Quando o machismo vem de dentro (dos cristãos)


Efésios 5:3 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.

Que atitudes machistas* e declarações misóginas são lamentáveis ninguém discute. Mas existe uma forma através da qual elas conseguem se tornar ainda piores. Pra mim, a pior expressão do machismo é aquela que vem de dentro. Não me refiro a um machismo que flui do interior porque, infelizmente, todas as ações de uma pessoa refletem de alguma forma o que ela guarda no coração. Me refiro antes ao machismo que vem de dentro do povo de Deus, daqueles que se dizem conhecedores e seguidores das Verdades Eternas.

Comentários depreciativos à mulheres, piadas com partes íntimas femininas, troca de fotos depreciativas. Faço minhas as palavras do apóstolo de que tais coisas nem ao menos deveriam se nomear no meio dos cristãos. Mas o fato é que existem e são mais comuns do que imaginamos.

Quando as mulheres cristãs reclamam da falta de figuras masculinas, a reclamação não é sem fundamento. Se é triste a constatação de que os homens estão cada dia menos masculinos (menos líderes, protetores, provedores), mais deprimente é a constatação de que eles não apenas diminuem a sua masculinidade, mas desprezam, descaracterizam e abusam da feminilidade alheia.

Tratar a mulher como objeto, se deleitar em compartilhar fotos de nudez feminina, fazer piadas com partes íntimas e se gabar de usar mulheres é tratar a mulher como qualquer outra coisa que não o que o Criador intencionou pra ela. E isso vindo de crentes é um verdadeiro absurdo.

Como já disse em outra ocasião, qualquer atitude que diminua a dignidade de uma mulher é uma das expressões mais cruas da desordem do plano original de Deus para as relações entre os gêneros. É a expressão mais mesquinha do pecado masculino, quando este fere a dignidade de seu par, seu correspondente, seu igual, seu complemento ontológico, reduzindo-o a qualquer coisa menos que um ser humano, que assim como ele, foi feito à imagem e semelhança de Deus e com quem compartilha a maior experiência de solidariedade ontológica da raça.

Quando pensamos na forma como Deus criou homem e mulher, no caráter belo e complementar, na mutualidade e ligação entre eles, é fácil entender que uma atitude de proteção e preservação deve derivar dessa relação. Sendo ambos à imagem de Deus, recebedores da mesma graça de vida, é completamente fora de propósito uma atitude masculina como essa. Um homem que se diz cristão, que diz conhecer a Deus, e tem esse tipo de atitude para com as mulheres desonra e entristece o próprio Criador da Mulher. Despreza a dignidade e o valor que Deus concedeu à mulher. Humilha e diminui aquela que lhe é necessária. Por fim, mostra que, ou tem sua mente e seu coração dominados pela cultura e pelo pecado e não pelas verdades da palavra de Deus, ou nem ao menos conhece a Deus.

Sabemos que essas atitudes muito tem a ver com o comportamento de mulheres que não se dão ao respeito, mas a atitude de muitas mulheres não justificam a atitude errada de muitos homens. Se por um lado as mulheres devem respeitar a sua natureza feminina e honrar seu Criador através de sua feminilidade, os homens, principalmente os cristão, tem a responsabilidade de tratar qualquer mulher com a dignidade devida e, o máximo quanto puder, preservar, proteger e elevar o valor e a honra daquela que é, junto com ele, herdeira da mesma graça de vida.

Sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida. 1Pedro 3:7

Renata Veras

*por machismo, não me refiro ao pacote completo de significado atribuído ao termo pelo feminismo, mas me refiro a atitudes masculinas que exageram suas prerrogativas e diminuem a mulher.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts