CANSOU DE SER BOAZINHA? Renove Suas Forças! Reflexão em Gálatas 6:9,10



CANSOU DE SER BOAZINHA? Pois Então, Renove Suas Forças! Reflexão em Gálatas 6:9,10

"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos."
Gálatas 6:9-10


CANSEI! Quem já não disse isso? Pra todas nós, mortais, há de chegar esse dia em que o desânimo vai bater... seja com relação ao cônjuge, a uma amiga, a um familiar.

Você tanto se esforça e não vê ganho algum em todo esforço. De que adianta ser sempre agradável, ceder, dar a preferência, deixar seus interesses em segundo plano por algo ou alguém que nunca reconhece ou nunca tem atitudes de reciprocidade? Com sacrifícios, você trinca os dentes e faz um agrado mesmo quando a pessoa não merece, você abre mão de você, da sua segurança, da sua saúde pra cuidar do outro, mas o outro parece completamente incapaz de aprender a fazer o mesmo.

Você pode chegar ao ponto de achar que todo o esforço de retribuir o mal com o bem não tem valido de nada, porque o bem parece completamente insuficiente, ineficiente para amolecer o coração do outro. Você pode achar que essa pedagogia do bem não funciona com determinadas pessoas - ao invés de constranger o outro, de fazê-lo reconhecer que deve agir de forma bondosa e altruísta, o faz se encher mais de si mesmo, o faz se achar cada vez mais certo e seguro de seu comportamento, afinal de contas, agindo da forma que sempre age, recebe em troca sempre o bem.

A minha palavra pra você que se sente assim é a mesma que ouvi do Senhor, através da Palavra de Deus. Eu estava bem num dia de desânimo desses e Deus falou diretamente ao meu coração: "Ei! Peraí! Como é que é? Cansou? Já? Como assim? Vai deixar de fazer o bem agora? Não é por aí não, queridinha! Se anime! Não se canse de fazer o bem, pois se você não desanimar, no tempo certo colherá os frutos!"

"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." Gálatas 6:9-10

Temos a tendência de achar que a demora de Deus significa que Ele não está cuidando do nosso caso, mas as coisas não são bem assim. A demora pode significar também que muito trabalho está sendo feito e que muito trabalho ainda há pra fazer - em você e nos outros à sua volta. Quantas vezes perdemos as bênçãos porque desanimamos antes do tempo, porque abrimos mão, porque desistimos, porque desfalecemos? A Palavra de Deus nos anima e nos encoraja a continuarmos firmes e fortes, fazendo o bem, independente do que recebemos em troca. Já seremos abençoadas sempre que agimos dessa forma, ganhando em maturidade, em testemunho, no exercício do amor e do altruísmo. E quando o devido tempo chegar receberemos a recompensa completa... se não desanimarmos!

Algumas considerações importantes a fazer quando sentimentos como esses nos acometem:

1. Às vezes a síndrome de coitadinha nos acomete. Nesse ponto é preciso ajustar o foco - parar de olhar para nós mesmas e começar a olhar na direção correta. É sempre bom lembrar que não sou tão boazinha assim e que não estou nesse mundo para ter todas as minhas vontades e desejos atendidos. Estamos aqui para seguir os passos de Jesus que mesmo sendo perfeito foi ultrajado e não revidou com ultraje. Meu 'sofrimento' é até piada perto do que Jesus sofreu. Olhe pra CRISTO, Ele sofreu bem mais do que eu! Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. 1 Pedro 2:21

2. Quando começamos a cansar, a nos sentir injustiçadas, a nos sentir infelizes e a sentir pena de nós mesmas uma luz vermelha se acende! É a luz vermelha do egocentrismo, da autocomiseração. É porque começamos a olhar demais na direção errada, a focalizar demais nos nossos direitos, nos nosso umbigo. Lembre que você não é essa 'santidade e bondade' toda! Busque os interesses de Deus e confie que as outras coisas nos serão acrescentadas. O FOCO é amar a Deus e o próximo! Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33-34

3. Lembre-se que você não deve fazer o bem esperando algo em troca. Você não deve fazer o bem a outra pessoa com a intenção de constrangê-la ou ensiná-la. O bem realmente tem esse poder pedagógico de ensinar, mas esse não deve ser o seu foco. Você deve fazer o bem por amor a Cristo, em obediência a Ele. Calibre a sua MOTIVAÇÃO e isso pode fazer toda a diferença!

4. É bom lembrar que as circunstâncias que nos rodeiam não estão aí por mero acaso ou completamente sem propósito. Deus planejou e governa a nossa vida e as pessoas que estão ao nosso redor. Se Ele colocou certas pessoas difíceis para sua convivência Ele tem propósitos bondosos para sua vida através delas. Você deve aproveitar bem as circunstâncias para aprender e ter sua vida transformada. Veja a pessoa difícil como um CURSO intensivo de Deus pra você! E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28-29

5. É bom lembrar também que não sou eu que tenho poder para mudar as pessoas, as atitudes, as circunstâncias. Meu papel é fazer o que Deus manda - a parte da vingança, da disciplina, da avaliação, da transformação pertence a Deus. Muitas vezes temos que fazer o bem, receber o ultraje e direcionar esse ultraje para a conta do Senhor, que é quem tem direito de tratar dele da maneira correta. ENTREGUE nas mãos de Deus e siga fazendo o bem! Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 1 Pedro 2:21-23

Então, RENOVE SUAS FORÇAS,
OLHE PRA CRISTO,
AJUSTE SEU FOCO,
CALIBRE SUA MOTIVAÇÃO,
ENTREGUE NAS MÃOS DE DEUS
e continue incansavelmente a FAZER O BEM!

"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." Gálatas 6:9-10

Um abraço de quem precisa de forças do alto pra continuar no caminho certo,
Renata Veras

Publicado originalmente em 15 de dezembro de 2014, 7h.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Texto maravilhoso! Sabemos q ás vezes é difícil mas se procurarmos a vontade de Deus e as forças Nele conseguimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Andréia! O Senhor renova as nossas forças diariamente e nEle conseguimos permanecer firmes!
      Abraço grande!!
      Renata Veras

      Excluir

Popular Posts