Duas coisas que não podem faltar no seu guarda-roupa - Reflexão em I Pedro 3:3-4



Docilidade e tranquilidade - dois 'acessórios' de luxo que nunca saem de moda.

"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus." 1 Pedro 3:3-4


Jamais será verdadeiramente bela uma mulher que cuida de sua aparência e descuida do seu interior: seu temperamento e sua espiritualidade.


Ser você acha que ficar bonita é muito trabalhoso e complicado, quero te dizer que é ainda bem mais difícil do que parece. A verdade é que pra ser bonita de verdade não basta estar com o corpinho em dia, unha feita, cabelo arrumado e com a roupa certa.

Dizem que as mulheres se vestem e se arrumam para outras mulheres. Seja para mulheres ou para homens, não se pode negar a desenfreada busca feminina por estar sempre com uma aparência impecável. O fato é que, de uma forma ou de outra, preocupamo-nos com nossa aparência porque queremos ser notadas, aprovadas ou admiradas por outros ou por nós mesmas.

A mulher que, embora impecável por fora, é grosseira, nervosa, afetada, ansiosa, iracunda, explosiva, desaforada, impaciente, escandalosa, espalhafatosa, jamais será considerada verdadeiramente bela. Muitas se passam por lindas e elegantes até que abram a boca. Se os meros mortais avaliam assim, imagine só o nosso Deus que nos vê por completo: "porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração." 1 Samuel 16:7

Muito de nosso tempo e energia são gastos com nossa aparência exterior, mas esquecemos de 'acessórios' que são indispensáveis e que, se faltam na composição do 'look', leva todo o esforço por água à baixo.

O fato é que, ao cuidar de nós mesmas, pouco pensamos em atrair a atenção, ser notada, aprovada ou admirada pelo nosso Deus. Muito pouco pensamos em adornos que atraiam e agradem o olhar do nosso Pai celestial. Para agradar a Deus temos que nos adornar em um nível mais profundo já que o nosso Deus vê além da aparência exterior, Ele vê o interior do coração.

Pedro, em sua primeira epístola, dedica um tempo especial a esse assunto. Embora muitos o interpretem erroneamente, como se ele estivesse condenando todo tipo de adorno feminino, sua intenção e ênfase não jaz na proibição de um certo tipo de penteado, de um estilo de jóias ou de uma marca de roupa. Pedro enfatiza em seu ensino uma correta ordenação de princípios e valores.

Jamais será verdadeiramente bela uma mulher que cuida de sua aparência e descuida do seu interior: seu temperamento e sua espiritualidade. Provérbios 11:22 nos lembra disso quando lemos que "Como anel de ouro em focinho de porco, assim é a mulher bonita, mas indiscreta."

Há pelo menos dois 'acessórios' indispensáveis para que você fique realmente linda aos olhos de Deus, mesmo a despeito de quão luxuosa ou antenada seja a roupa que você está vestindo: espírito dócil e espírito tranquilo. Dois acessórios de 'luxo', de grande valor para Deus.

Docilidade - espírito dócil
Ser dócil é ser branda, terna, afável. Mais do que isso, docilidade é a qualidade de quem demonstra obediência; mansidão, submissão. Você é uma mulher rebelde, insubmissa, seca, contenciosa (no popular, barraqueira) ou grosseira?

Tranquilidade - espirito tranquilo
Um espírito tranquilo é um espírito sereno, sossegado, cheio de paz. Ser tranquila é ter o espírito quieto, confiante, descansado no cuidado e na sabedoria de Deus.
Você é uma mulher ansiosa, inquieta, impaciente, nervosa, preocupada excessivamente?

Ao se olhar no espelho naquele momento final antes de sair, lembre-se se olhar um pouco mais cuidadosamente. Olhe para dentro de si e avalie seu espírito - ele está adornado de docilidade e tranquilidade? Se sim, vá feliz e tranquila, tendo a certeza de que você está linda para quem mais interessa, seu Deus, e de que você irradiará beleza para os que estão à sua volta.

"A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus." 1 Pedro 3:3-4

Um abraço de quem precisa todos os dias da ajuda do Espírito Santo pra se tornar bonita por dentro e agradar os olhos e coração de Deus,
Renata Veras

Publicado originalmente em 26/09/2014, 16:04

You Might Also Like

5 comentários

  1. Através dessa matéria, o Senhor falou muito comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus seja louvado por isso, Luyinga!
      Um abraço carinhoso,
      Renata Veras

      Excluir
  2. Que texto liiiindo!muito importante refletirmos sobre isso, principalmente as jovens que são influenciadas o tempo todo pela "moda".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Layze!
      Deus nos ajude a cada dia.
      Beijo carinhoso,
      Renata Veras

      Excluir

Popular Posts