Querida, isso não é submissão... Submissão não é passividade.


Querida, isso não é submissão.
Submissão não é passividade.

Não me admira o fato de tantas mulheres correrem às leguas só de ouvir falar em submissão. A submissão tem sido sempre tão mal compreendida e confundida com tantas outras coisas que dá até pra entender porque muitas mulheres se recusam a aceitá-la.

Apesar de tanta controvérsia, não podemos nos acomodar e deixar o assunto de lado em nome de uma personalidade forte, de liderança, afinal, trata-se de um mandamento bíblico. Da mesma forma, não podemos usar a submissão como desculpa para uma personalidade passiva ou um estilo de vida igualmente pecaminoso, que confunde submissão com omissão, comodismo, conformismo, preguiça, indiferença, inércia.

Felizmente a Bíblia não nos deixa no escuro a respeito do assunto e o entendimento correto dessa verdade bíblica pode ser profundamente libertador para nós, mulheres.

Um bom começo para o entendimento da submissão bíblica é afastar de vez qualquer ideia errada atribuída à palavra. Wayne Grudem nos dá uma boa explicação sobre o que a submissão não é.

Submissão não é passividade.

“O erro correspondente da parte da mulher é tornar-se inteiramente passiva, em nada contribuindo para as decisões da família e mostrando-se relutante em corrigir o marido, ainda que ele aja erradamente. Submissão à autoridade não significa ser totalmente passivo e concordar com tudo o que a autoridade diz ou sugere – certamente não é assim que nos mostramos submissos à autoridade do patrão ou dos representantes do governo (podemos sem dúvida divergir do governo, permanecendo submissos a ele), ou ainda à autoridade dos líderes da igreja (podemos ser submissos a eles, ainda que discordemos de algumas de suas decisões). A mulher certamente pode submeter-se à autoridade do marido e ainda assim participar plenamente das decisões da família.”

Não há desculpa para passividade. Deus nos criou e nos dotou de capacidades, habilidades e dons. Cada um deles deve ser desenvolvido e utilizado em atitude de humildade e cooperação com o objetivo de auxiliar o nosso marido e edificar a nossa família.

Renata Veras

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts