Cozinha, teologia & generosidade divina - Cozinha sem Apuros T2:E1.



Cozinha sem apuros - T2:E1 - Cozinha, teologia e generosidade divina.

Você já parou pra pensar que cozinhar pode ser também uma maneira de apreciar a e aprender sobre a beleza e o criatividade do Criador. Pode ser também uma forma de gratidão. De reconhecer e desfrutar da generosidade do Deus que nos estende sua mão e nos ofereceu tanta riqueza para nosso benefício e prazer.

O nosso Deus Criador é também um Deus profundamente generoso. Quando Ele criou o mundo e colocou o ser humano nele, poderia ter criado uma ração humana suficiente para nutrir e sustentar a tava humana, mas não foi isso o que Ele fez. Ele criou uma infinidade de sabores, cores, aromas, texturas. Uma infinidade de ervas, de frutas, de verduras e generosamente entregou tudo isso (ou quase tudo - falaremos disso mais tarde) como fonte de nutrição e prazer para a humanidade.

“Disse Deus: ‘Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida’” Gênesis 1:29,30

Com um cálculo simples e hipotético de análise combinatória, poderíamos dizer que o número de combinações possíveis com o número de ingredientes que nos foi dado é fantástico.

Tanta variedade criada e oferecida e a gente insiste em comer sempre o mesmo, não é? Pior que isso, quanta coisa nutritiva e deliciosa in natura e a gente insistindo em comer produtos ultraprocessados cheios de calorias vazias.

Nosso Deus é aquele que não dá ponto sem nó. Tudo que ele fez e faz tem um fim proveitoso. Se ele criou essa variedade de frutas, verduras, ervas, certamente ele tinha um bom propósito para cada uma delas. Mais que nutrição e saúde, certamente Ele pensou no nosso prazer.

Nossa forma de cozinhar pode ter tudo a ver com a nossa teologia. Aproveitar a variedade dos recursos disponíveis dados por Deus também é uma forma de devoção.

Incluir a diversidade no prato também é uma forma conhecer mais e desfrutar mais de Deus. Usar criatividade na cozinha é refletir o caráter criativo do próprio Deus. Usar generosamente a variedade que temos é refletir a generosidade do Criador.

Cozinhar pode ser uma maneira de apreciar a beleza e o cuidado de Deus. Pode ser uma forma de gratidão. De reconhecer e desfrutar da generosidade de Deus que nos estende sua mão e nos ofereceu tanta riqueza para nosso benefício e prazer.

Que tal começar a incluir variedade no seu cardápio cotidiano? Que tal abrir um espaço para incluir e experimentar novos sabores, novas cores, novas texturas na sua alimentação de todo dia?

Desafio você a fazer uma lista dos ingredientes que você usa durante a semana. O próximo desafio é dobrar a variedade desses ingredientes. O desafio seguinte é incluir pelo menos 2 ingredientes que você nunca usou. Inclua, teste, experimente, desfrute e faça isso como se recebesse pela primeira vez um presente direto das mãos de Deus, daquele que é o criador, daquele que é extremamente generoso e que é sábio para nós dar sempre o que é melhor para cada um de nós.

A receita desse episódio é uma receita 100% vegetal. É igualmente uma receita simples e acessível, mas, por isso mesmo, muitas vezes desprezada. Muitos ainda torcem o nariz pra um prato de base vegetal, mas perdem a chance de desfrutar de uma combinação incrível de legumes e especiaria que é capaz de, literalmente, aquecer os corações mais gelados.

A inspiração para essa nova versão da minha sopa cremosa de abóbora (gerimum, aqui no meu país Ceará) é a butternut squash soup do Panera Bread. A segredo da versão estrangeira está nos temperos: um pouquinho de gengibre, um pouquinho de noz moscada e mais todos os temperos que vc julgar que combinem. Para acrescentar ainda mais um toque de nordeste nessa versão, acrescentei um toque de leite de coco. Sou suspeita pra falar, mas ficou perfeito. Obrigada por cada um desses ingredientes, Deus. E pela combinação tão harmoniosa deles todos.

Os ingredientes são:
1 abóbora manteiga (ou jerimum de leite)
2 batatas pequenas
1 cebola média
Alho a gosto
1 creme de leite
1/4 de xícara de leite de coco
Temperos e especiarias a gosto:
- gengibre em pó
- pimenta do reino
- pimenta branca
- ervas desidratadas
- noz moscada
Sal a gosto

O video com essa receita você encontra lá no IGTV do perfil @mulheresemapuros no instagram.
Um abraço carinhoso e bom apetite!
Renata Veras.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts