Espelho, espelho meu... Reflexões em Tiago 1:22-25




Nós somos mulheres. Nós somos especialistas em espelhos. Eles são quase nossos melhores amigos. Difícil imaginar nossa vida se os espelhos simplesmente sumissem. De fato, estamos sempre procurando por espelhos. Mesmo que umas mais do que outras, nenhuma de nós os ignora completamente. Existem alguns fatos interessantes a respeito de espelhos e mulheres:

  1. Nos não conseguimos ignorar os espelhos. Nós nunca desprezamos um espelho. É engraçado como é quase impossível passar por um espelho e não dar uma olhadinha. E é engraçado como é quase impossível olhar para um espelho e não fazer nada.
  2. Nós buscamos por espelhos. E fazemos isso pq estamos sempre preocupadas (mesmo que em diferente medida) com a nossa aparência. Sempre queremos checar se há algo errado, algo pra consertar, algo pra melhorar. Nós nos importamos com a nossa aparência e queremos que esteja tudo ok e o espelho é um excelente aliado. 
  3. Nós reconhecemos quando um espelho é digno de confiança ou não. Nós percebemos quando um espelho tem algum tipo de grau e rejeitamos a imagem refletida nele. Nós também sabemos quando um espelho é fiel e confiamos na imagem que ele reflete. 
  4. Nós confiamos em espelhos. E a prova de que confiamos nos espelhos é que sempre fazemos algo diante dele, a partir do que Ele nos mostra. Nossa atitude automática é fazer algo se ele nos mostrar que há algo pra fazer, seja o que for.

Sim! De espelho nós entendemos! E sempre me impressiona como Deus nos entende e como Ele se revelou a nós. Talvez nenhuma comparação seria mais clara para nós hoje do que a comparação entre a Palavra de Deus e Espelhos. E é exatamente essa a comparação que Tiago faz no primeiro capítulo de sua carta. Ele compara a Bíblia com um espelho. Ele compara o ato de olhar para um espelho com o ato de olhar para as Escrituras.


Tiago 1:22,23 - Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho...

A Palavra de Deus é como o espelho do nosso interior.
  1. O ESPELHO nos mostra a verdade. A verdade a respeito da nossa aparência, de como estamos do lado de fora. A PALAVRA DE DEUS nos mostra a verdade. A verdade a respeito de como está o nosso interior (e o nosso exterior tb, algumas vezes).
  2. O ESPELHO nos mostra a como estamos. A PALAVRA DE DEUS nos mostra quem somos.
  3. O ESPELHO mostra minhas rugas, minhas manchas. Ele me mostra o que eu preciso arrumar, limpar, melhorar. A PALAVRA DE DEUS me mostra minhas imperfeições, meus pecados, minhas  falhas. A PALAVRA DE DEUS mostra o que eu preciso mudar na minha vida. 

Tiago 1:23,24 - Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência.

Mas se eu apenas olho pro ESPELHO e finjo que não é comigo e que não há nada a fazer, estarei enganando a mim mesma e continuarei exatamente como estou. Olhar para o ESPELHO e não fazer nada de nada adianta.

Se eu apenas leio/ouço a PALAVRA DE DEUS e finjo que não é comigo e que não  há nada a fazer e obedecer, estarei apenas enganando a mim mesma e continuarei exatamente como estou. Ler/ouvir a PALAVRA DE DEUS e não obedecer de nada adianta.

Amamos espelhos, buscamos espelhos, confiamos em espelhos, reagimos a espelhos.  É fato! Nós nunca olhamos para um espelho e não tomamos uma atitude! Nem que seja arrumar aquele fiozinho de cabelo fora do lugar, ajeitar a roupa ou apertar os lábios pra retocar o batom. Mas não fazemos o mesmo com o espelho da nossa alma - a Palavra de Deus. Infelizmente confiamos nos nossos espelhos, mas não confiamos na Palavra de Deus. Nós obedecemos aos nossos espelhos, mas não obedecemos à Palavra de Deus.

Tiago 1: 25 - Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.

A Palavra de Deus é o espelho da nossa alma. Ela mostra a realidade de nós mesmas, quem nós somos, nossas imperfeições, nossas inclinações perversas, nossos desejos escondidos, nossas atitudes egoistas, as intenções do nosso coração. Ela é o espelho perfeito, sem graus, sem falhas, digno de nossa total confiança.

Devíamos estar diante da Palavra de Deus assim como estamos diante de nossos espelhos:
- frequentemente: não desperdiçando nenhuma oportunidade
- intencionalmente: buscando descobrir o que precisa ser melhorado
- confiadamente: crendo no que ela nos diz sobre nós e sobre a realidade que nos cerca
- humildemente: admitindo nossas falhas e fraquezas
- em atitude obediente: fazendo o que precisa ser feito
- em atitude dependente: buscando ajuda para mudar.

Que eu olhe para a Palavra de Deus como olho para o meu espelho, todo dia. Que eu busque a Palavra assim como busco a espelhos, preocupada se há algo de errado em mim. Que eu não ignore a Palavra de Deus como não ignoro espelhos, mas que me seja impossível evitar dar aquela olhadinha. Que eu procure a Palavra de Deus como procuro por espelhos, buscando saber o que ela tem a me dizer sobre mim mesma, buscando orientação para corrigir o que há para ser corrigido. Que eu confie na Palavra como confio no meu espelho, reconhecendo que ela sempre me mostra a verdade sobre mim. E que eu demonstre a minha confiança na Palavra de Deus ao tomar alguma atitude e fazer o que ela diz que eu preciso fazer. Que cada vez que eu olhar para o espelho, me lembre do espelho da minha alma - A PALAVRA!

Pois aquela observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Excelente reflexão!
    Deus continue abençoando e te usando para glória dEle. Abraço fraternal!

    ResponderExcluir
  2. Reflexão abençoada para esta semana! <3

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela reflexão. Deus te conserve sempre cheia de sua graça para nos trazer mais reflexões. Graça e paz.🙏

    ResponderExcluir
  4. Parabéns irmã Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  5. Glória Deus, obg pela forma de nos ensinar a enxergar cada vez mas a Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por compartilhar sua reflexão ❤️

    ResponderExcluir

Popular Posts