KEEP CALM e vença a amargura, a gritaria e a murmuração - Reflexão em Efésios 4



KEEP CALM e mude de hábitos!
Vença a amargura, a gritaria e a murmuração - Reflexão em Efésios 4

“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.”
Efésios 4:31-32


“vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.”
Efésios 4:1-2


“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”
Efésios 4:22-24


Algumas mulheres vivem à beira de um ataque de nervos. As solicitações cotidianas, as exigências, a lista de afazeres e a montanha russa hormonal contribuem para esse fenômeno universal. Nesse turbilhão de tarefas, preocupações e frustrações muitas se tornam amarguradas, explosivas e murmuradoras.
Algumas carregam esse comportamento por tanto tempo que eles acabam por se tornar hábitos – hábito de reclamar, de gritar, de roer as unhas, de arrancar os cabelos, de explodir.

Como é difícil se desfazer dos maus hábitos. Mais difícil ainda é desenvolver os bons. Hábitos são comportamentos instalados em nós há tanto tempo que acabam sendo repetidos sistematicamente, mesmo sem que nos demos conta. Os psicólogos dizem que para mudar um hábito é necessário planejamento, disciplina e força de vontade. Acrescento a tudo isso a necessidade fundamental da ajuda do Espírito Santo e da orientação da Palavra de Deus, que não nos deixa só nessa enrascada.

A Bíblia traça uma estratégia para mudanças de hábitos. A lógica bíblica para mudanças de hábitos e atitudes é simples. É a lógica do despojar (ou despir) x revestir. Comportamentos e atitudes erradas devem ser deixados de lado, jogados fora e substituídos imediatamente por comportamentos e atitudes que agradam a Deus (e fazem muito bem à nós e aos que nos rodeiam).

Efésios 4:31,32 nos dá dicas práticas de como andar de acordo com a nossa realidade de Filhas de Deus, mudando nossos velhos hábitos, nos despindo da “velha mulher” e nos revestindo da “nova mulher” que somos em Cristo.

No lugar da amargura – decida liberar perdão
No lugar da cólera e ira – escolha ser paciente
No lugar da gritaria – aja com compaixão
No lugar da blasfêmia – profira palavras de benção


Mudar hábitos não é fácil, mas só acontece com esforço ativo e disciplinado e completa dependência de Deus. Temos conosco a ajuda sobrenatural do Espírito Santo. Quando buscamos sua ajuda e deixamos de entristecê-lo com o nosso mau comportamento temos a garantia do seu auxílio divino e constante. O nosso modelo, que nos inspira e nos constrange é o próprio Deus, que em Cristo nos perdoou e nos trata diariamente com toda a paciência, compaixão e longanimidade.

Um abraço de quem busca diariamente ajuda do alto pra vencer a tendência natural da carne.
Renata Veras

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts