferramentas como dicionários, dicionários bíblicos, concordâncias podem ser usadas e auxiliam na compreensão de questões difíceis, mas evite utilizar comentários bíblicos neste momento.

Os comentários também têm seu valor, mas podem impedir você de desfrutar do prazer de descobrir verdades maravilhosas através de um relacionamento íntimo com Deus e com a sua Palavra.

Os comentários podem e devem ser utilizados ao final do processo, a fim de conferir se a sua interpretação caminhou na direção correta.

5.Aplicação – como se relaciona com a minha vida

O último passo do seu estudo bíblico é a aplicação. Você não pode se limitar a interpretar o texto, entender o que ele diz, e não avançar para o passo seguinte.

Leitura bíblica, observação e interpretação são inúteis se não há aplicação. Aplicação é o processo pelo qual fazemos o que lemos relevantes para nossa vida, relacionamos à nossa vida espiritual. Por outro lado, uma boa aplicação é quase impossível sem uma boa leitura, observação e interpretação.

Algumas perguntas podem ajudar na etapa da aplicação:
Há um exemplo a ser seguido?
Um pecado a evitar?
Alguma promessa a reivindicar?
Uma oração a se pedir?
Há mandamento a obedecer?
Alguma condição a se atender?
Um erro a notar?
Um desafio a se enfrentar?
Algum versículo a memorizar?

6.Assim como começou, não esqueça de terminar em oração.

O trabalho árduo de um estudo bíblico diligente e comprometido é recompensado pelo prazer de desfrutar das delícias inesgotáveis da Palavra do nosso Deus.

“A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes.
Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos.
O temor do Senhor é puro, e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas.
São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo.”
Salmos 19:7-10


[RECURSOS]


PLANNER DEVOCIONAL:
Seguem arquivos sobre estudo bíblico para ajudar você em seu estudo bíblico. Você pode imprimir e montar o seu próprio PLANNER DEVOCIONAL. (clique com o botão direito em cima da imagem, salve no seu computador e imprima)

1.INFOGRAMA COMO ESTUDAR A BÍBLIA
2.FICHA DE ESTUDO BÍBLICO
3.FICHA DE APLICAÇÃO PESSOAL

INFOGRAMA COMO ESTUDAR A BÍBLIA


Use esse infograma para lembrar dos passos fundamentais do estudo bíblico (clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)

FICHA DE ESTUDO BÍBLICO


(clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)

FICHA DE APLICAÇÃO PESSOAL


(clique com o botão direito na imagem, salve e imprima)

Se você foi abençoada, gostou do conteúdo e baixou os arquivos, deixa um recadinho aqui nos comentários.
Abraço carinhoso,
Renata Veras.

You Might Also Like

29 comentários

  1. Que dicas maravilhosas! Aprendi algo que acredito ser importante: a questão dos comentários. Assim que eu leio a passagem, eu leio o comentário que está na própria bíblia acerca dela, mas, pelo que entendi, devo adiar a leitura do comentário, a fim de que eu possa interpretar a passagem da melhor forma possível e tirar dela os ensinamentos práticos.. Mas acredito que, com o exemplo do diário devocional que você mostrou nos posts anteriores, irá ser mais fácil para mim rss Que Deus nos guie neste momento tão precioso que é o devocional e que Ele lhe abençoe mais e mais por nos dar tantas informações e recursos úteis <3

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz, Renata! Tenho acompanhado a série e extraído ricas lições. Gostaria de saber sua opinião sobre o uso de comentários antes de passar para o papel o ensinamento adquirido.
    Desde já, agradeço. Deus abençoe ricamente!

    ResponderExcluir
  3. O uso de canetinhas coloridas também é útil. Vermelho para advertências, azul para promessas....

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de compartilhar algo especial, ao longo da vida de Cristã sempre gostei de ler devocionais, mas não tinha feito os meus, agora que Deus me trouxe até a sua página percebo uma ajuda que nunca tive antes, apesar de buscar referências, só que a tua linguagem é mais incentivadora, espero em Deus que nunca te falte inspiração do Alto para ajudar mulheres como eu... acostumadas a gostar de devocionais alheios e achando sem condições de fazer o seu. Enfim, aprendi que eu posso sim, ter o meu devocional e crescer em intimidade com o nosso Deus, Pai. Graça e paz. Amando o cuidado de Deus por nossas vidas !!

    ResponderExcluir
  5. Foi muito edificante pra mim, Renata. Vou baixar a ficha de estudo bíblico para o estudo que temos feito em Romanos e apresentar os três arquivos para os meus professores da EBD. Eu uso lápis colorido na minha Bíblia e é legal porque, como a folha é fininha, não marca atrás.
    Que Deus abençoe sua vida e a da sua família e você possa sempre ser um instrumento para a Glória do nosso Deus.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, gostaria que explicasse a diferença entre o estudo bíblico e o devocional.

    ResponderExcluir
  7. Amei os posts e o planner. Desejo aprender a fazer a leitura da maneira correta, pois como diz os versículos, a palavra de Deus é o que necessitamos em todo tempo...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Deus lhe abencoe ricamente vou montar em pdf pra distribuir as irmas da igreja.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelos devocionais, são lindinhos baixei todos!

    ResponderExcluir
  10. Excelente,amei cada detalhe e a sua dedicação.
    Entrei no canal do YouTube vi que vc ensina a montar o planner, então me parece que tem como comprar já impresso, como faço e qual o valor?

    ResponderExcluir
  11. Estou encantada com seu trabalho! Vou utilizar estes recursos para desenvolver um trabalho com o conjunto de senhoras. Muito obrigada, que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Por favooor, como faço pra comprar o planner do video do youtube????

    ResponderExcluir
  13. Que show!
    Achei a foto no pinterest, e amei saber que alguém fez para um devocional. Ficou MARA!!! Que Deus lhe abençoe muito.

    ResponderExcluir
  14. ola minha querida estou apaixonada pelo planner e queria muito ter completo pois nao consigo ver todas folhas se tiver como me mandar por email ficarei eternamente grata.
    allyne.dayane@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada pelo material! Trabalho com meninas na minha igreja e sempre acho difícil encontrar material sobre crescimento cristão de boa qualidade em português! Suas coisas são lindas e seu blog fantástico! Que Deus continue te abençoando para que você possa continuar abençoando outras mulheres!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite como faco pra adquirir ou conseguir baixar o todas as folhas do planejamento da leitura da Bíblia? Só consegui visualizar o pentateuco mas o restante não achei. Teria como enviar?
    lidianerempemdeoliveirafaria01@gmail.com. Preciso muito
    Obg pelo carinho com as leitoras

    ResponderExcluir
  17. Paz amada, ricamente inspirador. Que Deus continue te sustentando e inspirando. Grande beijo e obrigada.

    ResponderExcluir
  18. A paz! Amei tudo! Agora vou iniciar com esse plano de estudo lindo

    ResponderExcluir
  19. Nossa amei o seu blog! Parabéns!!! Estava justamente procurando uma maneira de fazer um bom devocional e você me ajudou muito! Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  20. eu amei muito ate fiz uma versão masculina para meu namorado nossa excelente estão de parabéns

    ResponderExcluir
  21. Seu blog é maravilhoso, tenho aprendido muitas coisas aqui, já salvei esses arquivos e uso como modelo para estudar a bíblia, fiz um caderno de estudos só pra isso. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos e downloads. Deus te abençoe grandemente!

    ResponderExcluir
  22. Amada, obrigada por compartilhar seu conhecimento. Utilizei suas palavras no caderno de orações que estou fazendo. Deus te abençoe !

    ResponderExcluir
  23. quero saber onde encontroo ou complo o planner completo

    ResponderExcluir

Popular Posts