TODA MULHER, UMA TEÓLOGA! Toda mulher precisa de teologia.


Sabe do que a mulher mais precisa?

A coisa que a mulher mais precisa hoje é de uma boa teologia. Na verdade, isso nem é de hoje não. Basta lembrar da nossa amiga Eva, e de como ela conseguiu estragar tudo por causa de uma teologia equivocada. Da mesma forma, muitas de nós andam metendo os pés pelas mãos por falta de uma boa teologia.

Se você acha que teologia é algo complicado demais pra sua cabeça, que é coisa de homem, ou que você não precisa dela... Isso aqui é pra você!

Teologia não é complicado demais!

Teologia nada mais é que o estudo sobre Deus. É aquilo que cremos e conhecemos sobre Ele. Não é nada obscuro e escondido, reservado apenas para os iniciados em algum tipo de ordem secreta.

Wayne Grudem, em sua Teologia Sistemática, fala que está convencido de que a maioria dos cristãos é capaz de entender teologia com profundidade razoável, desde que ela seja apresentada com clareza e desde que se deixe de lado a linguagem técnica e difícil. Diz ainda que o estudo da teologia de forma alguma deve ser visto como algo árido e enfadonho (chato), mas como algo prazeroso, fonte de alegria e adoração.

Um grande número de nós mulheres não tem conhecimento real nenhum sobre o conteúdo ou história da sua fé – e não estão nem aí para isso. Muitas mulheres tem aversão à teologia e deixam ‘ela’ de lado pela ideia errada de que sua crença em Deus é questão apenas de fé irracional, e isso é um terrível engano.

A questão crucial é saber até que ponto o que cremos e conhecemos (sobre Deus, sobre Cristo, Sobre a Bíblia, etc, etc.) está certo ou está completamente equivocado. A questão é saber se nossa teologia é boa ou não.

O que é uma boa teologia?


Uma boa teologia é aquela que está completamente baseada nas Escrituras e não nas suas tradições, nem no seu achismo e muito menos nos seus sentimentos e emoções. Pra ter uma boa teologia é preciso de Bíblia!

Muitas possuem uma teologia de segunda mão ou de ouvir falar. Nunca pararam pra pensar o que acreditam realmente sobre Deus e o porquê de acreditarem assim. Não se contente com teologia de segunda mão, principalmente quando se trata de algo tão importante, do que depende a sua vida aqui e no futuro. Vá à fonte. A Bíblia foi escrita pra mim e pra você. Vá à fonte, tenha firmeza nas suas convicções. Estude de maneira séria, comprometida!

Teologia é para Mulheres!

Teologia não é só para pastores ou para os professores de seminário. Teologia é pra todo mundo. Teologia é também para a mulher.

“Não são somente os pastores e professores que precisam compreender a teologia com mais profundidade – é a igreja toda. Que um dia, pela graça de Deus, possamos ter igrejas cheias de cristãos capazes de discutir, aplicar e viver os ensinos doutrinários da Bíblia com a mesma facilidade com que discutem detalhes de seu próprio trabalho ou hobbies – ou as vitórias e derrotas de seus times ou de seus programas favoritos de televisão. Não é que os cristãos não tenham capacidade de entender a doutrina; simplesmente devem ter acesso a ela numa forma compreensível. Uma vez que isso aconteça, penso que muitos cristãos sentirão que a compreensão (e a vivência) das doutrinas das Escrituras é uma de suas maiores alegrias.”

A nossa teologia determina completamente a forma como entendemos e encaramos a vida. Se você tem uma teologia fraca e equivocada, você também vai encarar sua existência, seus propósitos de vida e sua missão de maneira equivocada. Não é a toa que temos tantas mulheres imaturas espiritualmente, facilmente influenciadas e levadas por qualquer teoria ou filosofia nova que apareça (2 Tm 3:5-7) E é por isso que todas nós precisamos, acima de qualquer outro conhecimento, de uma boa teologia.

Uma boa teologia:

* nos ajuda a entender definitivamente quem somos e pra quê fomos criadas. Você é um mero fruto do acaso ou um projeto amorosamente executado por Deus?
* nos ajuda a vencer nossas ideias erradas. E as ideias erradas que nos são impostas todos os dias
* nos ajudar a ter firmeza nas nossas convicções.
* nos ajuda a saber como responder a quem pedir razão da sua fé
* nos torna capazes de tomar decisões melhores
* nos ajuda a crescer como cristãs
* Quanto mais conhecermos a Deus mais vamos confiar nEle, obedecê-lo e louvá-lo com nossas vidas.

Daí você pode me dizer:
Tudo bem Renata, eu admito que preciso de teologia e que ela também é pra mim, mas será mesmo necessário estuda-la e profundidade, ir a um seminário, por exemplo, se eu não vou ser pastora nem nada do tipo?

Eu particularmente creio que toda a oportunidade disponível de conhecer o nosso Deus mais profundamente deve ser aproveitada. Se você tem a oportunidade de ir a um seminário, não perca tempo, vá! Se isso não é possível, há uma infinidade de oportunidades que não podem ser desperdiçadas como a escola bíblica dominical de sua igreja, cursos online, palestras, literatura.

Nós, mulheres, somos conhecidas como multi-tarefa! Seja você jovem, profissional, dona de casa, ou mãe de filhos pequenos como eu, somos todas capazes de separarmos um tempo na correria do nosso dia-a-dia pra aprendermos mais do nosso Deus.

E com relação aos ministérios, não se engane! Deus confiou importantes ministérios às mulheres também, como o ministério de treinar outras mulheres e o ministério de educar seus filhos. Dorothy Patterson, doutora em teologia, disse uma vez que só a responsabilidade de educar os filhos no caminho do Senhor já é uma razão mais que suficiente pra uma boa preparação teológica!

E eu sou grata a Deus por mulheres como ela, que não mediram esforços na tarefa de estudar a Palavra de Deus e assim puderam produzir material e livros que tanto me edificaram e me ensinaram a ser a mulher que Deus deseja e a como amar a Deus acima de todas as coisas.

E você? Está teologicamente preparada para encarar o mundo de hoje? (Rm 12:2) Como está a sua mente? O que realmente você sabe de Deus?

É uma simples questão de prioridade - o que é mais importante deve despertar em nós o melhor de nossos esforços. E o que pode ser mais importante para uma mulher cristã do que Deus?

Meu desejo é que você tenha desejo e prazer em conhecer mais sobre teologia assim como o tem desejo de aprender sobre moda, cabelo, maquiagem. Meu convite é pra que você se junte à mim no conhecimento do nosso Deus de uma forma alegre, simples, agradável e completamente relacionada com a sua vida.

“Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra." Oséias 6:3

You Might Also Like

11 comentários

  1. Excelente texto! Não há desculpas para nós mulheres não buscarmos estudar Teologia. Já que até a internet nos proporciona isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Luana!! É verdade! Sigamos e prossigamos no conhecimento do nosso Deus! Bjs

      Excluir
  2. Que texto maravilhoso, amoroso e cheio de esperança!
    Amo estudar a Palavra, fiz dois anos de teologia bem no início da minha conversão e na verdade foi um grande discipulado. Penso que todos em início da caminhada deveriam estudar teologia pois como o texto tão bem escrito esclarece ainda mais este aspecto de ser firmado em Cristo pelo estudo da Palavra.
    O que me entristece é dentro das igrejas as mulheres em sua grande maioria não se interessam por estudar a Palavra, inclusive em encontros de mulheres não há estudo profundo das escrituras a fim de firmar as mulheres na fé e assim conseguirem vencer seus problemas e dilemas...o que se vê nesse tipo de encontro são em sua maioria palavras de auto-ajuda, psicologia contrária aos princípios cristãos, enaltecimento do ser humano e diminuição do poder de Deus, vaidades ao extremo, onde a roupa e preparação para o dito evento são mais importantes que o conteúdo em si das palestras.
    E com isso, é difícil manter um círculo de amizade dentro das congregações pois é mais fácil arrumar amigas que falem sobre novelas, a maquiagem e o penteado da moda, mas se for abordar o tema de uma pregação a fim de aprofundar um pouco mais dificilmente encontra uma mulher que tenha este mesmo propósito.
    A minha oração por estes dias é que o Senhor desperte mais e mais mulheres que amem o Senhor e amem a Sua Palavra verdadeiramente e se deleitem sobre Ela e tenham suas vidas e suas famílias fortalecidas pelo ensino das escrituras e não por pensamentos fracos de Palavra e forte em humanismo.

    ResponderExcluir
  3. Amada Renata!

    Como é edificante seu blog. Pretendo iniciar um grupo de estudos com mulheres e minha igreja e seus textos tem me dado um norte, além de me ajudar na minha aplicação pessoal, no meu crescimento acerca dos propósitos de Deus para mim enquanto mulher. Deus te abençõe e continue nos edificando através da palavra inspirada que Ele tem te dado.

    Um abraço!
    Ceição Lima
    Mossoró, RN
    Membro da Assembleia de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Renata que texto excelente!

    Que material rico!
    Deus te abençõe continuamente. Tenho sonhado em dar início a um grupo de estudos para mulheres em minha congregação. Seus textos tem me orientado bastante a respeito dos temas.
    Um abraço.
    Agradeço a Deus por sua vida.

    ResponderExcluir
  5. Que testo maravilhoso sou totalmente a favor da teologia para mulheres desde que não mude a palavra de Deus, suas palavras é uma forma de grito de nos mulheres , falo por mim gosto de mais de teologia
    parabéns Deus abençoe sua vida para podermos te acompanhar em mais texto tão edificantes como esse.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia , POR FAVOR ME INDIQUE UM LIVRO SOBRE TEOLOGIA ALEM DA BIBLIA

    ResponderExcluir

Popular Posts