Lição 1 de Star Wars ep. 9 - Reflexão em 1 Reis 19


Nessa quarentena curti um cineminha em casa com o love e assisti o último episódio de Star Wars. Aqui em casa o fã de Star Wars é ele e geralmente assisto mais pra agradar. Mas que filme incrível que foi esse! E uma cena, em especial, me marcou e martelou na minha cabeça até que eu parasse aqui nesse momento - no meio da madrugada - e escrevesse o que vou escrever. Me refiro a cena em que uma personagem diz pra outro (não me peça pra dizer os nomes pq eu não vou saber, mas se vc assistiu vc vai lembrar):

“They win by making you feel that you are alone. There are more of us! There are more of us!!”

“Eles nos vencem ao nos fazer sentir que estamos sozinhos. Existem mais de nós! Existem mais de nós!”

E essas palavras foram um gatilho imediato pra me lembrar de uma passagem das Escrituras. No meio da luta para a qual fomos chamados a lutar podemos muitas vezes nos sentir só. Na luta pela família, pelo casamento, pela domesticidade, pela feminilidade bíblica, pelas Escrituras, pela pureza. Vc já se sentiu assim? Um peixe sozinho nadando contra a correnteza? Desanimada e sem forças por se sentir só nessa batalha? Nos primeiros anos de ministério com feminilidade me senti assim várias vezes. Solidão, desânimo, medo, vontade de desistir - na hora de uma luta séria e difícil, dessas pelas quais vale a pena lutar, se sentir sozinho parece ser a nossa tendência e essa parece ser uma estratégia eficaz do inimigo.

As palavras do personagem me fizeram lembrar de imediato a história do profeta Eliseu. Num certo ponto do seu ministério ele tava se sentindo exatamente assim: sozinho, com medo, desanimado, quase um coitadinho. Ele já tinha pedido pra Deus tirar sua vida e Deus tinha negado. Agora havia se enfiado numa caverna pra se esconder.

Por duas vezes Deus pergunta o que ele estava fazendo ali e, nas duas vezes, a resposta de Elias é a mesma:

"Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me". (1 Reis 19:10,14)

E o que Deus faz? Relembra a ele da verdade de que ele não está só. Não está só, em primeiro lugar, porque Deus está ali com ele, falando com ele, cuidando dele. E não está só porque, assim como ele, Deus tem muitos outros arregimentados a seu serviço. Não, Eliseu não era o único. Ele não era a última bolacha do pacote. E Deus lhe diz:

“fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram". (1 Reis 19:18)

Nossa tendência é achar que a luta é nossa e que lutamos sozinhos. Essa é a estratégia do inimigo. É preciso ter em mente que na luta contra o mal e pela missão que nos foi dada não estamos sozinhas. Nem horizontalmente nem verticalmente.

Primeiro a luta não é nossa. É dele. Ele é p maior interessado e ele nem precisa de nós. Como isso baixa a nossa bola! Sim! Não somos essa Coca-Cola toda. Segundo, Ele nunca nos deixa só. Mesmo que resolvesse usar só a nos - o que não é o caso. Além de nós ele usa muitos outros espalhadas por esse mundão - ele usa pessoas diferentes, de maneiras diferentes, com propósitos diferentes MAS para o mesmo fim: a sua glória!

Procurar aqueles que lutam do mesmo lado e juntar nossas forças nos anima pra batalha. Lembrar que a luta não é só nossa e que não estamos sozinha renova nossas forças pra lutar.

Podemos contar com Ele e podemos contar os outros que estão na mesma luta. Não somos fracos, não somos poucos - por mais que o inimigo queira nos fazer pensar assim. Temos Deus e temos muitos outros de nós. Ah! E sem querer dar spoiler: estamos do lado de quem vai vencer! (Reclamem com o João. Foi ele quem deu o spoiler todo lá em Apocalipse!)

E lembre: se é uma luta que vale a pena ser lutada, se é uma luta pelo reino e pelo Rei - nunca estaremos só!

(Também teve outra lição, dessa mesma cena. Vai ficar para o episódio 2)

Photo by Semina Psichogiopoulou on Unsplash

You Might Also Like

5 comentários

  1. 😍Nossa suas reflexões foi uma calmaria pra o momento ao qual estou vivendo! Deus te abençoe é continue te usando!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!!
    Muita vezes me sinto assim... Que ânimo!!!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso! Acompanho sempre o blog, eu orei pra que Deus me direcionasse aos lugares certos e Ele trouxe aqui...
    Mas só uma observação: o profeta ao qual se refere as passagens, é Elias!
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir

Popular Posts