SUBMISSÃO NÃO É PRERROGATIVA DE MULHER



SUBMISSÃO NÃO É PRERROGATIVA DE MULHER

Se você é daquelas que diz "Submerter-me? Jamais!" sinto lhe dizer que mesmo que você nascesse homem não poderia fugir da submissão.
A submissão é o estilo de vida dos cristãos.
Não é uma prerrogativa feminina, não é algo destinado apenas às mulheres como se a motivação para isto fosse a sua inferioridade.

A Bíblia ensina a submissão para todos e em todos os relacionamentos, como forma padrão de agir e demonstrar a humildade e o caráter de servo, segundo o qual ninguém considera-se superior ao outro, mas cada um considera os outros superiores a si mesmos. "Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos" Filipenses 2:3

A submissão é o meio para agir com amor e servir com abnegação, não buscando os seus próprios interesses. E isso vale para todos. "Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros" Filipenses 2:4

É uma forma de agir respeitando e confiando nas autoridades a quem Deus perfeita e soberanamente estabeleceu sobre nós.

Quando ajo em submissão demonstro um espírito dócil e tranquilo, que não luta por posição ou status, mas que confia tranquilamente em Deus e não teme mal algum. "Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos, como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo" 1 Pedro 3:5-6

Quando ajo em submissão demonstro respeito à ordem que Deus estabeleceu para todas as coisas e espero nele para a solução de qualquer problema.

Todos devem submeter-se uns aos outros - "Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo." Efésios 5:21

Todos devem submeter-se às autoridades - "Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem." I Pedro 2:13,14

Os servos devem submeter-se aos seus senhores - "Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor aos senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus. Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente." 1 Pedro 2:18,19

Mulheres devem submeter-se aos seus maridos - "As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador." Efésios 5:22,23

E todos devem submeter-se a Deus.

Numa cosmovisão mundana onde o egoísmo dita as regras o indivíduo vem em primeiro lugar, nunca o outro. Num mundo onde o que importa é o ganho e onde o interesse que norteia as ações é a vantagem obtida, submeter-se é completamente ridículo. Num mundo em que a competitividade se mostra à flor da pele, onde a ideia de ceder ou de dar prioridade a outros nem passa pela cabeça, a ideia de submissão torna-se completamente estapafúrdia, seja em que âmbito for.

A submissão brota voluntariamente de um coração transformado pelo poder e pelo exemplo de Jesus, que mesmo sendo Deus, assumiu a forma de servo, submetendo-se à vontade do Pai a fim de cumprir o plano divino de salvar os pecadores.´"Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens" Filipenses 2:5-7

Submeter-se, portanto, não é prerrogativa de fracos e oprimidos, mas dos fortes - daqueles que se fortalecem no poder de Cristo. Daqueles que se esvaziaram do orgulho, egoísmo e do desejo de poder e são cheios do amor, da confiança, da capacidade de servir mesmo sem esperar nada em troca.

Renata Veras

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts